Magnésio Dimalato: Benefícios, como age no organismo humano e Como consumir o suplemento

O magnésio é um nutriente extremamente importante para a saúde das pessoas. Ele é responsável por diversas ações que acontecem no organismo e está relacionado a imunidade, a constituição dos ossos, melhoria das funções cardíacas e do sistema nervoso, entre outras coisas.

A alimentação equilibrada do indivíduo garante bons níveis de magnésio mas, em situações onde a dieta possui pouca variedade de alimentos e poucos deles são de origem natural, pode ser necessário fazer a suplementação desse nutriente. Neste texto, você vai conhecer os benefícios do magnésio dimalato para a saúde e entender como pode ser feito seu consumo ao se tomar suplementos naturais.

Conhecendo os benefícios do Magnésio Dimalato

O magnésio dimalato é um tipo de substância que une o magnésio com o ácido málico. Essa combinação é muito interessante, pois ela tem uma capacidade de absorção melhor do que de outros tipos de compostos a base de magnésio. Isso significa, em outras palavras, que o nosso corpo absorve bem esse nutriente.

Além disso, outra grande vantagem do magnésio dimalato são os benefícios que ele traz para a saúde das pessoas. Conheça, abaixo, algumas dessas vantagens.

Melhora do humor, ansiedade, stress e depressão

O consumo do magnésio está muito associado à produção da serotonina, um dos principais neurotransmissores do corpo humano, responsável pelo equilíbrio do humor, pelo controle da ansiedade e pela melhoria da saúde mental como um todo. Estudos mostram, inclusive, que o baixo consumo de magnésio pode desencadear quadros de depressão.

Dessa forma, consumir magnésio nas quantidades adequadas garante uma boa saúde mental e também equilíbrio emocional.

Controle da Glicemia

Todo mundo sabe que muito açúcar no sangue é algo muito ruim, pois esse é o primeiro passo para o desencadeamento de doenças mais graves como a diabetes. Consumir magnésio em doses adequadas também ajuda no controle da glicemia, já que ele ajuda no transporte do açúcar no sangue para dentro das células e aumenta a sensibilidade à insulina, um dos fatores mais importantes para evitar a diabetes.

Produção de energia para atividades físicas

Para quem pratica atividades físicas ou exercícios físicos com regularidade também é importante manter o consumo de magnésio em dia. Isso porque ele está ligado à contração muscular, à produção de energia e também à absorção de oxigênio, coisas que são muito importantes na prática de exercícios.

Redução da dor crônica da fibromialgia

Estudos mostram que o magnésio também pode estar ligado ao controle da fibromialgia, doença crônica que atinge a musculatura e que causa dor e sensibilidade. As pesquisas indicam que pessoas que sofrem com essa doença costumam ter baixos índices de magnésio no sangue.

Vantagens de tomar Magnésio Dimalato por suplementos naturais

Uma vez que o magnésio é um nutriente tão importante para o corpo humano, e que ele pode não ser suprido completamente com base na nossa alimentação, consumir o suplemento de magnésio dimalato pode ser a melhor opção. Com a ingestão de poucas cápsulas já é possível obter as quantidades diárias necessárias para que haja um bom funcionamento do organismo.

Qual quantidade diária de Magnésio Dimalato saudável?

Saber tomar um suplemento na quantidade certa é tão importante quanto consumi-lo propriamente. Com o magnésio dimalato não é diferente. Saber usá-lo corretamente é fundamental para o seu bom funcionamento.

Como as cápsulas desse suplemento garantem grandes quantidades do composto, duas unidades diárias costumam ser suficientes para pessoas adultas. Mas, claro, isso pode variar dependendo do produto.

Quais os sintomas da falta de Magnésio no organismo?

Muitas coisas podem indicar a falta de magnésio no organismo, entre elas a insônia, a dor de cabeça, dores diversas no corpo, irritabilidade, ansiedade e depressão, cãibras, pressão arterial baixa, fadiga, entre outras. Fique atento a esses problemas e procure ajuda médica. Se for o caso, a suplementação de magnésio dimalato pode resolver esses e outros distúrbios.

O que pode prejudicar a absorção de Magnésio pelo organismo?

Algumas coisas atrapalham na absorção do magnésio no organismo. Entre elas estão: diabetes, pancreatite, sal em excesso, problemas renais, muita transpiração, uso de diuréticos, entre outras coisas.

De toda forma, o magnésio dimalato pode ser um grande auxiliar na busca de uma boa saúde e de qualidade de vida. Caso você tenha alguns dos sintomas da falta de magnésio no organismo, não deixe de procurar ajuda profissional e, se necessário, consuma o suplemento da maneira adequada.