Descubra como fazer um projeto de RH a partir de um passo a passo simples e descomplicado

A área de Recursos Humanos representa valor estratégico para qualquer organização e é vital para o sucesso dos negócios. 

É por meio das ações de RH que a empresa tem a oportunidade de melhorar o clima organizacional, promover o desenvolvimento dos colaboradores, atrair e reter talentos e contribuir de forma significativa para o desempenho individual e coletivo.

Para que as ações e estratégias de Recursos Humanos sejam implementadas de modo a promover melhorias profundas na forma com que a empresa gerencia seu pessoal, é necessário saber elaborar um bom projeto para conseguir o aval dos diretores da empresa.

Neste artigo, você vai descobrir como fazer um projeto de RH a partir de um passo a passo bem direto e descomplicado:

  1. Descreva os problemas que você deseja solucionar;
  2. Estabeleça as metas e objetivos do seu projeto;
  3. Alinhe o seu projeto à cultura organizacional;
  4. Defina o orçamento do seu projeto;
  5. Monte um cronograma para a execução do seu projeto;
  6. Desenvolva um plano de ação;
  7. Defina as métricas para avaliar o desempenho.

Confira ao longo deste conteúdo os detalhes de cada uma dessas etapas que você precisa seguir para elaborar o seu projeto e promover as melhorias necessárias na gestão de pessoas.

Passo a passo: como fazer um projeto de RH?

Imagine que você identificou falhas graves no processo de recrutamento e seleção de talentos e, por isso, a empresa não está conseguindo preencher os cargos com os profissionais qualificados que necessita para atingir seus objetivos.

Para resolver esses problemas de maneira sistemática, você precisa elaborar um projeto detalhando: 

  • como essas falhas serão corrigidas; 
  • quanto vai ser necessário investir;
  • em quanto tempo tudo será solucionado; 
  • quem serão os envolvidos nesse projeto e 
  • quais resultados que se pretende alcançar.

Falando assim pode parecer algo muito complexo, mas, na verdade, segundo a metodologia adequada, pode ser mais fácil do que você imagina. 

Por isso, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber através do seguinte passo a passo de como fazer um projeto de RH.

Passo 1 – Descreva os problemas que você deseja solucionar

O primeiro passo de como fazer um projeto de RH consiste em descrever os problemas que você deseja solucionar com a execução do seu projeto.

É importante relatar quais as falhas e também as oportunidades de melhoria que você identificou. Utilize dados concretos para justificar a relevância dessas lacunas. 

E seja claro ao expor as consequência de não solucionar os problemas apontados. Ao mostrar como a empresa será prejudicada, ou beneficiada (no caso de oportunidades), fica mais fácil ter seu projeto aprovado.

Passo 2 – Estabeleça as metas e objetivos do seu projeto

Depois de apresentar e esclarecer os problemas, você deverá estabelecer quais são as metas e os objetivos do seu projeto.

Seja específico ao definir os resultados que se deseja alcançar; afinal, eles servirão como um norte para orientar o trabalho de todos os envolvidos na execução do projeto.

Lembre-se que um objetivo precisa ser numérico e, além disso, ter uma data para ser alcançado.

Metas e objetivos, afinal, existe uma diferença entre eles? Descubra neste vídeo:

Passo 3 – Alinhe o seu projeto à cultura organizacional

É de extrema importância que as ideias e objetivos do seu projeto estejam devidamente alinhados à cultura organizacional da sua empresa.

Caso contrário, dificilmente você vai conseguir a aprovação da diretoria para seguir com o projeto e implementar as mudanças que você deseja.

Afinal, se a empresa definiu uma caminho a seguir, a área de RH deve fazer o possível para ajudar a organização como um todo nessa direção.

Criar projetos paralelos não é uma ideia nessa hora.

Passo 4 – Defina o orçamento do seu projeto

O projeto de RH, assim como em qualquer outro projeto, precisa ter um orçamento muito bem definido.

É importante que você deixe claro quanto e em quê a empresa precisará investir para que os problemas possam ser corrigidos e as melhorias possam ser implementadas na gestão dos recursos humanos.

Passo 5 – Monte um cronograma para a execução do seu projeto

O seu projeto de RH precisa ter data para começar e para ser concluído. Além disso, é preciso definir também as datas para a conclusão de cada etapa no “miolo” do projeto. Dessa forma, tudo fica mais organizado, o que aumenta as chances de ele ser aprovado.

Passo 6 – Desenvolva um plano de ação

O plano de ação é a parte do projeto em que ficam definidas as responsabilidades de cada envolvido. Ou seja, você precisa esclarecer o que cada um deve fazer e como isso deve ser feito para alcançar os objetivos propostos.

Você sabe como desenvolver um plano de ação claro e objetivo? Se quer descobrir como fazer isso, acompanhe mais este vídeo:

Passo 7 – Defina as métricas para avaliar o desempenho

Por fim, é necessário estabelecer as métricas para monitorar e avaliar o desempenho do seu projeto.

Por meio desses indicadores de desempenho, será possível identificar os ajustes que precisam ser feitos no projeto para que os resultados pretendidos sejam alcançados.

Caso você queira mais informações sobre como usar indicadores em sua empresa, dê uma olhada nessas dicas:

E então, ficou claro como fazer um projeto de RH?

Siga o passo a passo que trouxemos aqui e bons projetos para melhorar a gestão de pessoas na sua empresa.Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.