Florianópolis: aproveite as melhores dicas de passeios! 

Florianópolis é um ótimo destino para quem quer aproveitar de tudo um pouco. Afinal, a cidade conta com uma série de atrações para todos os gostos, desde os que buscam contato com a natureza, até quem deseja um passeio cultural. 

Sendo assim, se você está planejando uma viagem, nada melhor do que conhecer mais sobre o local e quais passeios fazer. 

Em seguida, você pode programar vários outros detalhes como passagens, aluguel de carros, hotelaria e afins. Agora, aproveite nossas dicas para construir um bom roteiro e explorar Florianópolis!

Conheça mais sobre Florianópolis

Também chamada de Floripa, a capital de Santa Catarina reúne em um único lugar a agitação de uma capital, com várias belezas naturais e praias encantadoras. Por isso, você pode aproveitar várias atividades diferentes ao longo do dia. 

Para os amantes da natureza, não faltam opções de trilhas, parques e praias com águas cristalinas. No período da noite, o centro é repleto de bares, clubes e restaurantes que podem atender todos os gostos. 

Além disso, saiba que a cidade é um dos principais produtos de ostras do país. Por isso, no local você terá a oportunidade de experimentar ostras frescas e vários outros frutos do mar como camarões, polvos e peixes. 

Então, ao chegar em Florianópolis, não deixe de explorar o centro da cidade e conferir mais da culinária local. E claro, tire um tempo para passear à beira-mar e curtir atividades ao ar livre. 

O que há de melhor em Florianópolis?  Saiba o que fazer na cidade 

Como dissemos, Florianópolis é uma cidade bem versátil quando o assunto são atrações para os turistas. Sendo assim, listamos a seguir vários tipos de destinos que podem fazer parte dos mais diferentes roteiros de viagem. 

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um dos principais lugares que você deve conhecer em Florianópolis. Isso porque, o próprio lago é um cartão postal da cidade e por lá é possível fazer várias atividades. 

Para se ter ideia, é possível fazer passeios de caiaque e pedalinho. Além disso, há pessoas que se aventuram no kitesurf e no stand up paddle. Mas claro, você também pode apenas passear pela região, curtir a paisagem e o fim de tarde.  

Vale lembrar que o lugar conta com vários bares e restaurantes, por isso, você pode experimentar muita comida gostosa. 

Por lá, você também encontra o Mirante da Lagoa da Conceição, e caso queira fazer compras, a feirinha na Avenida das Rendeiras vale a visita. 

Museu Histórico de Santa Catarina

Para quem curte um museu, o Museu Histórico de Santa Catarina é outra visita muito necessária. Ele fica localizado no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. 

Antes de tudo, o próprio prédio foi palco de muitos acontecimentos históricos, envolvendo questões políticas e militares da região. Logo, você já pode curtir toda a arquitetura do século dezenove que chama a atenção. 

Do mesmo modo, pode conferir todo o acervo que mostra mais sobre a história local e claro, exposições com várias temáticas. 

Trilha da Lagoinha do Leste 

Já para aqueles apaixonados por trilhas e que curtem passar um dia em meio à natureza, a Trilha da Lagoinha do Leste é uma das opções mais procuradas. Assim, você pode fazer boas caminhadas contando com paisagens incríveis

Essa trilha conta com duas opções de início. O primeiro deles é no Pântano do Sul, em que é possível percorrer todo o espaço em menos tempo, cerca de 60 minutos. No entanto, a caminhada tende a ser mais pesada. 

Mas para quem quer uma caminhada mais tranquila, a outra opção é o início na Praia do Matadeiro. A questão é que a trilha costuma ser mais longa e você pode chegar a ficar por volta de três horas no passeio. 

O melhor é que ao final da trilha você pode curtir o mar e se refrescar bastante, e para quem estiver muito cansado, há a opção de voltar com um barco para Pântano do Sul. 

Mirante do Morro da Cruz 

Mirante é o que não falta em Florianópolis, por isso, uma boa parada é no Morro da Cruz, que possui um dos mirantes mais famosos da cidade. 

O melhor de tudo é que a entrada é gratuita e você consegue ter uma vista panorâmica da cidade. Por lá, é possível contemplar desde a região central, a parte continental e as baías do sul e norte da cidade. 

Além disso, é um mirante muito fácil de se visitar, uma vez que fica a apenas 5 quilômetros do centro. 

Então, saiba que o mirante possui 285 metros de altura e por lá você poderá aproveitar mais da paisagem da cidade, inclusive, para tirar ótimas fotos. 

As praias

Por fim, mas não menos importante, não podemos falar de Florianópolis sem mencionar as praias, não é mesmo? Como a cidade possui 42 praias, vamos focar aqui em algumas mais famosas que merecem sua visita. 

A de Jurerê Internacional, por exemplo, é uma das mais requisitadas e conta com um mar acolhedor. Nela, você encontra águas cristalinas e mornas, que são ideais para relaxar bastante. 

Mas saiba que essa praia é cercada por restaurantes e quiosques que trazem muito movimento e várias opções para os turistas. 

Outra praia que possui uma ampla estrutura ao redor é a Praia dos Ingleses. Na região, você encontra shoppings e espaços para shows. Por isso, espere muito movimento por lá. 

Além disso, temos um mar que pode agradar a todos os gostos, pois há partes que costumam ter ondas mais fortes e outras partes com mar calmo. 

Já a Praia Brava é aquela opção para quem quer um mar com ondas mais fortes, por isso, ela é muito frequentada por surfistas. Logo, se você quer praticar esportes aquáticos, passe por lá! 

Conclusão 


Florianópolis é, sem dúvida, uma capital muito versátil, já que pode oferecer todo tipo de passeios para seus turistas. Em um só lugar é possível curtir trilhas, praias, museus e todo movimento de uma cidade grande. 

Por isso, é possível montar um roteiro variado para conhecer todos os pontos turísticos da cidade. Com uma boa programação, você consegue ter um passeio diversificado para curtir a natureza, culinária e muito mais.