Empresas de logística apostam no e-commerce para atender à Black Friday 2022

Empresas de logística apostam no e-commerce para atender à Black Friday 2022

FM Logistic do Brasil espera um crescimento de 90% na movimentação em relação ao mesmo período do ano passado. Taxa de ociosidade dos armazéns está próximo a 0%

Logística já é sinônimo de agilidade operacional, gestão estratégica da cadeia de suprimentos e dinamismo. A Black Friday acelera ainda mais esses processos e faz com que os operadores logísticos direcionem uma atenção maior para as vendas no e-commerce. Segundo estudo da empresa de pesquisa de mercado eMarketer, há dois anos, apenas 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras on-line. Esse número deve chegar a 21% em 2022 e com a movimentação de US$ 5,55 trilhões. Estima-se que o crescimento vai chegar a 24,5% até 2025.

Para atender a esse período sazonal considerado primordial para as empresas e mercado, a FM Logistic do Brasil, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, direciona atenção especial para as operações de e-commerce e omnichannel. De acordo com o presidente da empresa, Ronaldo Fernandes da Silva, com as promoções que as companhias anunciam para a Black Friday, um número maior de consumidores é esperado nas compras digitais, o que faz com que os OLs tenham uma organização extraordinária dos processos logísticos, analisando a cadeia logística como um todo.

Saiba mais +Apesar da alta, varejo ainda não recuperou prejuízo

“Hoje, o dinamismo operacional é muito maior para suprir a alta demanda dos consumidores hiper digitalizados, da rapidez dos marketplaces, gerenciamento de estoques e, claro, a entrega. Para a Black Friday 2022, a FM Logistic está extremamente otimista, com uma expectativa de aumento em torno de 90% com relação ao período anterior”, enfatiza.

Na visão do executivo, o setor de logística, com destaque para os operadores logísticos, tem se transformado para acompanhar o dinamismo do e-commerce e as constantes mudanças, principalmente, no que diz respeito à tecnologia e inovação. Isso tudo para atender ao novo tipo de consumidor, revendo os modelos de distribuição e da malha logística. “Seguimos apostando em um aumento dos serviços oferecidos pela empresa à logística do e-commerce, com soluções multicanais que envolvem a preparação para varejo e comércio eletrônico, controle e qualidade dos produtos, embalagem, personalização de pedidos, soluções de transporte e gestão de devoluções&rd quo;, completa.

No Brasil, a FM Logistic conta com uma área total de armazenagem de 80 mil metros quadrados, distribuída em três centros de distribuição multiclientes localizados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A taxa de ociosidade dos CDs está praticamente em 0%. Anualmente, a empresa movimenta mais de 105 milhões toneladas de produtos diversos.

Saiba mais +Otimização de processos: veja qual a melhor opção para sua empresa

De acordo com Silva, muitos clientes que eram majoritariamente B2B, com o crescimento do comércio on-line, alteraram seu escopo de atuação para B2C, atendendo diretamente ao consumidor final. Rapidamente, por meio de processos efetivos, investimentos e da digitalização a qual a FM já estava inserida, foi feita toda essa transição com sucesso, dando suporte ao crescimento dos negócios e ampliando ainda mais o escopo de atuação no e-commerce.

Empresas de logística apostam no e-commerce para atender à Black Friday 2022

“E esse dinamismo seguirá, com investimentos estratégicos e direcionados às novas frentes de atuação como o omnichannel, o transporte de cargas na modalidade green – com veículos ecologicamente corretos e, principalmente, estando atenta às inovações esperadas, sempre um passo à frente para atender com total expertise todo tipo de demanda”, finaliza.

Saiba mais +Empreendedorismo materno real e sem romantismo