Empréstimo consignado: vale a pena pedir ajuda financeira para pagar as contas do início do ano?

Empréstimo consignado: vale a pena pedir ajuda financeira para pagar as contas do início do ano?

Muitos gastos em pouco tempo podem apertar o orçamento das famílias e complicar o planejamento para o restante do ano

O começo do ano é sempre um momento de muitos gastos acumulados, como impostos, taxas, rematrículas, compra de materiais e uniformes escolares, entre outros custos típicos. Com tantas contas em um tempo curto, será que vale a pena solicitar dinheiro extra às instituições financeiras para aliviar o aperto financeiro e se preparar para o restante do ano?

Túlio Matos, sócio fundador da iCred, fintech que facilita o empréstimo consignado, aconselha que seja feito um projeto cuidadoso de gastos, para manter as contas em dia no restante do ano. “As contas de janeiro costumam apertar o orçamento das famílias e muitas pessoas recorrem a empréstimos ou entram no cheque especial. Porém, com os juros altos, podem acabar se enrolando no pagamento por meses”, afirma.

Saiba mais +Brasil bate recorde de empresas inadimplentes: 6,4 milhões

O executivo alerta para o perigo de se perder o controle logo nos primeiros meses. Para ele, se um empréstimo for realmente necessário, o ideal é utilizar o saldo FGTS como garantia, caso não haja pretensão de utilizá-lo no curto prazo. “Nesse modelo, a instituição financeira reserva uma quantia do seu fundo de garantia. É um dinheiro que você já tem, não precisará gastar em uma nova dívida. Isso pode ajudar a organizar a vida financeira e planejar os meses seguintes”, explica.

Para quem optar pelo empréstimo, é importante ressaltar a importância do pagamento à vista para não comprometer a renda dos salários seguintes. “O empréstimo deve ser solicitado em caso de necessidade, e não de luxo. Rematrículas ou mensalidades de instituição de ensino entram como necessidade para não parar os estudos, mas volto a ressaltar que é importante se planejar para isso não virar rotina todo ano”, finaliza o executivo.

Sobre a iCred:

Saiba mais +Explorando os benefícios de investir em dividendos

Fintech criada no começo de 2022 para facilitar o acesso ao crédito e empréstimo pessoal. Com apenas seis meses de operação, a empresa já antecipou quase R$200 milhões em FGTS. A aprovação do cadastro de cada usuário é feita em até três minutos, com dinheiro rapidamente liberado via PIX. Oferece uma linha de crédito para antecipação do FGTS e incluirá, até o fim do ano, o INSS e Auxílio Brasil.