Entenda quais as vantagens de apostar no consórcio para aeronaves

A vantagem de um consórcio é que as parcelas geralmente são muito mais baixas do que um produto que é parcelado em um cartão, por exemplo. O problema do consórcio é a espera e o azar de ser um dos últimos sorteados para receber o produto. Porém quando não há nenhuma urgência em receber o produto o consórcio pode ser muito tentador.

Uma forma de consórcio desconhecida é o consórcio de aeronaves. Venha entender como funciona essa modalidade e suas vantagens.

Como funciona o consórcio de aeronaves?

O consórcio de aeronaves funciona de forma bastante similar a todos os outros tipos de consórcio. Consórcios geralmente funcionam do seguinte modo: um grupo que almeja o mesmo bem ou serviço se reúne em uma sociedade que paga uma quantidade pré definida de parcelas, o valor também não se altera entre os integrantes do consórcio.

Conforme as parcelas são pagas, mensalmente é sorteado um – ou mais – dos integrantes para receber o bem ou serviço, no fim das parcelas todos receberão, porém de maneira aleatória por sorteio. Para aumentar suas chances de ser contemplado antes, os integrantes podem dar, segundo as regras da agência do consórcio, lances que aumentam suas chances de ser sorteado.

O mesmo ocorre com o consórcio de aeronaves. Essa opção de compra criada especialmente no Brasil, o consórcio, é bastante procurado porque não inclui juros e embora as parcelas costumam ser em maior quantidade para quem não tem pressa em receber o produto é uma boa oportunidade.

Tipos de aeronaves para consórcio?

Os tipos de aeronaves disponíveis para consórcio são:

Aeronave piper.

Essa é uma aeronave menor que utiliza motores turbo hélice, comporta no máximo 3 pessoas e custa por volta de 200 mil reais.

Aeronave Bandeirante

Bandeirante é uma aeronave bimotor que também geralmente suporta 15 pessoas. Seu valor varia entre 500 mil reais a até 1 milhão.

Boeing

O maior e mais caro avião da lista, mas que também pode ser adquirido em um consórcio. Um avião Boeing pode comportar até mais de uma centena de passageiros, e custa por volta de 200 milhões de reais.

Quais os outros tipos de consórcios e como funcionam?

Consórcios de aeronaves são só uma parcela pequena desse tipo de negócio, mas há inúmeras corretoras que realizam consórcio de diversos tipos. Todos eles funcionam com a mesma linha base, onde o grupo paga igualmente e é proposto pela corretora, de forma clara, oportunidades de lance para aumentar as chances de ser contemplado, ou de fato antecipar a conquista do produto.

Cada corretora está livre para expor suas regras de lances, desde que seja claro. Veremos abaixo outro tipos de consórcios:

Consórcio de imóveis

Provavelmente o tipo mais procurado de consórcio. Nele os membros do grupo pagam por um imóvel esperando sua vez de serem contemplados. Nesse caso os imóveis são iguais e têm condições bastante parecidas.

Consórcio de veículos

Junto com o consórcio de imóveis, o consórcio de veículos também é bastante comum. Nessa modalidade é possível entrar em um consórcio de carros, motos, caminhonetes,  máquinas, frotas industriais e outros tipos de produtos.

Consórcio de serviços

Esse tipo de consórcio é mais incomum, mas ainda é feito. É muito incomum e nenhum pouco recomendado fazer consórcios de serviços emergenciais, pela demora que o cliente pode ter para ser sorteado. Os consórcios de serviço incluem procedimentos estéticos, planos turísticos, reformas de residência entre outros.

Consórcio de eletros

Consórcios de eletrodomésticos podem envolver aspiradores de pó, máquinas de som, máquinas de lavar, notebooks e uma série de aparelhos ou um grupo deles.