Como escolher a cidade certa para morar? Veja 4 opções

Decidir mudar de cidade é algo que impacta diversos setores da vida, como estudos, carreira, relação com a família, segurança, qualidade de vida, entre outros. E, em um país com dimensões continentais como o Brasil, essa escolha pode não ser muito simples. Afinal, são mais de 5 mil cidades em 26 estados. No entanto, existem alguns fatores que precisam ser levados em conta e algumas cidades atendem a todos os requisitos para serem consideradas boas opções. Sendo assim, para o post de hoje separamos 4 opções de boas cidades para morar e ainda vamos dar algumas dicas para você escolher a ideal.

1. Itajaí, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense, Itajaí é uma cidade em pleno desenvolvimento. Sede do segundo maior complexo portuário do país, o município é referência em economia, segurança e qualidade de vida, atraindo cada vez mais moradores. Os apartamentos à venda na Praia Brava são o grande destaque da região, visto que essa é uma das áreas mais valorizadas da cidade e que cada vez mais se desenvolve. São diversos comércios, serviços de qualidade, opções de lazer e excelente infraestrutura que fazem com que procurar uma imobiliária em Itajaí seja a melhor alternativa. 

2. Brasília, Distrito Federal

Essa foi a primeira cidade planejada do Brasil e carrega um grande legado político, com papel muito importante na história de nosso país. Com diversos projetos arquitetônicos assinados pelo grande Oscar Niemeyer, Brasília ainda é uma cidade com alto IDH, economia aquecida e excelentes notas em educação. A renda per capita da capital brasileira é alta, assim como a expectativa de seus moradores, possuindo também diversas opções de lazer e serviços de qualidade.

3. Santos, São Paulo

Responsável por abrigar o maior porto da América Latina, que movimenta mais da metade do PIB do Brasil, Santos é uma cidade privilegiada em beleza e localização. Inclusive, sua proximidade com a capital paulista faz com que essa seja uma ótima opção para quem quer morar na praia e ter mais qualidade de vida sem precisar deixar de lado o conforto de estar perto de grandes centros. Com economia bastante aquecida, boas opções de lazer e alto IDH, Santos não poderia deixar de ficar de fora de nossa lista.

4. Vitória, Espírito Santo

A capital do Espírito Santo é recheada de belezas naturais, além de conservar grande parte de seu patrimônio arquitetônico e cultural. Os sete portos espalhados ao longo dos 417 km de extensão do litoral são os principais responsáveis pela boa economia, que representa uma bela fatia do PIB brasileiro. A educação no município também é de qualidade e ele já foi considerado a melhor cidade do sudeste para se viver.

Como escolher a cidade certa para morar?

Antes de pedir demissão do trabalho, tirar os filhos da escola e arrumar as malas, é importante pesquisar um pouco mais sobre a cidade que pretende se mudar. Hoje em dia a internet conta com uma infinidade de informações, o que facilita bastante a decisão. Confira abaixo alguns fatores que precisam ser considerados:

Segurança

É fato que nenhum lugar do mundo está imune à violência. No entanto, existem cidades que são mais seguras do que outras e esse é um fator muito importante a ser considerado. Portanto, pesquise sobre as estatísticas de violência da cidade para confirmar que ela realmente é segura. Além disso, estude também sobre o policiamento, iluminação na cidade e no bairro que pretende morar, além dos índices de criminalidade da região. Assim, você garante uma vida tranquila e bem-estar no dia a dia.

Infraestrutura

Outro ponto muito importante é que sua família precisa se sentir confortável e acolhida no município e isso é garantido pela infraestrutura local. Portanto, pesquise se a cidade possui saneamento, boa pavimentação, mobilidade urbana, como é a qualidade de serviços como escola, hospitais, segurança, policiamento da região, farmácias, supermercado, etc.

Mercado de trabalho

Antes de se mudar de vez, envie seu currículo para as empresas da cidade sinalizando sua disponibilidade para mudanças. Além disso, analise o mercado de trabalho do local, estudando as oportunidades de emprego, economia e facilidade em fazer negócios. Também é importante verificar quais são as principais atividades econômicas e a média salarial.

Opções de lazer e vida cultural

Por fim, mas não menos importante, a qualidade de vida também está ligada às opções de lazer e diversão do município. Por isso, é muito importante pesquisar como é a vida cultural e lazer da cidade. Analise se existem bares, parques, shows, clubes, eventos e outros ambientes que proporcionem momento de descanso e descontração.

Então, agora que você sabe quais são algumas das melhores cidades brasileiras para morar e o que precisa considerar antes de bater o martelo, já pode começar a estudar suas opções. Caso seja leigo no assunto, pedir ajuda para profissionais especializados é uma boa maneira de garantir a escolha certa e evitar dores de cabeça desnecessárias.