Tecnologia para empresas: conheça as principais tendências

A tecnologia para empresas tem um papel fundamental atualmente para o crescimento dos negócios. 

Com a digitalização dos escritórios, é impossível não pensar em como os computadores e, principalmente, a internet revolucionaram a forma de trabalhar.

Hoje, a tecnologia tem ainda mais força e influência no desenvolvimento das metas de negócio das empresas.

Ela facilita a comunicação interna, a gestão da empresa, o relacionamento com o cliente, o marketing, a organização financeira e muito mais.

Esses benefícios fazem a diferença na estrutura tanto de pequenos quanto de grandes negócios. 

A revista Forbes destaca três motivos para que todas as empresas invistam em tecnologia:

1. Os investimentos em tecnologia para empresas compensam as despesas gerais. Esse custo não é caro como se imagina e trazem resultados consistentes;

2. Desenvolver softwares ajuda a melhorar os negócios. Investir em ferramentas inovadores, destaca as empresas no mercado;

3. A tecnologia ajuda a criar melhores interações com os clientes. O atendimento é mais rápido, objetivo e online, requisitos que todo mundo valoriza quando se trata de comunicação com marcas.

Quer saber quais são as principais tendências de tecnologia para empresas? Continue lendo e conheça quatro delas e os benefícios que elas podem trazer para o seu negócio.

4 tecnologias para empresas acessíveis

Ao contrário do que pode parecer, investir em tecnologia para empresas não é algo inacessível.

Se você tem um pequeno negócio, a tecnologia pode ser utilizada em rotinas básicas do dia a dia, facilitando o trabalho e aumentando a produtividade da equipe.

Apenas com esses benefícios, sua empresa consegue organizar a maneira de trabalhar e organizar as informações, sem se perder em milhares de arquivos.

Para começar a investir em soluções tecnológicas para o seu negócio, explicamos abaixo cinco tendências que vão mudar o dia a dia da sua empresa. Confira!

1. Big Data

O Big Data é uma tecnologia para empresas muito relevante atualmente. 

Mas o que é Big Data e qual sua função?

Bom, a definição de Big Data é um conjunto de dados grande e complexo disponível para análise das empresas em ferramentas exclusivas que conseguem processar informações em alta velocidade, volume e variedade.

Esses dados vêm de várias fontes e serviços como Google Analytics, Facebook Ads, aplicativos, sistemas internos, softwares como CRM, etc.

Essas informações são reunidas e analisadas pelas empresas com o objetivo de melhorar suas estratégias, principalmente, as de marketing.

Assim, a empresa consegue entender melhor o comportamento do cliente e criar ações que se relacionam melhor com suas necessidades.

Inclusive, procedimentos tanto relacionados à prestação de um serviço quanto da produção de um produto já foram alterados com base nos dados coletados por Big Data. 

O objetivo de criar produtos e serviços alinhados com o perfil do público-alvo é a fidelização de clientes, um ponto importante para que uma empresa continue gerando receita.

Por isso, usar essa tecnologia para empresas é tão relevante, pois mantendo uma base de dados online atualizada, o time do seu negócio consegue planejar ações mais assertivas.

Afinal, você está se baseando em dados consistentes que ajudam a ler e a entender o mercado com o qual você está trabalhando.

<center><iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/VYFL5EjHjGk” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe></center>

Leia também >>> Gestão de clientes: os 7 erros mais comuns.

2. Integração de serviços

Cada tarefa pode ser mediada por um serviço feito através de uma tecnologia para empresas. 

E-mail, drive de armazenamento na nuvem, chat para comunicação interna, planilhas, agenda de compromissos online, entre outros.

Dependendo do conhecimento e familiaridade que sua equipe têm com essas tecnologias, o período de adaptação pode ser um pouco longo.

Mas e se você pudesse reunir todas essas soluções em uma única plataforma? Essa é uma tendência que muitas empresas estão adotando.

Dessa forma, é possível reduzir o período de aprendizado da ferramenta e também facilitar o acesso a todos os serviços utilizados na gestão empresarial.

O Zapier é um exemplo de serviço que oferece esse tipo de tecnologia unificadora de ferramentas.

O objetivo é ter um fluxo de trabalho organizado, com ferramentas acessíveis e fáceis de usar e integrar para trabalhar com mais agilidade e rapidez.

3. Ferramentas de automação

As ferramentas de automação vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Afinal, programar ações para que elas sejam executadas automaticamente facilita o andamento das tarefas.

Principalmente, quando o fluxo de trabalho começa a aumentar, as ferramentas de automação podem ser usadas para economizar tempo da equipe.

Enquanto a tecnologia para empresas executa as ações que foram programadas, a equipe pode se dedicar a novos planejamentos e ideias.

Um primeiro exemplo e, um dos mais usados, é a automação de marketing digital. Essa ferramenta é usada para gerenciar e disparar e-mails de acordo com as ações do cliente, além de auxiliar no gerenciamento de mídias sociais, programando postagens, por exemplo, entre outras tarefas.

Outra ferramenta de automação muito útil é o CRM —  software de gestão de relacionamento com os clientes. Com ele, a equipe de vendas consegue gerenciar os clientes no funil de vendas da empresa e fazer todo o gerenciamento de quem já foi atendido, feedback, etc.

A automação através de softwares BPO — Business Process Outsourcing ou Terceirização de processos de negócios — também é útil porque através da tecnologia, atividades de gestão como financeiro e gestão de pessoas podem ser feitas por prestadores de serviço terceirizados.

3. Cloud Computing

O Cloud Computing ou Computação em nuvem também é uma tecnologia para empresas facilmente implementada e que está ao alcance de muitas companhias.

Tudo que está na nuvem é mais acessível, além de permitir o acesso através de outros dispositivos como smartphones e tablets. Tudo que você precisa é de uma conexão com a internet.

Os serviços de armazenamento na nuvem como o Drive do Google é um exemplo de ferramenta de cloud computing.

Essas soluções não só facilitam o acesso a arquivos e documentos como também o compartilhamento e a colaboração.

Mas não é só o backup de arquivos da sua empresa que pode ser levado para a nuvem. Toda a gestão pode ser feita dessa maneira.

O Google Workspace, por exemplo, reúne todos os apps do Google em um pacote de serviço para empresas com recursos estendidos para melhorar a gestão e fazer a integração dos processos e pessoas. 

Gostou de saber mais sobre tecnologia para empresas?

Atualizar seu negócio usando essas e outras tendências de tecnologia para empresas é um diferencial competitivo para o seu negócio. 

Um negócio com processos analógicos perde espaço para outras que estão modernizadas e que conseguem atender com mais rapidez os seus clientes.

Reúna a sua equipe e estude onde a tecnologia pode fazer a maior diferença na sua empresa!
Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.