Como limpar o vaso sanitário encardido e desentupir de uma vez só

O vaso sanitário pode, facilmente, encardir. Isso causa grande incômodo, já que parece que o banheiro não foi limpo adequadamente. Por isso é sempre interessante saber como limpar o vaso sanitário encardido e desentupir de uma vez só.

Um dos principais motivos que causam esse encardido pode ser, justamente, uma obstrução no seu encanamento. Dessa forma, a descarga não é eficiente na eliminação de todos os dejetos, que ficam no vaso. Assim, não basta limpar o vaso sanitário encardido, você precisa desentupir o vaso também.

Confira mais sobre como limpar o vaso sanitário encardido no artigo abaixo!

Como evitar de encardir

Mais fácil que limpar o vaso sanitário encardido e desentupir de uma vez só, é evitar que isso aconteça. Como já dito, uma das causas mais comuns para esse encardido é uma descarga com mau funcionamento.

Quando a descarga não é suficiente para retirar, completamente, os dejetos do fundo, os que sobram acabam causando as terríveis manchas no vaso. Dessa forma, você precisa consertar esse problema. Não adiantará retirar a macha, se a causa do dela permanecer. Seu vaso voltará a ficar encardido.

A pressão da água baixa pode ser um dos motivos para sua descarga não ser eficiente. Sem pressão suficiente, a água não tem força para empurrar os dejetos. Uma solução, para isso, seria aumentar a quantidade de água. Entretanto, existe, ainda, um outro motivo: o seu vaso pode estar entupido.

Dessa maneira, com uma obstrução no encanamento, mesmo que a pressão da água seja boa, os dejetos não conseguiram passar e ficaram no seu vaso. Logo, nesses casos, você precisa desobstruir os canos para resolver a situação.

Usar vinagre com bicarbonato

Uma mistura caseira, usada tanto para limpar o vaso sanitário, quanto para desentupi-lo, é a combinação de vinagre com bicarbonato. Você deve adicionar, mais ou menos, a mesma quantidade de cada um desses ingredientes dentro do seu vaso. Mas, pode ser que seja necessário jogar mais vinagre.

Assim que você colocar os dois, a reação química fará com que um gás seja formado. Dessa forma, sairá bolhas da água, mas é algo normal.

O poder corrosivo dessa mistura ajuda a limpar o vaso encardido e a acabar com a desobstrução. Entretanto, pode ser que ela resolva só a parte da limpeza, ou nenhuma das duas partes. Nesses casos, o ideal é chamar uma desentupidora.

Usar soda cáustica

Outro produto, bastante conhecido, que pode ser usado para limpar o vaso sanitário encardido e desentupir de uma vez só, é a soda cáustica. Essa substância é uma base muito forte, ou seja, possui alto poder corrosivo. Isso pode ajudar a desobstruir e a limpar seu vaso.

Entretanto, dependendo do que causou as manchas e do que está obstruindo o seu encanamento, a soda cáustica não será capaz de resolver. Ela funciona melhor contra matérias orgânicas, como cabelo e papel higiênico. Se seu problema for causado por um objeto de outra natureza, ela não será capaz de desobstruir.

Além disso, você precisa ter muito cuidado ao mexer com ela. Por ser uma base realmente forte, ela pode causar queimaduras. Assim, você deve usar luvas e óculos ao manuseá-la. 

Por fim, agora que você já entendeu como limpar o vaso sanitário encardido e, ao mesmo tempo, desentupi-lo, você sabe o que fazer nessa situação. Mas, lembre-se que o ideal é, sempre, chamar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora. Isso porque as dicas podem, sim, resolver o seu problema. Contudo, você pode se machucar, danificar seu vaso e/ou encanamento e, pior, não resolver a situação. Um profissional qualificado é capaz de resolver seu problema, de forma segura e eficiente.