Como funciona os óleos vegetais

Para que você possa entender como funcionam os óleos vegetais, é preciso saber primeiramente o que são eles.

Muito presente no cotidiano das pessoas, os óleos vegetais possuem várias funcionalidades, que vão desde a preparação de alimentos, até mesmo a hidratação de cabelos e pele.

Para que você possa entender melhor todos os aspectos relacionados a essa substância, separamos algumas características que poderão explicar o que realmente são e como funcionam os óleos vegetais.

Além disso vamos ressaltar a maneira como esses óleos são obtidos, e apresentar os benefícios que ele oferece para as pessoas.

Confira!

Veja também o incrível oleo de rosa mosqueta 100 puro | A essência do Natural para você.

O que são óleos vegetais?

Os óleos vegetais nada mais são que gorduras extraídas de plantas, e sua extração se dá principalmente das suas sementes. 

Porém, é possível fazer a extração desses óleos a partir de outras partes das plantas, como por exemplo, folhas, raízes e até mesmo galhos.

Os óleos vegetais são constituídos por triglicerídeos, ou seja, pela formação de três moléculas de ácidos graxos e uma de glicerol.

Ele tem um perfil apolar, sendo insolúvel em água, porém quando entra em contato com solventes orgânicos eles são solúveis.

É possível extrair o óleo através de diversas fontes que são utilizadas como matérias-primas, sendo assim, a seguir você vai conhecer alguns métodos de extração.

Como eles são obtidos

Quando falamos em escala industrial, podemos mencionar dois métodos muito utilizados para fazer a extração do óleo vegetal, sendo eles:

Extração a partir de solvente

Esse método é mais indicado quando a matéria-prima apresenta uma umidade baixa, assim como um teor baixo de óleo.

Nesses casos é possível proporcionar um rendimento de cerca de 99,9%, o que torna esse método mais viável economicamente.

Geralmente o solvente utilizado para fazer essa extração é o hexano, que é um destilado de petróleo, ele tem uma afinidade química maior com a área apolar do óleo, por ser também um composto orgânico de característica apolar.

Dessa forma, os óleos vegetais da planta se direcionam para o hexano por ter como característica a solubilidade.

Mas, além de ser um solvente de alto custo, ele pode causar vários prejuízos tanto em relação ao meio ambiente, como também para as pessoas.

Esse prejuízo se dá pelo fato de que, por conta do seu alto rendimento, a cada tonelada de produto extraído, cerca de 1 litro de hexano é liberado no meio ambiente.

Além disso, o nível de rendimento irá depender de outros fatores como as condições físicas dos equipamentos, da operação, assim como do controle.

Dessa forma, através desse método, empresas com produções menores obterão rendimentos também menores.

Por não ser tão viável para indústrias menores, é recomendado que outro método de extração seja utilizado para obter o óleo vegetal.

Sendo assim, abaixo apresentaremos o método que pode apresentar um maior custo benefício principalmente para as empresas de pequeno e médio porte.

Prensagem

Esse método apresenta um desempenho melhor em casos em que a matéria prima apresenta um nível de óleo elevado.

Porém, nesse processo a obtenção do óleo é menor que se utilizado o solvente, dessa forma, é importante que se utilize matérias-primas que tenham um teor de óleo elevado em sua composição.

Por mais que isso pareça uma desvantagem, é importante que você entenda que por outro lado, os óleos vegetais obtidos dessa forma podem ser utilizados diretamente, sem precisar do refino.

Isso é possível por conta da qualidade do óleo obtido a partir do método da prensagem, que é bem melhor que no caso da extração por solvente.

Para que se obtenha o óleo, a matéria prima é submetida a um tipo de esmagamento por uma prensa sob pressão, e essa pode ser aquecida ou não, isso depende muito do vegetal utilizado.

É importante ressaltar que o escoamento pode facilitar o escoamento do óleo presente nas células vegetais, mas esse método pode fazer com que algumas propriedades importantes do óleo se percam, pois algumas são sensíveis ao calor.

Sendo assim, a prensagem feita pelo método frio é a mais adequada quando pensamos em obter um óleo com um nível alto de qualidade.

No método de prensagem a frio, algumas matérias-primas dão resultados excelentes, como por exemplo a palma e a oliva, uma vez que a extração é feita pelos frutos dos vegetais.

Como funciona os óleos vegetais

Os óleos vegetais possuem diferentes funcionalidades e podem ser utilizados de diversas maneiras como podemos observar a seguir.

Cabelos

Como funciona os óleos vegetais? Ele funciona para fazer a nutrição dos fios, e combinados a outros produtos como óleos essenciais, ele pode dar brilho e auxiliar no tratamento de caspas.

Para o rosto

Ele pode funcionar como hidratante, principalmente em pessoas que têm uma pele mais seca. Por possuir ácidos graxos, ele tem uma enorme afinidade com a pele.

Corpo

Além do rosto, ele também funciona como hidratante para o corpo, podendo hidratar de forma profunda as áreas mais ásperas.

Quais são seus benefícios

Como já mencionamos acima, os óleos vegetais podem ser utilizados para fazer a hidratação do corpo, cabelo e rosto.

Além dessas finalidades, ele possui outras que fazem com que seus benefícios sejam inúmeros, como o que vamos apresentar a seguir:

  • Os óleos vegetais reduzem as chances do desenvolvimento de irritações e alergias;
  • Eles oferecem inúmeros benefícios voltados para a nutrição dos cabelos e pele, pois apresentam em sua composição algumas vitaminas como A,D,E e K;
  • Por serem umectantes, lubrificantes e emolientes, eles auxiliam na hidratação de tanto dos cabelos como também da pele;
  • Ajudam a prevenir lesões;
  • Em alguns casos exercem uma ação bactericida;
  • Auxiliam na cicatrização da pele;
  • Proporcionam um aumento da permeabilidade da membrana das células;
  • Os óleos vegetais não causam obstrução dos poros, se os mesmos forem puros, pois eles são absorvidos, sendo assim eles não acumulam, assim como não deixam um aspecto de oleosidade quando utilizados corretamente.
  • Eles são fontes de alguns ácidos graxos essenciais que não são produzidos pelo organismo das pessoas;

Essas são algumas informações que podem te ajudar a entender como funcionam os óleos vegetais, além de conhecer os seus inúmeros benefícios e o métodos de extração dos mesmos.Esse conteúdo foi produzido em parceria com a Sense Artesanais, uma loja especializada em produtos 100% naturais.