Mensagem de cobrança para cliente: passo a passo da cobrança amigável

Mensagem de cobrança para cliente: passo a passo da cobrança amigável

A mensagem de cobrança para cliente é uma forma de lembrá-lo sobre certos combinados, como o pagamento de um boleto, o envio de solicitação de pedidos ou aquela venda fiado, que ele prometeu que pagaria em dia. 

Pode ser um pouco constrangedor enviar mensagens de cobrança, tanto para você quanto para o seu cliente. Porém, essas mensagens podem evitar calotes, falta de controle e novas cobranças.

Logo, a mensagem de cobrança pode ser enviada com um ar mais amigável, para que a sua relação com seu cliente não tenha ruídos e desconfortos. 

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Então, se você quer saber como fazer uma mensagem de cobrança de cliente, é só continuar conferindo este artigo.

Boa leitura!

O que é uma mensagem de cobrança para cliente?

Uma mensagem de cobrança para cliente nada mais é do que um comunicado em texto que tem como objetivo lembrar sobre um pagamento.

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Além disso, ela pode ser enviada, por exemplo, quando o cliente ficou de enviar um documento importante, mas não enviou. 

Ou, então, quando você precisa fazer um follow-up, isto é, um acompanhamento com o cliente sobre uma venda que ainda não foi finalizada.

No entanto, os casos mais frequentes (e que provavelmente te trouxe até aqui) envolvem atrasos no pagamento por parte dos clientes, o que pode ser muito prejudicial e desequilibrar o fluxo de caixa e as contas a pagar do negócio.

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Quando enviar uma mensagem de cobrança para cliente?

O cenário ideal é enviar uma mensagem de cobrança para clientes antes mesmo da data do pagamento. Assim, caso ele realmente tenha se esquecido, pode se programar a tempo e realizar o pagamento na data correta.

É claro que a rotina pode ser corrida e, desse modo, é mais difícil antecipar a cobrança. Nesse sentido, quando o pagamento do cliente já venceu e não foi realizado, é preciso enviar uma mensagem de cobrança para o cliente em atraso que, como você verá mais adiante no artigo, não precisa ser desagradável!

Independentemente do contexto da mensagem, é indispensável fazer um controle de pagamentos preciso. Afinal, você não quer cobrar o cliente errado, ou cometer um equívoco na data de pagamento, concorda?

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Por isso, tenha um monitoramento eficiente sobre os pagamentos. Sem isso, será impossível manter o total controle do seu fluxo de caixa, o que pode, literalmente, custar caro!

Aqui, a dica é utilizar aplicativos para controle de vendas e pagamentos ou outras ferramentas. O essencial é que esse controle seja exercido diariamente para não afetar a saúde financeira do seu negócio.

Como fazer uma mensagem de cobrança ao cliente?

Cobrar os clientes pode ser um grande incômodo, mas, você, como vendedor, tem o direito de lembrá-los sobre seus pagamentos, principalmente se trabalha com vendas fiado.

Até porque, nesses casos, o cliente levou seu produto com a garantia de que te pagaria no tempo certo. Neste momento, foi dado um voto de confiança e, se ele não pagar, poderá trazer problemas para o empreendedor.

Portanto, não se preocupe. Cobrar seu cliente não significa que você está assumindo uma postura mais rígida. Isso é necessário, para o bem do seu negócio!

E, se você ainda não envia mensagem de cobrança para clientes, saiba que este comportamento pode estar fazendo você perder dinheiro. 

Mas isso não será mais uma realidade. Agora, você aprenderá como fazer uma mensagem de cobrança ao cliente em 3 passos simples!

1. Prefira os meios digitais para enviar as mensagens 

Evite cobrar seus clientes pessoalmente. Isso pode ser lido como uma abordagem mais afrontosa e esse é o último sentimento que queremos despertar.

No caso, prefira canais como e-mail e WhatsApp, que são particulares.

É interessante usar o WhatsApp para uma mensagem de cobrança para cliente porque você pode deixar uma mensagem pronta, acessá-la rapidamente e apenas editar os dados do destinatário.

Para utilizar o e-mail, é preciso entender o perfil do cliente e como ele consome seu produto ou serviço. Se, para tanto, ele tem o costume de utilizar este canal, o e-mail de cobrança para cliente é uma boa opção para enviar os lembretes.

Caso contrário, repense este canal. As mensagens enviadas por e-mail possuem uma taxa de abertura muito menor em comparação com o WhatsApp. Sendo assim, sua cobrança pode se perder facilmente na caixa de entrada do cliente.

2. Insira as informações necessárias na mensagem

A mensagem deve conter:

  • nome do cliente;
  • produto ou serviço em questão;
  • valor;
  • data de pagamento correta;
  • dados e opções de pagamento;
  • indicação de uma nova data de pagamento, caso esteja em atraso.

Com isso, o cliente pode encontrar todas as informações que precisa em uma única mensagem, o que agiliza bastante o pagamento devido.

3. Seja amigável 

Para ser amigável, trate o cliente pelo seu nome próprio, faça uma saudação, mostre-se compreensível, solicite uma resposta e sempre se coloque à disposição. 

Veja um modelo de mensagem de cobrança cliente que você pode utilizar como inspiração:

“Boa tarde, João! Como estão as coisas por aí? Tudo certo?

João, notei que o pagamento das camisetas customizadas que você encomendou ainda está em aberto e, como combinamos, anteriormente, ele seria realizado há três dias. 

De fato, estamos em um período de correria para todo mundo, não é mesmo? Por isso, o que acha de agendarmos o pagamento para quarta-feira, dia x? Meus dados estão logo abaixo, mas, qualquer dúvida, é só me dar um toque por aqui. Muito obrigado pela preferência! Fico à disposição!”

Confira mais um exemplo:

“Oi, Regina! Tudo bem?

Vi que o pagamento referente ao banho e tosa dos seus cachorros ainda não foi realizado. Aconteceu algum imprevisto? Pergunto porque sei que você está sempre em dia com seus pagamentos, e achei estranho o pagamento deste mês ainda estar em aberto. Espero que esteja tudo certo por aí! 

Podemos agendar o pagamento para segunda-feira, dia x? Os meus dados estão logo abaixo e, qualquer dúvida, você sabe que pode ficar à vontade para me chamar aqui. Um abraço!”

Agora, um exemplo de mensagem para lembrar o seu cliente sobre um pagamento:

“Bom dia, Victor! Tudo certo? Curtindo as férias?

Esse período do ano é sempre agitado, não é mesmo? Por isso, estou enviando essa mensagem apenas para te lembrar que o pagamento da nossa sessão de fotos ficou combinado para quinta-feira, dia 6, tudo bem? Se houver qualquer imprevisto, por favor, me avise. Um grande abraço!”

Viu? Enviar uma mensagem de cobrança para cliente não deve ser uma tarefa dolorosa. 

Esperamos que agora você possa enviar essas mensagens com mais leveza e, ainda, receber seus pagamentos em dia!

Este artigo foi escrito pelo SOMEI, um app 100% gratuito que ajuda microempreendedores e autônomos a controlar as vendas e organizar suas finanças.