Vagas de emprego para navegar

Muita gente que procura um emprego para navegar em certo momento pensa no trabalho embarcado. E não é para menos, esse tipo de profissão pode oferecer diversos benefícios e a cada dia o cenário para ela está mais competitivo.

Bem, essas são as famosas profissões Offshore. Mas já se perguntou em algum momento o que é necessário para trabalhar embarcado, em que setores há vagas para trabalhar navegando? Essa é uma dúvida comum, mas a resposta é bem simples também.

Aqui vamos averiguar melhor sobre esse mercado e como existem profissionais vitais para determinadas áreas. Lembrando que nem sempre o trabalho Offshore necessita de uma “navegação”, em certos casos uma plataforma de petróleo pode se tornar seu local de trabalho.

Vagas de emprego para navegar é possível encontrar com facilidade desde que haja uma preparação, uma vez que esse mercado além de procura, está em constante crescimento. 

Importante dizer que a carga horária de trabalho em alto mar é diferente da convencional, funciona assim, são 12 horas de trabalho por 14 dias, sendo 14 dias de folga. 

Muitas pessoas buscam por emprego para navegar porque além dos dias de folga, alguns benefícios são oferecidos para complementar o salário. 

Até mesmo quando se está trabalhando, existe uma preocupação com o profissional, alimentação, saúde etc. inclusive em muitas plataformas ou embarcações encontramos academia, sabemos também que o equilíbrio emocional é fundamental, uma vez que o trabalho é em confinamento.

Salário e aprendizado

Existe uma dificuldade no mercado para encontrar profissionais qualificados para trabalhar navegando, talvez isso explica porque se paga bem. Muita demanda e poucos profissionais. 

A mesma profissão trabalhada em uma plataforma ganha 2 ou 3 vezes mais do que quando se trabalha em terra, portanto, é um setor vantajoso.

Além da experiência incrível, o profissional pode se especializar em outra área do setor, desenvolver projetos etc, de modo que consiga uma promoção, crescendo cada vez mais no ramo.

O que é necessário para trabalhar navegando?

Há alguns fatores de extrema importância. A construção geral da vaga de emprego para esses locais e conseguir profissionais que estejam qualificados a cumprir suas funções em alto mar.

Em outras palavras, o ponto mais importante é saber lidar com o mar, com o trabalho dentro de uma embarcação. Mas por que isso? Há dois importantes motivos na verdade. 

O primeiro deles está relacionado com a saúde do trabalhador. Existe uma grande diferença entre o trabalho comum e o embarcado. Muitas pessoas podem até mesmo passar mal durante suas rotinas de trabalho. Isso acontece tanto por conta do mar, como por conta do confinamento.

E por falar nele, o confinamento também se liga ao outro fator. Vale lembrar que um profissional que trabalha dessa forma fica muito tempo dentro da embarcação! 

Mesmo que este já sofra com nenhum problema de saúde, a sua simulação mental também é considerada. Nesse caso, um treinamento especial é oferecido em certas empresas, outras buscam profissionais que já tenham certa “experiência” em lidar com essas atividades.

No geral, o primeiro ponto para trabalhar em embarcações ou plataformas é esse. Vamos ver outro fator importante agora mesmo!

Emprego para navegar – Das profissões

Muita gente acredita que há oportunidades apenas para formações específicas. Isso porque muitas pessoas ouvem falar de “capitão”, “marinheiro” e, apesar dessas profissões serem sim importantes em certas atividades, não representam tudo.

Como assim? Bem, imagine que uma navegação lide com máquinas pesadas. O mínimo que ela necessita é de alguém para fazer uma manutenção, um conserto aqui ou ali, não é? Apesar dos profissionais citados acima conseguirem ter formação suficiente para isso, não é necessário. O trabalho deles é um só.

Então, em um local como esse é possível conseguir trabalho até mesmo se for um técnico mecânico. Outra área que contrata muito, seguindo essa lógica, é a de segurança do trabalho.

E não para por aí, há muitas outras oportunidades com formações mais completas ou não. Um soldador, por exemplo, pode trabalhar de forma offshore. Um cozinheiro, um técnico em TI. Tudo dependerá daquilo que a embarcação mais necessita!

Vagas para trabalhar offshore: onde encontrar?

Bem, a melhor forma de encontrar um bom emprego nessa área é a partir de indicações. Sobretudo para quem mora longe da costa, já que essa é uma atividade mais voltada para tal.

No entanto, caso se encontre em alguma região próxima ao mar, é bem provável que encontre empresas que consigam lidar com o trabalho embarcado. Um exemplo disso é a Vale, que atua em áreas de Minas Gerais e Espírito Santo. 

No ES já ficou claro que ela consegue oferecer tais profissões, já que em sua extensão conta com estaleiros e muitas outras atividades de docas. 

Diante disto não há muito o que se discutir. Fica bem mais fácil encontrar vagas direcionadas em regiões como essa. No entanto, é importante ter um certo conhecimento do mercado antes de fazer qualquer coisa, afinal, entrar nesse mercado “as escuras” não é uma boa opção.

Vagas para Offshore no Brasil

Existem algumas empresas nacionais que contratam profissionais para atuar em embarcações e muitas outras internacionais que também fazem isso. Essa é uma questão que deve ser bem averiguada, mas é possível dizer que não faltam vagas!

Para muitos trabalhar dessa forma é a melhor opção, sendo assim fica simples fazer certos processos, procurar certas vagas e afins. 

Vale lembrar que essas vagas são destinadas a pessoas que realmente gostam de estar no mar e não terão problemas em estar confinados em um navio durante certas quantias de tempo.

Porque escolher Offshore?

Essa modalidade de trabalho é muito benéfica. Na verdade, uma das mais benéficas do mercado, já que apresenta pontos extremamente positivos com relação a:

  • Salário;
  • Alimentação;
  • Seguro de vida;
  • Qualidade de trabalho.

Esse último é ainda mais importante já que durante a estadia do profissional em um navio, recebe também atendimento psicológico e diversas outras vantagens para que possa cuidar adequadamente do seu bem estar físico e mental.

A escolha da profissão ideal nesse mercado pode mudar completamente a vida de um profissional! Com tempo e experiência, as vantagens só aumentam. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.