Nesse artigo você vai aprender como fazer uma pesquisa de mercado marketing, além de entender os motivos pelos quais ela é importante para o desenvolvimento das empresas.
Como sabemos, quem trabalha com pesquisa de mercado marketing deve entender como funcionam os dados, além de conhecer o consumidor, o comportamento do mesmo, além de entender muito bem do mercado.
Essas informações devem ser obtidas de forma correta com o objetivo de aplicar as estratégias corretas, para conseguir a melhor tomada de decisão.
Saiba mais +Como evitar maus pagadores e fazer que seu cliente pague mais rápido?Sendo assim, é importante que todo gestor de empresa entenda o que é uma pesquisa de mercado, o motivo dela ser feita, como deve ser feita, os tipos, entre outras informações.
O que é uma pesquisa de mercado
Ela é uma espécie de estudo no qual há uma coleta de informações específicas, além da interpretação da mesma.
Essas informações coletadas e interpretadas geram insights, dando assim o suporte necessário para que seja tomada a decisão mais correta possível.
Saiba mais +Sugestões de Franquias grandes para investirA definição da metodologia da pesquisa de mercado marketing se dá a partir do conhecimento de um problema específico, que norteia como e quais dados devem ser coletados.
Dependendo de quais são os objetivos que querem ser alcançados com a pesquisa, essa poderá ser qualitativa ou quantitativa.
Além disso, essa pesquisa pode ser realizada com questionários simples, ou também com projetos mais elaborados, envolvendo profissionais de outras áreas.
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Independentemente do tamanho do seu negócio, seja ele um empreendimento local, uma startup ou uma multinacional, é preciso entender que o cotidiano de uma empresa funciona a partir de várias decisões que são tomadas.
Essas decisões, dependendo delas, irão definir se a empresa terá sucesso ou fracasso em uma determinada ação ou o conjunto delas.
Como é possível perceber, as empresas se encontram em mercados cada vez mais competitivos, dessa forma as tomadas de decisão devem ser mais assertivas.
Saiba mais +Como precificar meu serviço? – Confira fórmula de precificaçãoEm relação a empresas que prosperam no Brasil, os números não são animadores, uma vez que, cerca de 1 ⁄ 4 das empresas que abrem no país, fecham as portas antes de dois anos de funcionamento.
Por isso é importante conhecer bem o mercado, para que as tomadas de decisão sejam feitas de forma inteligente.
Sendo assim, fazer uma pesquisa de mercado é a maneira mais eficaz de obter as informações necessárias para uma boa tomada de decisão.
Como fazer uma pesquisa de mercado marketing
Após entender a importância de se fazer uma pesquisa de mercado marketing, é essencial que você saiba como planejar e executar essa pesquisa.
Dessa forma, vamos enumerar os principais passos que devem ser tomados para a realização da pesquisa.
Definindo o problema da pesquisa
É importante que você tenha em mente que o objetivo principal da pesquisa é auxiliar na tomada de decisão.
Dessa forma é importante que você saiba o que precisa realmente entender no momento em que fizer a definição do problema.
Sendo assim, para que você consiga entender qual é o problema que a pesquisa deve ajudar a solucionar, é importante fazer três questionamentos:
- Qual dúvida deve ser tirada?
- Qual informação se deseja?
- Qual o tamanho do alcance deste estudo?
Esses questionamentos podem auxiliar na definição do problema da pesquisa, ajudando a direcionar o tipo de informação que pretende ser obtida.
Definindo o objetivo da pesquisa
É importante que você entenda que o objetivo da pesquisa está interligado às informações que querem ser obtidas com as mesmas.
Sendo assim, ele pode se dividir em um objetivo principal e outros secundários.
Dessa forma, o objetivo principal deve visar a pesquisa, sendo que o direcionamento deve ser amplo, visando conseguir dados relacionados ao problema principal.
Já os secundários, tem um direcionamento mais específico, podendo assim, ajudar no futuro, a fazer a definição tanto dos roteiros de entrevista como também de questionários.
Definindo o método de coleta de dados
Existem várias formas e métodos de coletar os dados da pesquisa, sendo assim, busque trabalhar com várias plataformas e modelos.
Evite trabalhar somente focado em informações internas, uma vez que, o comportamento do consumidor e do mercado se modifica constantemente.
Análise de dados
Por fim, após a coleta dos dados, eles devem ser analisados de forma criteriosa e racional, para que as tomadas de decisão sejam o mais assertivas possível.
Alguns tipos de pesquisa de mercado
Existem vários tipos de pesquisa de mercado, sendo que algumas delas, iremos apresentar logo abaixo, confira:
Satisfação do cliente
Ela serve para entender se os clientes estão satisfeitos ou não com o produto ou o serviço que está sendo oferecido por determinada empresa.
Essa pesquisa é essencial para fazer ajustes necessários em relação a melhorias, diminuir os erros, e fazer a gestão dos recursos de forma mais eficiente.
Hábitos de consumo
É muito importante que você conheça os seus consumidores, assim como os hábitos de consumo dos mesmos.
Essa informação é muito importante para que você possa definir as estratégias, ações e os processos que você vai implementar na empresa de acordo com os interesses dos clientes.
Imagem da marca
As pessoas criam a imagem da sua marca a partir do momento em que ver a fachada da sua loja, acessam um e-mail de marketing ou até mesmo recebem um panfleto da mesma.
Sendo assim, a pesquisa de imagem da marca pode auxiliar o branding, que é o gerenciamento da marca com o objetivo de fazer com que a mesma seja reconhecida.
Teste de campanha
Através de pesquisas é possível fazer testes de campanha, evitando assim que a imagem da sua empresa se desgaste, ou que aconteça um desperdício de dinheiro.
Sendo assim, através de algumas ferramentas de pesquisa de mercado, geralmente digitais, é possível fazer um pré-teste de campanha com o objetivo de verificar se a mesma vai gerar impacto nos clientes ou não.
Essas são algumas dicas de como fazer uma pesquisa de mercado marketing, além de apresentar sua importância para o desenvolvimento de uma empresa independente do seu tamanho.
Fazer pesquisa de mercado é essencial para que as empresas tomem decisões assertivas em seu cotidiano.