Portaria virtual: quais são as vantagens e quando contratar uma?

Portaria virtual: quais são as vantagens e quando contratar uma?

Investir na modernização de sistemas que integram a rotina de um condomínio é uma ótima estratégia para manter um ambiente seguro para os moradores. Nesse aspecto, a portaria virtual tornou-se uma solução para diminuir o nível de insegurança e reduzir os custos. 

Essa ferramenta tecnológica substitui os porteiros presenciais por agentes que abrem e fecham portões aos olhos das câmeras e da internet, evitando o acesso de pessoas não autorizadas. 

Mas será que a portaria virtual é útil para qualquer condomínio? Ela, realmente, melhora a segurança e diminui as despesas?

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Essas e outras perguntas responderemos para você ao longo deste artigo. Acompanhe até o final. Boa leitura!

Como funciona a portaria virtual?  

A portaria virtual está conectada a uma central onde os funcionários controlam a entrada e saída de pessoas do prédio. O acesso é liberado ou não por uma plataforma que identifica o condômino e determina sua entrada por meio de tag ou leitor biométrico. 

Já no caso dos visitantes, toda comunicação é feita por um agente diretamente ligado à central de monitoramento, que, por sua vez, interfona para o morador e libera o acesso após sua autorização. 

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Este serviço é feito a partir da contratação de uma empresa terceirizada, responsável inteiramente pela portaria do prédio. Dessa maneira, não é necessário contar com funcionários do próprio condomínio para a liberação de acesso, o que reduz os custos.

Quais equipamentos são usados na portaria virtual?

O funcionamento da portaria virtual depende de uma série de recursos tecnológicos. Para exemplificar, os que compõem a estrutura das melhores empresas de portaria virtual são:

  • sistemas de biometria: liberação de acesso via reconhecimento facial ou leitura de impressão digital;
  • abertura e fechamento remoto: o operador posicionado na central abre ou fecha os portões de forma remota, evitando que um funcionário seja coagido a fazê-lo, como acontecia presencialmente;
  • boa conexão de internet: indispensável para o trabalho de portaria virtual, tal conexão transmite os dados necessários para que o monitoramento seja executado. Mesmo assim, é importante ter um plano B, caso o sistema não funcione como deveria;
  • câmeras: vale ressaltar a importância da qualidade da imagem e a possibilidade de conectar aparelhos e internet. Busque modelos com áudio e visão noturna. Eles são fundamentais para o melhor controle do fluxo de pessoas e veículos;
  • gerador ou sistema de nobreak: eles são úteis quando ocorre queda de energia, para manter a disponibilidade dos sistemas;
  • botão de pânico: o chamado “dedo do pânico” é um botão que serve para o morador pedir ajuda, quando necessário. Ele é acionado com a biometria do indivíduo, sem levantar suspeitas em situações de emergência;
  • sistema de backup de imagens: serve para guardar as imagens na nuvem. Alguns aparelhos iniciam as gravações somente em situações emergenciais, ou seja, quando os alarmes são acionados. 

Após a contratação e instalação da portaria virtual, o condomínio deve arcar com as manutenções preventivas para preservar o funcionamento dos sistemas.

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Como escolher a portaria virtual?

Substituir o porteiro físico por um mecanismo de segurança pode gerar dúvidas nos moradores e nos funcionários de um condomínio. 

Por isso, a empresa escolhida deve esclarecer todos os pontos durante a reunião para evitar desconfortos futuros. Assim, a prestadora deve dar respostas ágeis e seguras aos seus clientes, ter uma boa infraestrutura e suporte preparado, de preferência, 24 horas. 

O síndico precisa estar ciente de como a companhia tratará de situações emergenciais, como queda de energia e pane de portões. Nesses casos, o ideal é que uma equipe integrada se desloque até o ambiente e regularize o problema. 

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A terceirizada também deve estar capacitada para ajudar o síndico a explicar aos moradores sobre o funcionamento do sistema, bem como deixar claro sobre a manutenção dos equipamentos. O indicado é que a contratada se responsabilize pela boa execução das ferramentas, como no caso de um leitor biométrico parar de funcionar. 

Por fim, assim como os funcionários e residentes, o zelador também deve passar por um treinamento, pois ele irá operar os equipamentos necessários, além de contar com o suporte da terceirizada, quando necessário. 

Exigências do contrato de portaria virtual 

O condomínio deve exigir algumas garantias em contrato, tais como:

  • manutenção preventiva dos equipamentos: para manter a qualidade do trabalho, é importante que os itens de segurança sejam avaliados mensalmente, de preferência, pela companhia responsável;
  • manutenção corretiva dos equipamentos: a empresa deve substituir e reparar, o mais rápido possível, os equipamentos que não estejam adequados para uso;
  • tempo de resposta: a terceirizada deve oferecer todo apoio durante incidentes, como: portão quebrado, queda de energia ou falha na conexão da internet;
  • treinamento dos funcionários: a capacitação é fundamental para a realização do trabalho, portanto, deve estar incluída no contrato.

Enfim, a portaria virtual é segura?

Se você está em dúvida se a portaria virtual é uma contratação segura, saiba que sim. Mesmo que o monitoramento do ambiente não seja realizado por uma pessoa presente na entrada do prédio, a central de atendimento fica 100% conectada. 

O objetivo é que o sistema analise todas as pessoas, monitorando cada passo de quem estiver dentro ou próximo ao estabelecimento. 

E não é só isso! Existem outras vantagens, como:

  • propicia a economia de tempo e dinheiro;
  • diminui o risco de processos trabalhistas, como no caso de desvio de função;
  • tem funcionamento 24 horas por dia;
  • evita os desgastes no relacionamento entre funcionários e moradores.

Como contratar uma empresa de portaria virtual? 

Agora que você já sabe como funciona a portaria virtual, é hora de avaliar as companhias responsáveis pelo serviço. Na hora de buscar um atendimento de qualidade, pense em escolher as opções listadas pelo oHub, ferramenta que traz as melhores alternativas do mercado, seja em infraestrutura, qualidade, suporte e custo-benefício. 

Sobre os valores, observe a tabela de preços da portaria virtual, cujo levantamento foi feito com os principais fornecedores de várias regiões do Brasil para atender às suas demandas. 

Pense no melhor para a segurança do seu condomínio!

Este post foi escrito especialmente para o blog Vegnice e é uma iniciativa do oHub para apresentar como funciona o serviço de portaria virtual.