Vantagens do plástico: veja os benefícios de usá-lo no dia a dia

Você conhece as vantagens do plástico em nosso cotidiano? Por ser um material muito presente em nosso dia a dia, desde a escova de dentes até as embalagens de cosméticos, por exemplo, ele gera diversos benefícios quando usado da forma correta. 

Muito se fala da substituição do plástico, visto como um grande vilão do meio ambiente. Mas a verdade é que ele tem vários benefícios e que muitas pessoas ainda não conhecem. 

Imagine um mundo sem o plástico, como seria? Certamente você não teria seus produtos como brinquedos, celular, computador, peças de automóveis, ar-condicionado, entre outros.

E quanto custaria e qual seria a durabilidade desses itens, se fossem feitos com outros materiais, como vidros, madeira ou metal?

Por isso, podemos perceber o quanto o plástico faz o diferencial e é vantajoso para usar no dia a dia. Quer saber mais sobre as vantagens do plástico? Então continue acompanhando este texto. 

Quais são as vantagens do plástico?

Todos os dias você usa e aproveita os benefícios do plástico em sua rotina. Afinal, ele é utilizado em diversas atividades caseiras e também empresariais.

Portanto, não é difícil identificar as várias utilidades que o plástico tem em nossas vidas. Pensando nisso, separamos nos tópicos abaixo quais são as principais. Acompanhe.

Protege e conserva os alimentos

Um dos principais benefícios do plástico é o seu poder de conservação. Por isso, é usado nas embalagens, transporte e armazenagem de alimentos. 

Porque o seu material é desenvolvido com essa finalidade, com propriedades que o tornam resistente tanto no meio externo quanto interno. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipula todas as  legislações sanitárias para o uso do material plástico em alimentos e bebidas. Essa é uma forma de evitar que substâncias tóxicas sejam liberadas, sendo um risco para os consumidores. 

Suas características típicas, como resistência, leveza e ser moldável fazem do plástico um excelente material de conservação para a indústria alimentícia, o mercado e o consumidor. 

Além disso, ele pode ser moldado em diversos tamanhos, o que o torna eficaz para variados tipos de embalagens, e é fácil de transportar, protegendo as mercadorias mais frágeis contra contaminações.

Por isso, o plástico ajuda a manter os alimentos frescos e saudáveis por mais tempo, evitando desperdícios e diminuindo o uso de conservantes químicos.

É forte e flexível

Uma característica do plástico é ele ser forte e bem maleável, porque é polímero, composto por diferentes elementos Muitos deles são encontrados na natureza, como os combustíveis fósseis. 

São eles que dão ao polímero a sua flexibilidade, força e outras propriedades, que tornam o plástico moldável, se adaptando em diferentes formatos. 

Assim, o plástico se tornou indispensável em muitos dos itens de nosso cotidiano. Seu material forte e flexível pode ser moldado em muitas formas e se sustenta bem. 

Podemos vê-lo desde os copos e garrafas pet até mesmo em, partes de carros, caiaques e bicicletas, comboios e aviões. 

Caso o plástico não existisse e essas peças fossem feitas em metal, elas certamente ficariam enferrujadas e uma substituição por outro material, como o couro, sairia mais caro, e não seria tão resistente. 

Outro item importante do dia a dia, os computadores também têm muitas peças feitas com plástico. Neste caso, ele adquire um formato mais duro, que é o suficiente para segurar a mecânica de funcionamento dos computadores. E ele é reduzido de forma que mantenha a máquina compacta e leve. 

É seguro para a saúde

Outra vantagem do plástico é que ele é seguro para a saúde, já que o material está sempre presente na medicina. 

Desde um simples curativo, passando pelos utensílios descartáveis, como bolsas de sangue, seringas e até equipamentos mais complexos, como cateteres, próteses e os modernos corações artificiais, o plástico que garante a higiene, proteção e o aumento da expectativa de vida da população.

O seu uso é um cumprimento das normas internacionais mais exigentes de segurança e saúde. 

Reciclável

Muito se fala que o plástico é uma ameaça para o meio ambiente, mas na verdade é que ele é um ótimo material reciclável. 

Os plásticos são materiais recicláveis e a indústria de reciclagem no Brasil tem crescido a cada ano, gerando mais empregos e renda. Um estudo da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) apontou que, cerca de 20% da produção de plásticos no país é reciclada. 

Ou seja, esse índice é maior do que a média registrada na União Europeia. Outra informação importante é que a reciclagem do plástico contribui com a economia de água e energia, e conserva os recursos naturais.

Isso gera um grande equilíbrio entre sustentabilidade, meio ambiente e planeta. Assim, pode-se desconstruir a imagem de que não existem vantagens do plástico. Muito pelo contrário, seu uso correto traz benefícios para o dia a dia humano  também para a natureza.

Entre os principais benefícios do plástico no meio ambiente  estão:

  • impermeabilização no solo;
  • controle da erosão;
  • economiza energia;
  • reduz custos de produção;
  • reforça o solo de aterros sanitários. 

Assim, podemos concluir que são muitas as vantagens do plástico para o nosso dia a dia. E por isso, é fácil perceber o diferencial que podemos ter com o uso desse material no cotidiano. 

Principalmente na facilidade das tarefas, redução de custos na produção de mercadorias e redução do consumo de energia, por exemplo. 

O plástico é uma ótima opção de material para ser usado na produção industrial, pois é um dos materiais mais fortes que existe, e também um dos mais duráveis. Em muitos casos, ele pode substituir outros elementos que seriam utilizados para a fabricação de diferentes produtos.

Por isso as vantagens do plástico não devem ser ignoradas, com os potenciais riscos para o meio ambiente. O seu bom uso contribui para o cotidiano e a natureza, tornando esse material um dos mais importantes a ser usado na indústria.