Como fazer uma pesquisa de mercado marketing

Como fazer uma pesquisa de mercado marketing

Nesse artigo você vai aprender como fazer uma pesquisa de mercado marketing, além de entender os motivos pelos quais ela é importante para o desenvolvimento das empresas.

Como sabemos, quem trabalha com pesquisa de mercado marketing deve entender como funcionam os dados, além de conhecer o consumidor, o comportamento do mesmo, além de entender muito bem do mercado.

Essas informações devem ser obtidas de forma correta com o objetivo de aplicar as estratégias corretas, para conseguir a melhor tomada de decisão.

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Sendo assim, é importante que todo gestor de empresa entenda o que é uma pesquisa de mercado, o motivo dela ser feita, como deve ser feita, os tipos, entre outras informações.

O que é uma pesquisa de mercado 

Ela é uma espécie de estudo no qual há uma coleta de informações específicas, além da interpretação da mesma. 

Essas informações coletadas e interpretadas geram insights, dando assim o suporte necessário para que seja tomada a decisão mais correta possível.

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A definição da metodologia da pesquisa de mercado marketing se dá a partir do conhecimento de um problema específico, que norteia como e quais dados devem ser coletados.

Dependendo de quais são os objetivos que querem ser alcançados com a pesquisa, essa poderá ser qualitativa ou quantitativa.

Além disso, essa pesquisa pode ser realizada com questionários simples, ou também com projetos mais elaborados, envolvendo profissionais de outras áreas.

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Por que ela deve ser feita

Independentemente do tamanho do seu negócio, seja ele um empreendimento local, uma startup ou uma multinacional, é preciso entender que o cotidiano de uma empresa funciona a partir de várias decisões que são tomadas.

Essas decisões, dependendo delas, irão definir se a empresa terá sucesso  ou fracasso em uma determinada ação ou o conjunto delas.

Como é possível perceber, as empresas se encontram em mercados cada vez mais competitivos, dessa forma as tomadas de decisão devem ser mais assertivas.

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Em relação a empresas que prosperam no Brasil, os números não são animadores, uma vez que, cerca de 1 ⁄ 4 das empresas que abrem no país, fecham as portas antes de dois anos de funcionamento.

Por isso é importante conhecer bem o mercado, para que as tomadas de decisão sejam feitas de forma inteligente.

Sendo assim, fazer uma pesquisa de mercado é a maneira mais eficaz de obter as informações necessárias para uma boa tomada de decisão.

Como fazer uma pesquisa de mercado marketing

Após entender a importância de se fazer uma pesquisa de mercado marketing, é essencial que você saiba como planejar e executar essa pesquisa.

Dessa forma, vamos enumerar os principais passos que devem ser tomados para a realização da pesquisa.

Definindo o problema da pesquisa

É importante que você tenha em mente que o objetivo principal da pesquisa é auxiliar na tomada de decisão.

Dessa forma é importante que você saiba o que precisa realmente entender no momento em que fizer a definição do problema.

Sendo assim, para que você consiga entender qual é o problema que a pesquisa deve ajudar a solucionar, é importante fazer três questionamentos:

  1. Qual dúvida deve ser tirada?
  2. Qual informação se deseja?
  3. Qual o tamanho do alcance deste estudo?

Esses questionamentos podem auxiliar na definição do problema da pesquisa, ajudando a direcionar o tipo de informação que pretende ser obtida.

Definindo o objetivo da pesquisa

É importante que você entenda que o objetivo da pesquisa está interligado às informações que querem ser obtidas com as mesmas.

Sendo assim, ele pode se dividir em um objetivo principal e outros secundários.

Dessa forma, o objetivo principal deve visar a pesquisa, sendo que o direcionamento deve ser amplo, visando conseguir dados relacionados ao problema principal.

Já os secundários, tem um direcionamento mais específico, podendo assim, ajudar no futuro, a fazer a definição tanto dos roteiros de entrevista como também de questionários.

Definindo o método de coleta de dados

Existem várias formas e métodos de coletar os dados da pesquisa, sendo assim, busque trabalhar com várias plataformas e modelos.

Evite trabalhar somente focado em informações internas, uma vez que, o comportamento do consumidor e do mercado se modifica constantemente.

Análise de dados

Por fim, após a coleta dos dados, eles devem ser analisados de forma criteriosa e racional, para que as tomadas de decisão sejam o mais assertivas possível.

Alguns tipos de pesquisa de mercado

Existem vários tipos de pesquisa de mercado, sendo que algumas delas, iremos apresentar logo abaixo, confira:

Satisfação do cliente

Ela serve para entender se os clientes estão satisfeitos ou não com o produto ou o serviço que está sendo oferecido por determinada empresa.

Essa pesquisa é essencial para fazer ajustes necessários em relação a melhorias, diminuir os erros, e fazer a gestão dos recursos de forma mais eficiente.

Hábitos de consumo

É muito importante que você conheça os seus consumidores, assim como os hábitos de consumo dos mesmos.

Essa informação é muito importante para que você possa definir as estratégias, ações e os processos que você vai implementar na empresa de acordo com os interesses dos clientes.

Imagem da marca

As pessoas criam a imagem da sua marca a partir do momento em que ver a fachada da sua loja, acessam um e-mail de marketing ou até mesmo recebem um panfleto da mesma.

Sendo assim, a pesquisa de imagem da marca pode auxiliar o branding, que é o gerenciamento da marca com o objetivo de fazer com que a mesma seja reconhecida.

Teste de campanha

Através de pesquisas é possível fazer testes de campanha, evitando assim que a imagem da sua empresa se desgaste, ou que aconteça um desperdício de dinheiro.

Sendo assim, através de algumas ferramentas de pesquisa de mercado, geralmente digitais, é possível fazer um pré-teste de campanha com o objetivo de verificar se a mesma vai gerar impacto nos clientes ou não.

Essas são algumas dicas de como fazer uma pesquisa de mercado marketing, além de apresentar sua importância para o desenvolvimento de uma empresa independente do seu tamanho.

Fazer pesquisa de mercado é essencial para que as empresas tomem decisões assertivas em seu cotidiano.