Seu animal de estimação invade seu jardim? Confira táticas para evitar

Está cansado de cuidar de seu jardim com todo amor e carinho e no dia seguinte ver seu cão ou gato invadindo o local e transformando tudo em uma bagunça? Cães e gatos podem ser animais super agitados, e, encontrarem em seu jardim o local perfeito para cavar e gastar um pouco de energia. Confira no artigo da Vegnice algumas táticas para evitar que seu pet destrua seu jardim.

Como afastar o cachorro do jardim?

Caso seu problema com invasões no jardim seja com seu cão então siga com algumas dicas de como evitar que ele destrua seu quintal:

Pense no seu cão

Assim como você gosta de um espaço verde e ficar em meio a natureza o seu cão também pode gostar, então, enquanto estiver construindo seu jardim reserve um espaço verde para seu pet, sem a presença de flores ou plantações, desta forma você poderá ensina-lo que ali é o local que ele pode ficar e o animal não precisará necessariamente invadir sua horta.

Fezes

Nos locais em que você tiver plantações e não deseja que seu cão invada enterre um pouco das fezes do animal pelo local, cães não costumam se sentir à vontade em locais onde percebem a sujeira.

Água com canela e cravo da índia

Se você possui muitos vasos com plantas e constantemente vê seu cão o derrubando no chão e destruindo tudo a tática é borrifar uma mistura com água + canela + cravo da índia, na planta e também no vaso, cães não gostam desse cheiro e irão ficar longe.

Não brigue o grite

Ao “brigar” e gritar com seu cão após ele bagunçar seu jardim seu cachorro pode entender tal interação como um incentivo e uma forma de ganhar sua atenção, influenciando com que ele faça isso mais vezes; sabemos que é difícil ver suas plantações destruídas e não esboçar uma reação, mas é o ideal na situação.

O que significa quando o cachorro fica cavando?

Existem diferentes formas de um cão destruir seu jardim, alguns apenas ficam pulando, outros rolam e passam por cima de tudo, alguns até mesmo comem as plantações, porém, se na sua ocasião você percebe que o método é uma constante e habilidosa cavação então poderá ter mais problemas ao controlar seu cão.

Os cães cavam com tanta habilidade devido sua ancestralidade, eles são realmente muito bons em fazer buracos e isso está em seu instinto, e os motivos para essa pratica podem ser as mais diversas, como enterrar objetos, brinquedos e comidas para os deixar seguros, sentir algum cheiro ou perceber movimentos de baixo da terra ou, aquele que mais irá lhe irritar: fazer uma cama para deitar e descansar.

Em algumas situações o seu cachorro pode cavar simplesmente por estar entediado e ver nessa prática uma forma de gastar energia, então garanta que seu pet tenha outras distrações dentro de casa, ofereça brinquedos e até mesmo atenção e interações podem ser o suficiente para que ele fique calmo; caso você deixe o pet sozinho no quintal por um dia inteiro, sem atenção ou qualquer interação social as chances dele simplesmente cavar todo o seu jardim por não possuir mais nada para fazer são muito maiores.

Como afastar os gatos do seu jardim?

Você acha que apenas cães são ótimos cavadores e podem destruir o seu jardim? Então ficará surpreso ao saber que os mais fofos e pequenos gatos também podem aprontar a maior bagunça no seu quintal. Confira algumas formas de manter seu gato longe de seu jardim.

Plantas que funcionam como repelente

O olfato dos bichanos é muito agudo, fazendo com que algumas fragrâncias se tornem ruins para o animal e sejam capazes de os manter longe do local; essa é a primeira tática para manter seu gato longe do jardim, aposte no plantio de plantas que são capazes de afastar e manter o gato longe de sua horta, algumas das opções são: arruda, alecrim, capim-limão, hortelã e lavanda.

Barreiras físicas

Gatos são excelentes escaladores, sempre encontram uma forma de chegar onde desejam, porém, não é uma surpresa o quanto esses bichanos podem ser preguiçosos, desta forma, adicionar uma cerca poderá ser o suficiente para que em algumas situações o gato simplesmente desista de passar para o jardim.

Regadores

Gatos são muito higiênicos, porém eles odeiam água, contar com alguns regadores automáticos irá fazer com que o peludo perceba que o jardim é um lugar em que a qualquer momento poderá surgir um jato de água no animal, fazendo então com que ele evite esse local a qualquer custo.

Saídas supervisionadas

É importante que você não permita que seu gato saia de casa livremente sempre que o mesmo desejar, ainda mais se o seu jardim tiver um fácil acesso para a rua; adquira redes e telas de proteção para as janelas de sua residência e permita que o animal saia apenas quando você estiver o acompanhando, evitando assim que ele invada e destrua sua horta ou que vá para a rua.

Procure por uma loja de telas de proteção em Curitiba ou na sua região mais próxima e adquira esse item de segurança essencial quando você possui gatos em casa.

O que plantar para gatos?

Você sabia que em algumas situações pode ser que o seu gato invada seu jardim apenas para comer uma planta da qual ele gosta muito? Gatos são curiosos e muitas vezes eles arriscam dar umas mordidas em algumas plantas de seu jardim, porém, quando eles encontram uma das quais gostam e até mesmo fazem bem para o animal invadir o jardim para ter acesso a planta se tornara uma rotina.

Nestas ocasiões é indicado que você cultive a planta do animal em um local separado, como pequenos vasos que podem ser colocados até mesmo dentro de casa, evitando assim que o bichando precise invadir o jardim para ter acesso ao alimento.

Algumas das plantas que são benéficas para seu gato são:

  • Catnip;
  • Babosa;
  • Valeriana;
  • Alecrim;
  • Tomilho;
  • Orquídeas;
  • Palmeira areca.