Como lidar com a ansiedade?

Você sabia que a Organização Mundial da Saúde classifica o Brasil como tendo o número de pessoas mais ansiosas ao redor do mundo?

Podemos definir que  a ansiedade é um sentimento associado a tempos e crises, preocupações com o futuro e situações novas.

Você sabia que ela é um sentimento que é ativado quando nosso cérebro observa uma situação de risco? É um sentimento que nos mantém alertas e prontos para as situações.

A ansiedade tem um lado positivo e pode ajudar a se preparar para enfrentar novas situações e ajudar a ativar diversos recursos internos para um melhor desempenho pessoal e profissional.

Porém, quando a ansiedade é muito grande, ela pode fazer com que nosso corpo experimente medo, perda de controle, paralisia e vários sintomas que são desconfortáveis, como, por exemplo: palpitações cardíacas, falta de ar, dores de cabeça, entre outros sintomas.

Buscamos esse equilíbrio emocional para que ele tenha um papel importante em nossas vidas.

O que é a ansiedade?

Segundo os Cursos Online com Certificado a ansiedade sempre vem quando estamos nervosos ou estressados. Respiramos e o coração bate mais rápido, nossos cabelos se arrepiam e parecemos alertas, como se estivéssemos prestes a fugir.

Hoje, a nossa ansiedade é em grande parte impulsionada por fatores psicológicos, e essa energia não tem para onde ir. É quando ficamos nervosos, paralisados ​​e não sabemos o que fazer.

Tudo bem se isso acontecer algumas vezes ou sem sofrimento emocional constante, é super normal e você pode enfrentá-la. No entanto, quando se torna muito frequente e atrapalha sua vida diária, pode ser um sintoma de um transtorno de ansiedade ou outro transtorno mental, como TEPT, depressão, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). E, mais do que nunca, é preciso buscar ajuda.

Procure organizar sua rotina diariamente

A organização é o maior inimigo da ansiedade. Quando mantemos tudo organizado e sabemos exatamente o que temos que fazer e sobre o que procurar, tudo fica muito melhor. Caso contrário, você se encontrará no meio de um monte de coisas que podem estar em uma escala muito maior do que realmente são.

Tente escrever as coisas em um papel ou em um cronograma para ver a escala real de suas tarefas. Também é importante ressaltar que ser organizado não significa encaixar o mundo em sua agenda. Imprevistos podem sempre acontecer e você tem que saber lidar com eles. Ser organizado não é controlar, é saber buscar os devidos conhecimento necessários para saber como contornar todos os obstáculos além do seu controle.

Procure entender seus pensamentos e sentimentos

Falar consigo mesmo é um ótimo exercício. Sempre que sentir algo, tente entender o que causou esse sentimento para saber como identificar o que está associado a esse estado emocional.

Mas não fique se culpando ou questionando seus sentimentos para não racionalizar demais suas emoções. Tem que existir sempre um equilíbrio entre querer entender e questionar a si mesmo.

Não se esforce demais

Ainda na opinião de si mesmo, tome cuidado para não se sobrecarregar. Cada pessoa tem o seu próprio tempo de desenvolvimento pessoal e profissional, por isso, jamais fique se comparando com ninguém. É importante entender nossa atitude e pedir certas poses de vez em quando, mas em outros momentos é preciso sempre relaxar, compreender quem somos e onde se encontra, e entender que essa situação vai passar e você está dando o seu máximo.

Não se esqueça da atividade física

Comece a fazer e praticar alguma atividade física para melhorar a sua saúde e o bem-estar do seu corpo. Os exercícios ajudam a controlar a ansiedade porque ajudam a liberar a tensão acumulada, proporcionando mais relaxamento e uma frequência cardíaca mais lenta em repouso.

Os exercícios poderão ser uma caminhada, corrida, academia, lutas, entre outras modalidades. Porém, saiba que o mais importante é escolher uma atividade que você poderá fazer mais do que três vezes na semana.

Encontre um hobby ou atividade divertida

Você precisa se engajar dentro das atividades que vai lhe relaxar, e uma dessas atividades pode ser alcançada por meio de hobbies. Hoje, muitos hobbies podem ser encontrados e aprofundados por meio de vídeos do YouTube e em outras mídias sociais. Encontre sua atividade favorita e faça-a em seu tempo livre.

Se você ainda não encontrou o seu, reserve algum tempo durante o dia ou a semana para fazer algo que realmente goste. Este momento de relaxamento consigo mesmo é inestimável.

Técnicas de meditação e relaxamento

A pesquisa demonstrou os vários benefícios das técnicas de meditação e relaxamento para as pessoas, especialmente aquelas com transtornos de ansiedade.

A pessoa ansiosa está sempre pensando sobre o futuro e tentando entender qual é o seu problemas, que ela mesma cria em suas cenas como forma de se preparar.

A meditação é essencial que pode lhe ajudar a se conectar com o presente e manter a mente longe dos problemas futuros que provocam ansiedade.

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Tenha tempo com familiares e amigos

Nossas relações familiares e sociais são muito importantes para nos ajudar a lidar com todos os momentos que podem ser estressantes em nossas vidas. Portanto, tende ter uma rede de apoio e fazer parte de uma equipe visa ajuda a ganhar um sentimento de pertencimento e valorização pessoal.

Pesquisas mostram que poder passar tempo com os amigos ajuda a liberar a ocitocina, um sedativo natural.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.