7 doenças caninas comuns e como tratá-las

7 doenças caninas comuns e como tratá-las

Os cães são um dos animais de estimação mais amados do mundo. Como o melhor amigo do homem, os cães são adorados por jovens e idosos. Qualquer dono de cão deve estar ciente das doenças mais comuns dos cães e seus sintomas para que essas doenças possam ser prevenidas ou tratadas.

Infecção de ouvido

As infecções de ouvido podem afetar qualquer raça de cão, principalmente cães com orelhas caídas, como beagles e cães de caça. As principais causas de infecções de ouvido são bactérias e leveduras. As bactérias e leveduras vivem e prosperam devido à umidade, excesso de limpeza, alergias, acúmulo de cera e lesões nas orelhas do cão. Pode levar à surdez e até paralisia quando não tratada.

Os sintomas comuns incluem coceira, tremores de cabeça, descargas de ouvido, vermelhidão, dor e odor. O tratamento de infecções de ouvido requer exame veterinário e pode levar até 2 semanas antes de cicatrizar completamente. Antibióticos e gotas para os ouvidos podem ser prescritos para ajudar no processo de cicatrização.

Saiba mais +Câncer nos pets: exames preventivos podem identificar tumores silenciosos em estágio inicial

Alergias

Assim como os humanos, os cães também podem sofrer de alergias. Essas alergias podem ser de pele, alimentos e reações alérgicas agudas. Os sintomas de alergia incluem coceira, coceira nos ouvidos, vômitos, diarréia, espirros, coceira nos olhos, pele inflamada, lambidas constantes e inchaço do rosto, orelhas e lábios.

O tratamento de alergias requer exames veterinários para diagnosticar uma alergia específica. A medicação prescrita pode ajudar a aliviar a dor e suprimir alergias. Em casos de alergias de pele, o melhor é buscar um dermatologista veterinário perto da sua casa para uma avaliação. Em casos de alergia alimentar, um gastroenterologista veterinário.

Vermes

A doença mais comum em cães é trazida por vermes. São parasitas intestinais que podem causar infestação do sistema digestivo. Existem quatro tipos de vermes que podem infectar cães:

Saiba mais +Coleção Copa do Mundo para Pets
  1. Lombrigas
  2. Tênias
  3. “Vermes Chicote” 
  4. Ancilóstomos

Destes quatro, apenas dois são possíveis de se ver a olho nu: lombrigas e tênias. Detectar a infestação de vermes em cães é procurar sintomas como vômitos, diarréia, perda de peso, perda de apetite, pelagem sem brilho, coceira, irritação da pele, arranhões no chão ou superfícies duras, presença de vermes nas fezes dos cães, barriga , e tosse.

Seu veterinário irá prescrever medicamentos desparasitantes para ajudar a tratar e prevenir vermes intestinais de cães.

Infecção do Trato Urinário   

A infecção é uma infecção bacteriana que ocorre no trato urinário. Isso pode afetar qualquer cão e pode ter efeitos muito adversos se não for tratado rapidamente.

Saiba mais +Seis aspectos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o alimento para o pet

Os sintomas incluem urina com sangue, lambidas na área do mictório, febre, odor pungente da urina, vômitos, mudança no apetite, aumento no consumo de água, micção frequente e incapacidade de urinar.

Seu veterinário diagnosticará cães com infecções do trato urinário após coletar e testar amostras de urina estéreis. Após o diagnóstico, seu veterinário irá prescrever a medicação adequada para ajudar a tratar as infecções do seu cão.

Cinomose Canina

Este é um vírus altamente contagioso causado pelo paramixovírus. Esta doença afeta os sistemas gastrointestinal, respiratório, cutâneo, imunológico e nervoso central do cão, resultando em uma infecção generalizada e de difícil tratamento, tornando-se uma doença potencialmente letal.

Saiba mais +Novembro Azul Pet: Campanha Orienta Sobre Os Principais Problemas De Câncer Em Pets

Os sintomas da cinomose são:

  • Febre
  • Corrimento nasal e ocular
  • Letargia
  • Tosse e espirros
  • Dificuldades respiratórias

Não há maneiras seguras de tratar esta doença, o que a torna mortal. Os veterinários prescreverão antibióticos e suplementos vitamínicos para ajudar no tratamento da cinomose.

Tosse de Canil

Os cães podem contrair esta doença inalando bactérias e partículas de vírus de outros cães infectados ou locais infecciosos como creches, parques para cães, etc. vírus e reovírus canino.

Se um cão está infectado com tosse do canil, pode desenvolver os seguintes sintomas:

  • Tosse forte
  • Coriza
  • Espirros
  • Letargia
  • Perda de apetite
  • Febre baixa

Tratar cães com tosse do canil é fácil. Os veterinários prescreverão antibióticos e medicamentos para tosse para aliviar os sintomas e prevenir infecções secundárias. Enquanto os donos de animais de estimação podem prevenir a tosse do canil vacinando seus cães contra esta doença.

Carrapatos e Pulgas

Esses parasitas picam e causam uma infestação em cães que pode levar a coceira, dermatite e outras infecções graves. A melhor maneira de lidar é a prevenção. Os antipulgas e carrapatos matam as pulgas que entram em contato com seu cão, impedindo que seu pet as traga para casa. Existem várias opções por aí, de coleiras para pulgas a aplicadores de líquidos tópicos e pílulas. Converse com seu veterinário sobre o remédio de pulgas que é mais seguro e certo para o seu cachorro ou cão.

Cão em foto preto e branco amarrado a uma coleira

Se o seu cão já tiver pulgas, esses remédios ainda os matarão, mas talvez seja necessário tomar medidas mais agressivas. Você também pode usar um xampu antipulgas ou um tratamento químico de ação rápida, como uma pílula antipulgas que mata as pulgas do seu cão em poucas horas.

Novamente, é importante pedir recomendações ao veterinário do seu cão.