Como fazer um mosaico com azulejos quebrados

A arte de mosaicos pode ser feita no piso, na parede, nas mesas, nas cadeiras, em objetos e em quadros. Sua utilização é ampla e podemos customizá-la de acordo com o nosso estilo.

Diversos são os materiais que podem ser utilizados, como azulejos, vidros, cerâmicas variadas e pedras. Além disso, cada material é utilizado para determinado tipo de finalidade.

Por exemplo, as peças à base de vidro são indicadas para mosaicos em quadros e paredes, e as peças de cerâmica para mesas e vasos. Já as peças com pedras, para locais que receberão grande impacto e desgaste, como é o caso dos pisos.

Esta forma de arte revitaliza o ambiente e seu custo é muito baixo, pois podemos adquirir os materiais de forma unitária e restos com o preço bem baixo nas lojas de construção.

Dependendo do estabelecimento, eles oferecem de graça o material ou mesmo podemos utilizar as sobras de obras anteriores.

Além disso, é possível comprar ou encomendar artes de mosaico já prontos, necessitando apenas instalá-los. Outra opção são as lojas especializadas em peças para mosaicos. Elas oferecem uma gama de tipos de materiais para aplicação e cursos.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados antes da instalação/preparação da área que será feita a aplicação. Neste artigo, daremos algumas dicas de cuidados na instalação e como fazer a sua arte do zero e deixar a sua casa ou empresa com um ar mais moderno, sofisticado e divertido.

Cuidados com a área de aplicação

Antes de se aventurar com a arte dos mosaicos no piso, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Se possível, não fazer a arte em cima do piso antigo, pois o novo chão terá uma altura maior que o anterior, fazendo com que haja dificuldade em abrir e fechar as portas. Além disso, tem o perigo da porta ficar raspando no chão, e forçando-a causando trincas nas paredes;
  • Uniformizar o chão, se a área apresentar irregularidades ou buracos. Antes de iniciar os trabalhos é necessário nivelar e cobrir os buracos deixando o chão lisinho. Qualquer irregularidade pode causar acúmulo de água na região e com o tempo infiltração, comprometendo a fundação da casa;
  • No caso de aplicação do mosaico em cima do assoalho antigo, retire qualquer tipo de objeto como pregos, tampe os buracos, limpe bem com alvejante e desengordurante. Depois passe uma camada de impermeabilizante, seguido de uma armação de fibra de vidro e um revestimento nivelante.

Como colocar o mosaico no piso

Para a aplicação do mosaico de forma satisfatória no piso, algumas etapas devem ser cumpridas. Para este projeto você vai precisar de azulejos, martelo, ácido próprio para a limpeza, rejunte, rodo e um pedaço de madeira para nivelar.

Primeiramente, faça um esboço básico do mosaico que você quer aplicar. Se necessário, vá à loja de construção e compre os materiais. Leve em consideração as cores e as texturas.

Com óculos e luvas de proteção quebre com o martelo os azulejos, pensando que o mosaico pode ser formado com pedaços com vários tamanhos diferentes ao mesmo tempo.

Então, separe as peças conforme as cores, tamanhos e texturas. Limpe a área de aplicação, nivele e cubra os buracos se necessário. Aplicar uma camada de rejunte em uma pequena porção e ir dispondo as peças pouco a pouco, formando o desenho do esboço inicial.

Neste momento, sempre tente colocar aresta com aresta e vértice com vértice das peças, dessa forma a montagem ficará mais harmoniosa. Não coloque rejunte em grandes áreas de uma vez só, pois ele pode secar antes que você consiga colocar as peças.

O ideal é trabalhar em áreas pequenas e conforme você for terminando nivele a arte, passando um pedaço de madeira sobre elas. Após a aplicação das peças, não pise na área, deixe secar por pelo menos um dia. No dia seguinte, passe por cima do mosaico mais rejunte e certifique-se de ter espalhado por toda a área.

Então, espere alguns minutos, e depois com a água, limpe a área do mosaico tirando o excesso com rodo. Repita esse processo até que todo o mosaico esteja limpo e sem água.

Neste momento, verifique o escoamento da área sobre a obra, que não pode em hipótese alguma se acumular sobre o mosaico.

Depois de 10 dias, passe um ácido próprio para a limpeza. Seguido de água em abundância até retirar todo o ácido, e depois disso, lave com uma lavadora de alta pressão para tirar qualquer resquício de rejunte em cima da peça do mosaico.

Relembrando que este último processo só pode ser realizado após 10 dias, para não ter perigo de estragar toda a obra. Após todo esse processo a sua arte de mosaico está pronta! Gostou das nossas dicas sobre a arte de mosaico em piso? Então, clique aqui e saiba mais sobre o seguro residencial que pode oferecer mais segurança à sua casa, cobrindo possíveis imprevistos que possam ocorrer durante as obras!