Ferramentas de marcenaria: conheça as melhores

Muitas vezes, ter ferramentas de marcenaria em casa pode facilitar muito quando é preciso dar algum reparo simples em móveis, pequenas peças de madeira, dar manutenção residencial, no jardim e muito mais.

Você não precisa ser um profissional para ter alguns itens os quais podem te salvar em diversas situações consideradas até simples de serem resolvidas.

Se você ficou interessado (a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro das principais ferramentas de marcenaria!

5 ferramentas de marcenaria

Existem algumas ferramentas de marcenaria as quais são muito úteis para se ter em casa para te ajudar em algumas situações. Dentre elas, podemos destacar as seguintes:

1- Trena

A trena é uma espécie de régua flexível utilizada para fazer a medição da distância, podendo ser feita de diversos tipos de materiais, como pano, plástico, fibra de vidro ou de metal e tendo marcações lineares.

Obviamente, você não precisa comprar uma trena que ultrapasse 3 metros, este tamanho já é o suficiente para qualquer tipo de trabalho relacionado a marcenaria, além disso são mais leves, o que facilita bastante.

Um ponto muito importante que deve ser levado em consideração é a qualidade dessa ferramenta, a fim de evitar qualquer possível erro no quesito medição. Para isso, você pode observar aspectos como não riscar facilmente, ter uma leitura clara, entre outros.

2- Réguas de aço

As réguas de aço são muito úteis e podemos usá-las em diversos momentos. No entanto, é essencial verificar se esse item é feito, de fato, de aço ou se ele é feito de alumínio.

Isso pelo fato de que as réguas de aço são muito mais fortes, permitindo, dessa maneira, uma marcação com uma melhor precisão no que diz respeito aos trabalhos que precisam ser desenvolvidos.

Uma sugestão é fazer a aquisição de mais de uma medida (15 cm, 30 cm, etc) e dar preferência às réguas com acabamento acetinado, isto é, sem aquele aspecto de brilho, pois, assim, fica mais fácil de ler.

3- Graminho

Graminho é uma ferramenta básica e simples que é usada há muito tempo, sendo ideal para marcações de encaixes.

É muito diferente de fazer marcações com esquadros, lápis e réguas, ou seja, o graminho, certamente, é superior, haja vista o riscador de aço ser capaz de fazer uma marcação precisa, fina, fazendo um sulco para acertar o formão no começo do entalhe.

Vale a pena fazer a aquisição deste produto, pode ter certeza!

4- Malho ou maço de madeira

O malho de madeira é imprescindível para trabalho de entalhe com formão e, por ser de madeira, não vai estragar o cabo de sua ferramenta.

Além disso, o maço de madeira também pode ser utilizado para bater na madeira para encaixes mais apertados ou até mesmo para inserir cavilhas e insertos de madeira.

Você pode optar por um tamanho médio de malho de madeira, pois já será suficientemente útil para você.

5- Grampos

Você já deve ter ouvido alguma vez na vida entre os profissionais do mercado da marcenaria que os grampos são como “a segunda mão do marceneiro”, não é verdade?

E isso não é exagero nenhum, afinal de contas essas ferramentas são extremamente úteis quando você precisa trabalhar com as suas duas mãos livres.

Você pode deixar qualquer objeto, ou acessório, o qual esteja dentro da capacidade do grampo imóveis sob pressão extrema, permitindo que você tenha mais agilidade dentro da sua oficina e a produtividade dos seus trabalhos sejam melhores.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre quais ferramentas de marcenaria são as melhores para você ter em casa, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática e garantir já os seus itens.

Para isso, busque uma casa de parafusos ou de ferramentas.