desentupidor de cano de esgoto

Desentupidor de cano de esgoto

Você já lidou com uma pia ou mesmo um vaso sanitário entupidos? Certamente sim. Esse, aliás, é o terror de todas as pessoas. E, quando isso acontece, é preciso lançar mão do desentupidor de cano de esgoto. 

O desentupidor de cano de esgoto é aquele instrumento que, de forma manual ou mecânica, vai eliminar o que está impedindo seu encanamento de funcionar normalmente e causando toda a sujeira e dor de cabeça na sua casa. 

Normalmente, usar um desentupidor de cano de esgoto, mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como utilizar esse tipo de instrumento. Por isso, pensando nestas pessoas, criamos esse artigo com algumas dicas sobre o assunto. 

Saiba mais +Conhecendo mais de perto o espiritismo

Como escolher um bom desentupidor de cano de esgoto

Quando bate o desespero e nos deparamos com aquele caos, repleto de canos entupidos e tudo voltando, pensamos em usar qualquer coisa para desentupir o encanamento. Até mesmo um cabo de vassoura. Mas, antes de fazer isso e piorar ainda mais o problema, é preciso sabe que existem diferentes tipos de desentupidor de cano de esgoto. 

Por exemplo, um dos tipos mais comuns de desentupidor de cano de esgoto que existe é o desentupidor de borracha. Todo mundo, aliás, já viu um desses ou mesmo tem um desses em casa. 

Composto por borracha e um cabo de madeira, esse desentupidor é utilizado, em geral, no vaso sanitário, na pia ou no ralo (seu local de utilização varia conforme o diâmetro do desentupidor, sendo os maiores indicados para os vasos sanitários). 

Saiba mais +Como instalar TV box? Confira 5 maneiras diferentes!

Outro exemplo interessante desentupidor de cano de esgoto que pode ser utilizado por qualquer pessoa facilmente é o desentupidor bomba. Muito parecido com o desentupidor de borracha, ele possui uma bomba manual, que torna tudo muito mais fácil. 

Isso porque essa bomba manual dá mais pressão, facilitando o desentupimento de encanamentos, como o vaso sanitário, o ralo ou a pia, além de exigir menos esforço de quem está executando esse trabalho. 

Mas, como é de se esperar, esse modelo de desentupidor pode custar um pouco mais caro do que o conhecido desentupidor de borracha. No entanto, ele vale o investimento, já que representa mais praticidade e dura muito tempo, quando bem cuidado. 

Saiba mais +BPO financeiro: O que você precisa saber antes de terceirizar seus processos financeiros?

Agora, quando o problema é mais sério, é preciso chamar uma desentupidora de esgoto, que, para resolver o entupimento, pode utilizar um desentupidor de cano de esgoto mais profissional, como o desentupidor mola. 

Esse equipamento funciona de maneira diferente. Aqui é uma manivela, acompanhada de um grande cabo de mola, quem realiza a mágica, já que é ele quem entra pelas tubulações, desentupindo o cano. 

Como é de fácil manuseio, o desentupidor mola pode ser utilizado em calhas ou encanamentos maiores. Os de dimensão mais curta são utilizados para desentupir pias, ralos e tanques. 

Saiba mais +O resultado do jogo do bicho da aliança

Além destes tipos de desentupidor de cano de esgoto existe ainda o desentupidor de mangueira, que só deve ser utilizado por profissionais. Aqui, uma mangueira comprida joga um forte jato de água com pressão dentro do cano, para desentupi-lo. 

Devido ao seu modo de funcionamento, esse desentupidor não costuma ser muito utilizado para problemas domésticos, pois nem sempre é eficiente para desentupir encanamentos de casas ou apartamentos. 

Como não errar na hora do uso

Tão importante quanto acertar na hora de escolher o tipo de desentupidor de cano de esgoto para o problema que você tem é saber o momento certo de utilizar cada um deles. 

Embora simples, o segredo para não errar é ficar atento às recomendações do fabricante, que estão junto ao produto na hora da compra. Assim você não arrisca tentar utilizar o desentupidor errado e piorar o problema.

Sobre o tamanho do desentupidor, prefira sempre os de extensão maiores, principalmente se o objetivo for desentupir o vaso sanitário. Isso evitará muitos desconfortos, tornando a tarefa, digamos, menos desagradável. 

Ter o lugar certo para guardar seu desentupidor é outro ponto importante. Em geral, eles podem ficar no banheiro, ao lado do vaso sanitário ou, se preferir, na lavanderia. 

No caso dos desentupidores de borracha, escolher aqueles que tenham cores semelhantes à de seu banheiro pode torná-los quase como parte da decoração, eliminando aquela sensação esquisita de que algo ali está sobrando.