Como organizar um depósito? Confira dicas de organização essenciais para o armazém

Como organizar um depósito? Confira dicas de organização essenciais para o armazém

Como organizar um depósito ou armazém? Os gerentes de logística se perguntam como organizar um armazém do zero quando iniciam as atividades de uma empresa dos setores manufatureiro, industrial e alimentício.

Mesmo empresas familiares, como restaurantes, podem precisar de um depósito para armazenar mercadorias e produtos. É um elemento estratégico da operação. A organização é essencial para garantir que os abastecimentos ocorram corretamente.

Os produtos não devem se deteriorar, os movimentos das mercadorias devem ser realizados de forma segura e funcional. Leia conosco e confira dicas essenciais sobre como organizar um depósito, vamos lá!

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Quais empresas têm um armazém para gerenciar?

A concepção e gestão de armazéns são atividades exigentes e estimulantes para um grande número de empresas, grandes, médias e pequenas. Mesmo um restaurante familiar tem de enfrentar a necessidade de montar e tornar eficiente um pequeno armazém.

O mesmo vale para uma oficina que fornece peças de reposição, para farmácias, bares e lojas. Nos setores manufatureiro, industrial e alimentício, o armazenamento de mercadorias é de suma importância. Os armazéns de empresas deste tipo são grandes e complexos.

O armazenamento da mercadoria

Os armazéns são espaços adequados para aquele conjunto de atividades que se enquadram na definição de “armazenagem de mercadorias”. Esta é a fase após o recebimento da mercadoria e tem a ver com a ideia de “estocar”.

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A armazenagem de mercadorias prevê que os objetos e mercadorias sejam armazenados e disponibilizados em um espaço especial, que é justamente o galpão logístico.

A expressão “armazenamento de mercadorias” implica, portanto, que existe a ocupação física de uma sala dedicada e um intervalo de tempo em que a ocupação é mantida para determinados objetos.

Organize o armazém com uma boa subdivisão dos espaços

O primeiro passo para entender como organizar um depósito totalmente do zero é a avaliação e subdivisão do espaço disponível para o armazenamento de mercadorias.

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O resultado desta primeira análise depende de duas quantidades: o número de objetos que devem ser armazenados em determinados intervalos de tempo e o volume que os objetos ocupam.

A organização do armazém começa pelas suas dimensões, que devem ser adaptadas às necessidades.

A avaliação da adequação de um armazém também deve ser feita considerando a necessidade de movimentar a mercadoria de forma funcional. Para que o manuseio das mercadorias ocorra sem problemas, é importante dividir corretamente as instalações do armazém.

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Como dividir espaços industriais?

Algumas mercadorias requerem alguns arranjos específicos para serem armazenadas e mantidas disponíveis como estoque por um determinado período de tempo. Devemos, portanto, nos perguntar como dividir os espaços do armazém para que sejam mantidas as condições adequadas para sua conservação.

Um exemplo marcante é o das empresas do setor de alimentos: os produtos perecíveis devem ser armazenados em temperatura adequada para evitar que se deteriorem prematuramente.

Outro aspecto a considerar é o possível ataque das mercadorias por parasitas e insetos. Em outros casos, é importante limitar a presença de poeira e poluentes.

Portas e cortinas listradas de PVC reduzem a dispersão de calor e poeira

Com portas e cortinas de PVC listrado, é possível reduzir a perda de calor e a presença de poeira, poluentes e insetos. Na verdade, são fechamentos industriais flexíveis que dividem os espaços de um armazém, facilitando o trânsito de pessoas e paletes.

São especialmente feitos para abrir somente quando estritamente necessário para a passagem dos operadores juntamente com os objetos transportados. Assim, a passagem de ar entre uma sala e outra é reduzida ao mínimo.

Garante-se assim um certo isolamento térmico e uma boa proteção contra tudo o que possa prejudicar a mercadoria. E então, o que achou das nossas dicas sobre como organizar um depósito do zero? Ficou com dúvidas? Comente abaixo e até a próxima!