O que são parques eólicos?

O que são parques eólicos? Os parques eólicos são um sistema de várias centrais eólicas localizadas próximas umas das outras ou à distância, unidas numa única rede. 

Os parques eólicos são instalados em locais onde a velocidade média do vento é de pelo menos 4,5 m por segundo.  

Previamente, dentro de um ano ou dois anos, é realizado o estudo do território selecionado: a uma altura de até 100 metros, são colocados dispositivos – anemômetros, com a ajuda dos quais são coletadas informações sobre a direção dos ventos e suas velocidades.

Os parques eólicos são construídos apenas em morros, porque com a altura, a velocidade do vento também aumenta, o que é necessário para o funcionamento de alta qualidade do equipamento. 

Os geradores são elevados com a ajuda de torres especiais de até 60 metros de altura. Estruturas e árvores próximas também podem afetar os fluxos de ar, portanto, elas são levadas em consideração ao projeto.

O que são parques eólicos?

O que são parques eólicos? Antes de entender o que são, precisamos entender que eles podem ser de vários tipos.

Existem vários tipos principais de parques eólicos. O mais comum deles é o terrestre. Um gerador eólico para tais estruturas é construído no local em apenas uma semana, no entanto, as questões de distribuição de territórios e obtenção de licenças podem ser resolvidas por mais de um ano.

O que são parques eólicos offshore? Os parques eólicos offshore estão localizados perto do mar ou oceano. A exposição periódica das lâminas à brisa é utilizada para gerar eletricidade nessas instalações.

Os parques eólicos offshore têm muitas vantagens. Em primeiro lugar, eles não ocupam terras, porque ficar em mar aberto a uma distância de pelo menos 10 km da costa. 

Em segundo lugar, sua produtividade é muito alta devido aos fortes ventos marítimos constantes. Cabos submarinos são usados ​​para transferir energia para a costa.

A torre do gerador eólico de usinas eólicas flutuantes vai debaixo d’água a uma profundidade de mais de cem metros, sua parte superficial é de cerca de 65 metros. O lastro é usado para estabilizar a estrutura; cordas com âncoras a prendem no lugar. A energia recebida é transmitida à costa por meio de cabos especiais localizados sob a água.

O que deve ser considerado na construção de parques eólicos?

Antes da construção dos parques eólicos, é realizado um cálculo preliminar do nível de ruído que será produzido pelas instalações. 

O processo de obtenção de energia, cuja fonte é um parque eólico, é considerado pelos cientistas como uma das alternativas para o futuro desenvolvimento da energia.

Como funciona um parque eólico?

O que são parques eólicos e como funcionam? As turbinas eólicas, como fonte de eletricidade, são construídas sobre princípios semelhantes às usinas convencionais. A energia recebida do vento é convertida.

O funcionamento de uma pá de turbina eólica pode ser comparado ao princípio de funcionamento de uma asa de avião. Na presença do fluxo de ar necessário para o movimento das pás, um “air bag” é criado no sotavento das pás do aerogerador. 

O rotor da turbina eólica é feito para girar por uma zona de baixa pressão no “air bag”, o que cria uma força de elevação. Essa força de elevação, superando a resistência insignificante do ar, é a principal força para girar a turbina eólica e gerar eletricidade.

A eficiência dos parques eólicos é determinada não apenas pela capacidade dos geradores eólicos, mas também pelo tipo de sistema usado para transmitir ou armazenar eletricidade. 

Qual o princípio dos parques eólicos?

O princípio geral de funcionamento de um parque eólico pode ser dividido em vários componentes:


1. O sistema de controle de um parque eólico recebe os dados necessários de cada gerador eólico em operação.
2. A posição das pás dos aerogeradores é determinada pela direção do vento, dependendo da qual o sistema de controle posiciona automaticamente o rotor e as pás do aerogerador.
3. A velocidade de rotação de um gerador eólico, que determina o volume de produção de eletricidade, depende da força do vento. Ao mesmo tempo, o sistema de controle controla a força máxima do vento, cujo excesso pode causar falha do gerador eólico. Para a maioria dos geradores eólicos, o valor crítico da velocidade do vento é considerado como 25 m / s.
4. A transmissão da energia elétrica do gerador para a rede é feita através da torre do gerador eólico, que está ligada à rede geral e ligada ao transformador. Sistemas mais complexos podem ter baterias recarregáveis ​​para armazenamento de energia.

Parque eólico: propósito 

Um parque eólico é um complexo de turbinas eólicas destinadas a converter a energia do movimento das massas de vento no trabalho mecânico de um gerador para gerar uma corrente elétrica.

Uma estação pode incluir qualquer número de usinas eólicas. Os maiores sistemas possuem centenas de elementos.

O princípio de funcionamento de cada instalação é utilizar a energia cinética do vento para fazer girar a parte móvel do moinho, ligada ao rotor do gerador de energia. Uma caixa de engrenagens interna aumenta a velocidade do eixo. Este trabalho cria uma corrente alternada trifásica.

Para converter CA em CC, um controlador é fornecido no projeto. A corrente constante carrega as baterias, que fornecem corrente ao inversor.

No inversor, a corrente contínua é novamente convertida em corrente alternada, mas já adequada para uso em aparelhos elétricos. Sua tensão se torna 220 V e a frequência é 50 Hz.

ria a realização de inspeção preventiva periódica do equipamento.

Gerador eólico: principais tipos

Há um grande número de classificações de acordo com as quais as usinas eólicas são divididas. Os mais comuns são a localização geográfica e o desenho da parte móvel da instalação.

Por localização, as usinas de energia terrestre, montanhosa, costeira e offshore são diferenciadas. Nesses locais, a velocidade do vento atinge seus valores máximos, o que permite aumentar a potência dos geradores.

Pelo tipo de parte móvel, as palhetas e os dispositivos rotativos são diferenciados. Agora você já sabe o que são parques eólicos e como eles funcionam. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.