CRM para vendas: o que você precisa saber para escolher o seu + lista com 5 ferramentas

O CRM (Customer Relationship Management) ou simplesmente gestão de relacionamento com o cliente é uma das ferramentas mais importantes para os setores de marketing, vendas e atendimento de todas as empresas. Neste artigo, vamos apresentar o que é um CRM para vendas e quais suas utilidades.

Afinal, o que é um CRM para vendas e para que ele serve?

Quando se pensa em CRM para vendas é normal que pensemos no software, mas há muito mais do que isso!  O CRM é um conjunto de boas práticas que visam criar um excelente relacionamento entre empresa e cliente.

A ideia do sistema de CRM é de fazer uma gestão integrada, reunindo áreas de vendas, marketing e atendimento, afinal, todas elas possuem informações muito valiosas, que podem contribuir para os resultados uma das outras.

Para que isso seja possível, foi criado o software de CRM que oferece múltiplas funções capazes de contribuir para a melhoria da qualidade da experiência do consumidor. 

Dentro de um CRM é possível registrar todos os dados dos clientes e todo o histórico da relação entre eles e a empresa, e muito mais.

Utilizando uma ferramenta, qualquer colaborador, seja do setor de vendas, atendimento ou marketing que precisa de saber algo do cliente pode acessar o CRM e ter acesso a dados relevantes como:

  • nome, telefone, e-mail;
  • etapa do pipeline de vendas em que o prospect está;
  • detalhes da jornada de compra do consumidor;
  • comportamento do consumidor;
  • orçamentos, contratos e propostas enviadas, recebidas e negociadas;
  • histórico de ações e negociações;
  • outras anotações.

Como funciona um CRM na prática?

O CRM para vendas é bem mais do que uma ferramenta para registro de dados de clientes, através dele é possível usufruir de outros recursos muito úteis como o acompanhamento do prospect etapa a etapa do funil de vendas, de forma visual e simples. 

Com o sistema é possível identificar quais leads estão nas etapas mais avançadas do funil de vendas, quais são mais qualificados e quais devem ser priorizados pelo setor de vendas. 

Além disso, a ferramenta ainda permite que você concentre todas as interações realizadas por sua equipe dentro de uma única interface. É possível, por exemplo, enviar e-mails, realizar ligações e muito mais.

Além disso, o sistema de CRM ainda permite que você tenha acesso a dados que vão te ajudar a otimizar cada etapa do funil de vendas, eliminando gargalos e permitindo que a sua equipe direcione mais rapidamente os contatos para as fases finais do processo comercial. 

Caso queira saber mais como funciona um software de CRM na prática, assista o vídeo a seguir:

5 principais ferramentas e softwares que oferecem o serviço de CRM

Mas, afinal, quais são as principais ferramentas de CRM para vendas? Para poupar seu tempo em busca dessa resposta, separamos aqui 5 principais softwares de CRM do mercado. Confira!

1. Agendor

Abrindo nossa lista de CRM para vendas, o Agendor é uma ferramenta de gestão comercial bem completa que oferece recursos como:

  • opções de automação, 
  • gestão de vendas, 
  • suporte ao cliente, 
  • nutrição de leads,
  • monitoramento em tempo real das métricas e KPI’s de vendas.

Além disso, o Agendor possui um plano gratuito para autônomos e pacotes especiais para empresas, com mensalidades a partir de R$196 para até 4 pessoas. O software ainda oferece opções de integração com ferramentas de pré-venda, atendimento e ERP e muito mais. Vale a pena conhecer!

2. Piperun

Um dos mais importantes nomes de CRM para vendas B2B, o Piperun oferece ferramentas e funcionalidades para aumentar a produtividade, otimizar processos e reduzir custos.

Com planos a partir de R$199,80 no pacote Aceleração, o Piperun é ideal para quem construir e fazer a gestão de oportunidades, acompanhar as atividades da equipe de vendas e fazer a análise completa dos resultados. A ferramenta ainda oferece:

  • possibilidade de criação de múltiplos funis mara marketing, pré-vendas, vendas e pós-venda, 
  • oferece suporte para a expansão a partir da gestão da base atual de clientes, aumentando o ticket médio de forma estratégica,
  • relatórios para otimização de cada etapa do funil, 
  • acesso ao histórico dos clientes, 
  • visualização simples do pipeline de vendas e das principais oportunidades do sistema, e mais. 

3. RD Station

Uma das ferramentas mais robustas e completas do mercado, o RD Station tem como principal destaque sua facilidade na criação de landing pages, fluxos de automação de marketing e criação de campanhas de e-mail marketing.

Se você quiser, pode contratar apenas o CRM para vendas, que não possui as ferramentas do RD Marketing que citamos. O sistema oferece a opção de plano gratuito (com algumas limitações) e pacotes a partir de R$49 mensais. 

4. Zendesk

Uma das referências em soluções de atendimento, a Zendesk também possui um completo e moderno CRM para vendas. A ferramenta possui um excelente executor de tarefas, integração com e-mail e opções de automação de tarefas de vendas para aumentar o engajamento dos leads.

Com planos a partir de US$19 mensais para até dois usuários, os pacotes oferecem bons recursos como: 

  • visualização do pipeline de vendas e das melhores oportunidades, 
  • automação de atividades de vendas, 
  • qualificação eficiente de leads, 
  • integração de canais de venda, e mais.  

5. Pipedrive

O Pipedrive é um software muito versátil, sendo indicado para empresas de vários segmentos e portes. É simples de usar mesmo para quem tem pouca familiaridade com este tipo de ferramenta.

Os planos vão variar de acordo com o nível de complexidade do seu negócio e quantidade de contatos, o mais básico sai por US$15 por mês. Além disso, o Pipedrive ainda oferece:

  • planos específicos para cada porte de empresa;
  • projeção de probabilidade de ganhos e data de fechamento;
  • interface simples e intuitiva. 

Vale lembrar que o CRM também pode – e deve – ser usado para o pós-venda das empresas e, claro, também de lojas virtuais. Quer saber porque essa etapa pode trazer muitos benefícios financeiros para a empresa? Então assista ao vídeo abaixo.

Quais as vantagens de um CRM para vendas?

Agora que já ficou claro o que é e como funciona o CRM na prática, vamos elencar alguns dos principais benefícios de se ter um sistema desse dentro da sua empresa caso você ainda não esteja convencido.

  • Dados e informações organizadas: através do CRM, todos os dados relevantes dos seus clientes e leads ficam ordenadas e disponíveis em um só lugar;
  • Integração de informações entre setores: todos os setores que têm contato com os leads e clientes podem se ajudar colocando novas informações no mesmo lugar;
  • Melhor na satisfação do cliente: uma vez que existe uma padronização, a abordagem e o atendimento aos clientes tendem a ser mais assertivos e, com isso, aumenta a satisfação deles;
  • Mais vendas: uma das consequência de se usar um CRM para vendas é o aumento nas conversões à medida que os vendedores e o time de marketing conseguem fazer abordagens mais personalizadas de forma a conduzir os leads até o momento de compra;
  • Geração de relatórios de desempenho: a única forma de saber se uma estratégia está dando resultado é acompanhando e analisando os resultados, certo? Outra funcionalidade interessante da maioria dos CRM’s é justamente a capacidade de gerar relatórios para isso.

E aí, qual CRM para vendas você vai trazer para o seu negócio? Lembre-se que eles oferecem opções de teste gratuito. Aproveite para experimentar! Esperamos ter ajudado e agora mãos na massa!
Este artigo foi escrito pela plataforma Negócios em Mente, que reúne as melhores ferramentas e cursos sobre vendas, empreendedorismo, marketing, gestão de projetos e muito mais!