Como fazer dropshipping nacional? Dicas para começar seu negócio e alcançar o sucesso

Pensando em abrir um ecommerce e quer saber como fazer dropshipping nacional? Este é um dos modelos que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do comércio virtual devido ao baixo investimento inicial com que você pode começar. 

Quando pensamos em dropshipping estamos falando sobre a realização de vendas sem estoque

O dono do e-commerce fica responsável por criar a loja, selecionar e divulgar produtos, atrair os novos clientes para sua loja e fazer a venda. Já o fornecedor é quem vai armazenar o produto e enviá-lo ao cliente, quando o dono do e-commerce informar sobre uma venda. 

Vale destacar que quem gerencia o e-commerce paga pelo produto ao fornecedor apenas após fazer uma venda, e seu “lucro” é a diferença entre o valor que o cliente pagou e o valor cobrado pelo produto.

Para entender melhor como funciona o modelo de dropshipping e qual é a sua diferença em relação ao modelo tradicional, assista o vídeo abaixo.

Dropshipping nacional, vale a pena?

Agora que você assistiu o vídeo e já sabe o que é e como funciona este mercado de dropshipping, a pergunta mais comum que aparece é qual a diferença do dropshipping nacional para o internacional.

A principal diferença é justamente de onde vem o seu produto que você escolheu para vender em seu ecommerce. 

Quando pensamos em dropshipping internacional os seus fornecedores podem estar espalhados pelo mundo. É possível, por exemplo, importar produtos da China para dropshipping. Já no modelo nacional, os fornecedores estão no Brasil. 

Atenção: se você quer fazer dropshipping internacional mas tem medo da taxa de importação, saiba que é possível se livrar dela, dentro da lei. Entenda como, no vídeo abaixo. 

Como fazer dropshipping nacional?

Como fazer dropshipping nacional? Vale a pena entrar nesse tipo de negócio? 

Escolha uma plataforma de e-commerce que te permita crescer

É possível realizar vendas online no formato de dropshipping em diferentes plataformas como: 

  • Instagram 
  • Mercado Livre 
  • Facebook 

Apesar de existir essa possibilidade de vendas online podendo até ser um canal  a princípio bastante lucrativo, existe um limite quando pensamos em crescimento.

Se você deseja transformar suas vendas em um verdadeiro case de sucesso é fundamental abrir uma loja virtual

Atualmente existem algumas opções de plataformas que são mais indicadas para criar uma loja dropshipping, entre elas estão:

  • Shopify,
  • WooCommerce,
  • PrestaShop,
  • Magento,
  • OpenCart.
  • Nuvemshop.

Entre essas, a Shopify se destaca por oferecer muitas facilidades, como uma loja de aplicativos que oferece muitos recursos para um negócio dropshipping, que são fáceis de instalar e usar.

Esses aplicativos vão automatizar a sua loja e facilitar ao máximo sua gestão, desde a criação até a manutenção necessária do dia a dia. 

O vídeo a seguir vai explicar como fazer uma loja dropshipping na Shopify e como utilizar a plataforma da melhor maneira possível. Vale muito a pena parar alguns minutos para assistir antes de continuar a leitura. 

Trabalhe com os melhores fornecedores nacionais

Agora que já falamos sobre a plataforma para criar sua loja, chegou a hora de falarmos sobre os fornecedores de dropshipping nacional.

Quando pensamos nos fornecedores devemos considerar um fator fundamental para que sua loja dê certo.

Pois vai ser muito difícil fazer um cliente voltar a realizar uma compra em sua loja se o produto vendido não for de qualidade e com se a sua entrega atrasar.

Como fazer dropshipping nacional sem fornecedores de qualidade? É impossível. Lembre-se que eles são parte fundamental do processo, afinal, produzem, armazenam e enviam os produtos.

Para te ajudar a escolher boas opções de distribuidores, criamos uma lista com os principais fornecedores nacionais de diferentes nichos que oferecem um serviço confiável. Vale a pena conferir:

Todos esses são líderes em seus nichos e oferecem um suporte especial aos donos de dropshipping. Escolha o que estiver mais alinhado às suas necessidades e comece a parceria. 

Para ter certeza da qualidade do que você vai vender, uma dica é que compre um produto ou solicite uma amostra. Isso facilita até mesmo a definição do preço que você irá cobrar.  

Outras dicas para saber se um fornecedor de dropshipping no Brasil é confiável incluem:

  • pesquisar a reputação junto com outros donos de e-commerce, em fóruns e comunidades de dropshipping, 
  • compare preços, 
  • conheça a política de troca e devolução.

Depois disso, cadastre seus produtos, monte uma landing page de venda eficiente e inicie as ações de marketing para atrair clientes. 

Implemente também recursos dentro da sua loja que vão te ajudar a aumentar as taxas de conversão, como aplicativos que te ajudam a recuperar boleto

Agora sim você já pode montar sua loja usando o dropshipping nacional e alcançar o sucesso. Boas vendas!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.