Como desenvolver uma estratégia de pós-venda em 5 passos

Como desenvolver uma estratégia de pós-venda em 5 passos

Para que não esqueçamos, os serviços pós-venda de uma empresa atravessam a fronteira após uma compra.

Pensar nesses tipos de estratégias exige esforço, pois exige monitoramento constante. Portanto, antes de começar com as estratégias, responda às seguintes perguntas.

  • Como você fez com o produto?
  • Quais problemas você teve? O que deve melhorar?
  • Quais benefícios você encontrou no produto?

Uma vez respondidas essas perguntas, você terá uma visão mais clara do alcance da sua marca após a compra. Em seguida, comece a desenvolver uma estratégia de pós-venda com estes 5 passos.

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1. Crie uma rota de contato pós-venda

A base dos serviços pós-venda é manter uma comunicação eficiente com os clientes.

A busca de oportunidades de contato é um ponto crucial para qualquer campanha de pós-venda. Portanto, estabeleça um esboço de todas as ações que você realizará após o fechamento de uma venda.

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Por exemplo, após uma compra, você pode enviar um formulário para responder sobre como foi a experiência.

Outra ação importante é estabelecer tempos de contato. Imagine que você tem a API do WhatsApp e pode enviar notificações para o número do seu cliente.

Lá você deve se perguntar, depois de quanto tempo após sua última compra eu lhe envio uma oferta?

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Em geral, é aconselhável esperar 15 ou 30 dias para enviar uma oferta como cliente exclusivo. Dessa forma, você não o sobrecarrega com mensagens.

2. Crie um plano de fidelidade

Para que as estratégias de atendimento pós-venda sejam aplicadas corretamente, é importante que você tenha um plano de fidelidade.

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Mas o que esse plano contempla? Aqui estão alguns postos-chave a serem considerados:

  • Crie uma faixa de desconto apenas para clientes antigos.
  • Segmente os clientes por compras repetidas.
  • Estabeleça um cronograma para o envio de mensagens.
  • Crie descontos para clientes que compraram apenas uma vez.

Siga esses pontos e comece a fidelizar clientes que já compraram de você. Lembre-se que uma estratégia de fidelização faz parte do pós-venda e busca aproximar ainda mais os clientes por meio do lucro.

3. Ofereça informações exclusivas

Os clientes querem se sentir únicos. Você mesmo deve dar um nome aos seus clientes e enviar-lhes informações que eles não podem encontrar em nenhum lugar. Por exemplo, ofertas exclusivas ou lançamento de produtos.

Para isso, você pode usar o WhatsApp como ferramenta chave para enviar notificações.

Como você já tem a aprovação de seus clientes para o uso de seus dados, basta obter a API do WhatsApp para enviar mensagens sem cair em spam.

4. Dê presentes em datas especiais

Dê presentes aos clientes que sempre compram de você. Isso fará com que eles se sintam muito especiais.

Por exemplo, no aniversário dele você pode enviar um pequeno produto ou oferecer um desconto especial. Tudo vai depender do orçamento que sua empresa administra, muitas vezes você pode fazer grandes coisas com pouco orçamento.

O ideal é buscar aumentar o bem-estar dos clientes para aumentar as vendas online.

5. Atualize seu banco de dados ou CRM

Nunca pare de atualizar seu banco de dados, isso permite que você tenha as informações do cliente em mãos e, assim, você pode aplicar estratégias de atendimento pós-venda muito mais rapidamente.

Também é importante coletar informações dos chats de seus clientes. Assim, você pode descobrir quais perguntas frequentes são as mais solicitadas ou qual produto gera mais interesse.

Como oferecer um bom serviço pós-venda?

Você já tem sua estratégia pronta para seus serviços de pós-venda. Tome seu tempo e avalie onde você pode melhorar.

Por isso, a seguir, daremos algumas dicas de como você pode melhorar os serviços de pós-venda do seu negócio depois de implementado.

Gerar ações que motivem o cliente

Parte dos objetivos dos serviços de pós-venda da sua empresa deve ser colocar os clientes no centro.

Faça com que eles sintam que são importantes para o seu negócio e que você dedica o tempo necessário para atender todas as suas necessidades. Neste caso, a personalização das mensagens é um ponto chave para criar um sentimento de valor.

Saiba o que seus clientes dizem

Para uma boa implementação dos serviços pós-venda, nunca deixe de saber o que os seus clientes pensam da sua marca.

Mantenha contato constante com eles para saber como estão se saindo com o produto ou como foi sua experiência de compra. Avalie suas respostas e implemente mudanças com base no que eles dizem.

Contato após a compra

Como você já sabe, os serviços pós-venda são responsáveis ​​por acompanhar o usuário após a compra.

 Portanto, não demore muito para enviar uma mensagem aos seus clientes quando eles já tiverem comprado.

Você também pode fazer isso quando já tiver o produto. Tudo vai depender de quais ações para reter clientes você leva em consideração dentro do seu negócio.

Dê valor aos serviços pós-venda

Que o contato de uma compra não está apenas parabenizando você ou oferecendo um desconto na próxima compra. É preciso ir além e pensar que o contato com o cliente não é tão invasivo. Mas como alcançá-lo? Uma dica prática é enviar dicas de como aproveitar o produto adquirido ou como cuidar dele.