Dermatologista alerta para os perigos do uso de espumas e tintas de cabelo em spray pelas crianças durante o carnaval

Dermatologista alerta para os perigos do uso de espumas e tintas de cabelo em spray pelas crianças durante o carnaval

Carnaval é sinônimo de alegria e cores, especialmente para a criançada que adora se divertir com espuminhas e tintas para cabelo em spray. Mas, você sabia que essa brincadeira colorida pode esconder alguns perigos? Uma dermatologista levanta a bandeira vermelha sobre os riscos desses produtos e nos dá dicas valiosas para manter a festa segura e divertida. Vamos mergulhar nesse assunto?

Tradicionais no carnaval, espuminhas e tintas coloridas em spray para cabelo costumam fazer a alegria e a diversão da criançada durante o período de festa. Mas o que muitos não sabem é esse tipo de brincadeira também pode causar sérios danos à saúde, principalmente, pelo contato prolongado com as substâncias na pele.

A dermatologista Vanessa Rolim explica que a composição da espuma pode apresentar substâncias que, em contato com a pele, causam reações alérgicas, urticárias, irritações na garganta, nos olhos e até queimaduras. Além disso, o gás utilizado para fazer com que o mecanismo de spray funcione é derivado de petróleo, altamente inflamável e prejudicial à saúde.

Saiba mais +Amendoim é uma boa fonte de proteínas? A surpreendente verdade

Para garantir a diversão e a segurança de todos durante os quatro dias de folia, a especialista orienta sobre os cuidados necessários ao utilizar esses produtos.

“A principal orientação é que as crianças sejam fiscalizadas pelos pais ou responsáveis durante o uso desses produtos e que evitem a aplicação na face e, principalmente, nos olhos. Os sprays de espuma são aerossóis e contêm gases inflamáveis. Por isso, é fundamental manter esses produtos longe de fontes de calor”, ressalta a médica do Complexo de Saúde Emilio Ribas.

Segundo a dermatologista, com relação aos sprays de cabelos, valem as mesmas orientações do spray de espuma. Geralmente são produtos com tintas temporárias, mas que também podem gerar algum tipo de reação alérgica.

Saiba mais +Ressaca é sinal de alerta para o organismo

“A orientação é evitar em crianças que já tenham alguma condição dermatológica pré-existente e realizar um teste passando uma pequena quantidade do produto no antebraço, antes do uso. Sempre verificar se os produtos têm selo da Anvisa e se são produtos específicos para uso infantil”, pontua.

Cuidados Necessários com Espumas e Tintas de Cabelo em Spray para Crianças no Carnaval: Alerta de Dermatologista

Durante o Carnaval, o uso de espumas e tintas de cabelo em spray é comum entre as crianças, mas pode trazer riscos à saúde. A dermatologista Vanessa Rolim alerta para os perigos desses produtos, que podem causar reações alérgicas, irritações e até queimaduras devido às substâncias químicas e gases inflamáveis presentes. Ela enfatiza a importância da supervisão dos pais e recomenda cuidados específicos, como evitar a aplicação no rosto e verificar a aprovação da Anvisa, para assegurar tanto a diversão quanto a segurança dos pequenos.

Quais são os riscos do uso de espumas e tintas de cabelo em spray no Carnaval?
Podem causar reações alérgicas, urticárias, irritações na garganta e nos olhos, além de queimaduras devido ao contato com substâncias químicas e gases inflamáveis.

Saiba mais +Mês das mulheres, pobreza menstrual em pauta

O que a dermatologista Vanessa Rolim recomenda para minimizar os riscos?
Supervisão dos pais durante o uso, evitar aplicação no rosto, especialmente nos olhos, e manter os produtos longe de fontes de calor.

Os sprays de espuma são seguros para todas as crianças?
Não, especialmente para aquelas que já têm condições dermatológicas pré-existentes. É recomendado fazer um teste de alergia no antebraço antes do uso.

Como escolher produtos seguros para uso infantil durante o Carnaval?
Verificar se os produtos têm selo da Anvisa e se são específicos para uso infantil, garantindo assim sua segurança e adequação.

Saiba mais +Tratamento com tecnologia de ponta acelera resultados no enfrentamento à aversão alimentar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Qual a principal orientação para o uso de sprays de cabelo em crianças?
Além das precauções gerais, é importante realizar um teste de alergia e escolher produtos com tintas temporárias aprovadas para uso infantil, evitando reações alérgicas.