Fragilidades no sistema podem causar perdas de vendas e prejuízos para a reputação da marca
O pior pesadelo para uma empresa com atuação no e-commerce é chegar na Black Friday e ver um grande volume de pessoas querendo comprar os seus produtos sem conseguir porque o sistema não aguentou o tráfego.
Sobretudo em um ano de poucas vendas, isso pode ser um desastre. “É uma situação que acontece com mais frequência do que as pessoas imaginam e em grandes empresas, que parecem totalmente preparadas. E não tem solução na hora”, explica Aderson Bastos, CTO na Inmetrics Qualidade.
Saiba mais +Empresas de logística apostam no e-commerce para atender à Black Friday 2022Para afastar o risco são necessários planejamento e ações preventivas e de otimização que exigem antecedência para surtir efeito. “Para quem vende, a Black Friday tem que começar bem antes de novembro”, destaca Bastos, apontando o Site Reliability Engineering (SRE) como uma metodologia eficiente para garantir que as aplicações do e-commerce operem com qualidade, performance e segurança.
“É um modelo utilizado pelo Google e permite aprimorar os sistemas e serviços, tornando-os mais sustentáveis, confiáveis, escaláveis e amigáveis para o usuário”, diz. Além disso, continua, é adaptável e pode ser utilizado em qualquer squad de uma empresa, de acordo com a demanda, a maturidade ou a necessidade dos negócios.
O CTO da Inmetrics Qualidade explica que a base da estratégia é reunir servidores básicos por meio da virtualização, com arquitetura de software distribuída, impedindo que interrupções causem tempo de inatividade e prejuízos. O especialista alerta ainda que a queda do sistema é o evento mais extremo que pode acontecer, mas outros menos severos também são preocupantes. “Apenas a lentidão afasta compradores. Muitas vendas são por impulso e se o processo demora, a pessoa desiste e não volta. Por isso, é preciso manter o desempenho e o foco é a infraestrutura digital e eficiência”, resume.
Saiba mais +Apesar da alta, varejo ainda não recuperou prejuízoPara quem não quer ter problemas este ano, portanto, já passou da hora de checar os sistemas e corrigir eventuais vulnerabilidades. “E não se trata apenas da Black Friday. O comércio eletrônico é uma tendência irreversível e a prioridade para se posicionar bem nesse novo ambiente é oferecer uma boa experiência ao cliente durante as 24 horas dos 365 dias do ano”, finaliza.
Sobre a Inmetrics
A Inmetrics é uma empresa líder em Engenharia de Qualidade de Software no Brasil e expoente em serviços de Desenvolvimento de Produtos Digitais, Cloud e DevOps. Atualmente, é uma das marcas mais importantes da América Latina em seu segmento, com forte presença no Chile, Colômbia e República Dominicana e cerca de 1.200 profissionais espalhados pelo continente levando inovação para diferentes setores, como financeiro, saúde, varejo, indústria, entre outros.
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