Como evitar maus pagadores e fazer que seu cliente pague mais rápido?

Atrasos nos pagamentos podem ser um dos obstáculos mais frustrantes para a construção de um negócio saudável. 

Como você sabe, o caixa é crucial para planejar seu crescimento de forma consistente e fazer investimentos em recursos que o ajudarão a escalar, mesmo se você for uma pequena empresa. Pagamentos em atraso significam menos caixa e, portanto, menos crescimento. Situações de não pagamento podem até significar problemas maiores.

A chave para ser pago no prazo é ser proativo em seu processo de cobrança de contas a receber para evitar faturas não pagas ou, pior ainda, dívidas incobráveis. Continue lendo para descobrir como evitar acumular pagamentos pendentes e receber pagamentos atrasados ​​todos os meses.

Qual é a diferença entre faturas pendentes e vencidas?

Os termos pendentes e vencidos são frequentemente usados ​​de forma intercambiável ao descrever o status de pagamento de uma fatura. Mas as duas palavras não são sinônimos e a diferença é mais do que uma questão semântica.

Quando uma fatura está pendente, significa que seu cliente não pagou por um serviço, mas ainda não ultrapassou o prazo para fazê-lo e evitar maus pagadores pode te ajudar muito no crescimento de sua empresa.

Quando uma fatura está vencida significa que seu cliente não respeitou seus termos de pagamento e pagou por um serviço. O prazo para fazê-lo já passou. Isso também é conhecido como uma fatura vencida.

Uma fatura pendente não parece ser um problema à primeira vista. Afinal, seu cliente ainda pode pagar antes da data de vencimento e está correndo atrás de uma fatura vencida que custa tempo e dinheiro. 

Mas as suas faturas têm 60% menos probabilidade de serem pagas quando ultrapassam esse limite de 90 dias. Assim, é mais provável que você receba seu dinheiro se criar uma estratégia de pagamento direcionada aos clientes inadimplentes enquanto as faturas ainda estão pendentes, em vez de esperar por faturas atrasadas.

Por que você deve se preocupar com faturas pendentes?

O dinheiro é o oxigênio dos donos de empresas, especialmente os donos de pequenas empresas: a maioria das empresas mede seu sucesso nas vendas líquidas a crédito. Mas qual é o ponto se o dinheiro não chega? 

Independentemente do seu último financiamento ou do dinheiro em sua conta bancária, receber o pagamento é crucial e deve ser uma prioridade para construir um negócio saudável e em escala, fazer com que você receba mais rápido é melhor ainda. 

Contas a receber As contas a receber são caras: cobrar não é apenas pedir aos “maus pagadores” que pagam suas faturas. Pagamentos atrasados ​​às vezes significam disputa subjacente do cliente, desacordo de preços, ajuste de mercado ruim e dívidas incobráveis. Detectados tarde demais, eles podem ter um impacto terrível em seus negócios.

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Estratégias para receber mais rápido dos clientes mau pagadores

Construa uma estratégia de cobrança personalizada e sistemática

O objetivo de sua estratégia de cobrança é minimizar os pagamentos após a data de pagamento. Também significa implementar processos eficientes para que você não perca mais tempo com tarefas manuais e lembretes de pagamento manual demorados.

Primeiro, você deve automatizar seus processos redundantes para permitir que você se concentre na parte mais importante do trabalho: automatizar os primeiros lembretes por e-mail, por exemplo, permitirá que você se concentre em contas arriscadas. 

Em seguida, você deve configurar diferentes tipos de estratégias de cobrança, dependendo dos tipos de contas, quanto elas devem a você e quão atrasadas estão. 

Na verdade, você não deve enviar as mesmas solicitações de pagamento para “maus pagadores” (clientes que costumam pagar com atraso) em comparação com suas principais contas. No primeiro caso, você deve enviar um lembrete antes que a fatura esteja atrasada. Quanto a contas maiores, você deve personalizar seus lembretes e começar, por exemplo, com uma ligação amigável. 

Independentemente de como você segmenta seus clientes, você deve garantir que todos tenham uma visão consolidada de todas as suas faturas para evitar confusão sobre o que é devido e quando.

Em vez de enviar lembretes individuais para cada fatura, você deve enviar apenas um lembrete que totalize todo o dinheiro devido . Dessa forma, seus clientes não são bombardeados com várias mensagens e prazos de pagamento.

Ofereça uma experiência excepcional ao cliente

Depois de automatizar as tarefas de coleta redundantes, você deve dedicar o tempo que ganhou para construir relacionamentos com os clientes.

Você pode usar um modelo de lembrete pré-escrito para facilitar seu trabalho, mas não se esqueça de que todos os clientes são diferentes. Personalize sua mensagem com base no tamanho ou tipo de conta, na função do destinatário e no atraso da fatura.

Oferecer métodos de pagamento flexíveis melhora a experiência do cliente e é a melhor maneira de ajudá-lo a pagar. Evite um gateway de pagamento complexo de configurar ou que envolva taxas. 

Você também pode oferecer descontos por pagamento antecipado ou planos de pagamento se suspeitar que seu cliente está enfrentando problemas de fluxo de caixa. Isso permite que eles façam pagamentos dentro do prazo que podem pagar, e a receita será mais preditiva para o seu negócio. 

Crie um plano de contingência para faturas não pagas

Você deve ser proativo com seus lembretes de fatura e flexível com os métodos de pagamento. Mas você também deve ter um plano para clientes que não pagam, apesar de seus melhores esforços, incluindo taxas atrasadas , por exemplo. 

Aqui estão etapas finais que você pode seguir:

Ligue para seus clientes: algumas empresas voltadas para o cliente, como restaurantes ou varejo, são simplesmente ruins em lidar com seus e-mails. Um telefonema para emitir um lembrete amigável geralmente é suficiente para receber o pagamento. 

Acompanhe com uma carta: descreva todas as correspondências até agora, desde a fatura original até sua ligação. Sua carta deve indicar claramente o número da fatura, o valor da fatura e os métodos de pagamento disponíveis no momento. 

Use uma agência de cobrança ou tome medidas legais: isso provavelmente irá azedar seu relacionamento com seu cliente e os cobradores de dívidas podem cobrar taxas de até 50% do valor devido. Este é o seu curso de ação final e só deve ser usado quando todas as outras opções estiverem esgotadas.