Você está entre os 86% de profissionais que preferem usar e-mails como canais de comunicação para fazer negócios? Respondeu sim? Então vamos além: você sabe como criar um e-mail de apresentação de vendas efetivo e descomplicado? Este é um desafio comum a muitos vendedores, e superá-lo pode ser decisivo para potencializar o número de conversões de vendas iniciadas virtualmente.
No artigo de hoje, reunimos algumas dicas de ouro, elaboradas por quem entende do assunto, para te ajudar a criar o melhor e-mail de apresentação de vendas possível!
- O que seu cliente precisa saber no primeiro contato com a sua empresa? Elementos essenciais do e-mail de apresentação de vendas
- Elementos extras para um e-mail de apresentação de vendas matador
- Título do e-mail
- Apresentação de vendas
- Personalização
- Na prática: 2 exemplos de e-mail de apresentação de vendas para testar
- EXEMPLO 1
- EXEMPLO 2:
O que seu cliente precisa saber no primeiro contato com a sua empresa? Elementos essenciais do e-mail de apresentação de vendas
Separamos alguns elementos-chave para criar um e-mail de apresentação de vendas eficaz — com direito a dicas extras e pulos-do-gato!
Saiba mais +O que é funil de vendas online e quais as etapas para criar um?- Abertura
Não subestime a abertura do seu e-mail de apresentação de vendas! Pode parecer algo banal e até desimportante, mas seu nível de simpatia, clareza e convencimento logo na abertura podem determinar a continuidade ou não da leitura daquele contato.
Tecnicamente, a abertura engloba o título do e-mail (sobre o qual falaremos com mais detalhes a seguir) e as primeiras palavras do corpo da mensagem. É fundamental, portanto, que você seja capaz de cativar, despertar a curiosidade ou engajar seu público-alvo já nas linhas iniciais da sua mensagem.
- Apresentação do benefício
A apresentação do seu produto não deve ser feita de forma automática e focada exclusivamente no produto. Já leu sobre argumentação de vendas? Então você sabe que, mais do que o item em si, é preciso saber vender os benefícios trazidos por ele. Isso acontece também no e-mail de apresentação de vendas.
Saiba mais +Como escolher o melhor advogado para atuar na minha causaÉ aqui que seu cliente compreende por que ele deve se interessar por aquilo que você oferece, portanto, o benefício precisa ser apresentado de forma clara e compreensível.
- Encerramento
Nada de “Até breve” e tchau. Um bom e-mail de apresentação de vendas é estratégico até em seu encerramento. Não basta se despedir e cruzar os dedos para que o potencial cliente faça algo: é preciso estimular esta ação.
Portanto, escolha o melhor CTA (Chamado para a Ação, tradução para Call to Action, em inglês) e finalize seu e-mail dando aquele “empurrãozinho” para que o leitor se sinta impelido a tomar uma atitude. O CTA depende da sua intenção com o cliente. Você pode, por exemplo:
Saiba mais +10 benefícios de trabalhar em um coworking em Ribeirão Preto- solicitar que ele entre em contato por você por telefone;
- responda ao e-mail enviado;
- siga a empresa em alguma rede social;
- visite o site;
- agende uma reunião (para uma data e hora pré-estipulados por você);
Observação importante: sabemos o quão tentador pode ser utilizar diversos CTAs em uma só mensagem. Mas lembre-se de que, se aplicada de maneira aleatória, a estratégia pode ter efeito contrário e o leitor não saberá ao certo que atitude tomar. Na dúvida, opte pela ação mais estratégica sempre!
Elementos extras para um e-mail de apresentação de vendas matador
Pensa que acabou? Aqui vão algumas dicas pro para otimizar o seu e-mail de apresentação de vendas!
Título do e-mail
O título do e-mail merece uma atenção especial se o objetivo é gerar conversões de vendas ou abrir caminho para uma negociação. É preciso escolher bem as palavras e utilizar da melhor forma os gatilhos de vendas para obter sucesso já na taxa de abertura.
Saiba mais +7 formas para aprender espanhol – Confira e aprenda!A verdade é que mais de 30% dos destinatários “escolhem” abrir ou não um e-mail tomando como base apenas o título. Sendo assim, é importante que ele seja capaz de resumir a temática do texto, despertando curiosidade e interesse do leitor.
Aqui vão algumas dicas para elaborar um título com alto índice de abertura:
- use números (exemplo: “X motivos para…” ou “X% mais vendas para a sua empresa”);
- use o nome do cliente ou da empresa que ele representa no título do e-mail;
- faça perguntas ao leitor (“quer resolver X problema?” ou “em busca de uma solução para X?”);
- use adjetivos impactantes, como RÁPIDO, EFICAZ, EXCLUSIVO, PERSONALIZADO, SURPREENDENTE;
- seja objetivo (o ideal é criar títulos de e-mail com até 50 caracteres, incluindo os espaços).
Apresentação de vendas
Caso deseje levar ao potencial cliente mais informações sobre a sua empresa ou caso o e-mail represente a continuidade de um contato inicial, pode ser interessante anexar a sua apresentação de vendas na mensagem.
Neste caso, o CTA utilizado deve estimular a leitura do documento e o contato posterior em caso de dúvidas.
Outra dica importante neste cenário é: não seja redundante! Coloque informações complementares no corpo e no anexo do e-mail. Faça com que o leitor entenda que a compreensão de ambos é fundamental para o entendimento completo da proposta.
Personalização
Por fim, o elemento essencial para o sucesso de um e-mail de apresentação de vendas: a personalização.
Todo consumidor busca a oportunidade de negociar com empresas que entendem suas demandas e os tratam de forma personalizada. Por isso, nada de e-mails padronizados e mensagens genéricas para todos os seus clientes!
A etapa inicial da jornada do consumidor exige que você utilize informações retiradas de uma pesquisa prévia sobre a marca, que mostrem que você sabe exatamente como resolver o problema daquele consumidor de forma específica.
Na prática: 2 exemplos de e-mail de apresentação de vendas para testar
Captou nossas dicas? Que tal entender como todas elas funcionam na prática? Veja nossos 2 exemplos de e-mail de apresentação de vendas a seguir!
EXEMPLO 1
Título do e-mail:
Aqui está a sua solução para [DESCREVER O PROBLEMA]
Corpo do e-mail:
Olá, [NOME DO CLIENTE], como vai?
Sabemos que a sua empresa [NOME DA EMPRESA] busca soluções para resolver [PROBLEMA]. Nossa solução ajuda a [APRESENTAR ESTATÍSTICAS E FATOS QUE COMPROVEM A EFICÁCIA DA SOLUÇÃO EM NEGÓCIOS DE PERFIL SEMELHANTE].
No anexo, envio nossa apresentação de vendas com uma proposta especial para você. Dê uma olhada e responda a este e-mail caso tenha dúvidas.
Até breve,
[ASSINATURA]
EXEMPLO 2:
Título do e-mail:
Exclusivo para você: 50% off em [SUA SOLUÇÃO]
Corpo do e-mail:
Olá, [NOME DO CLIENTE], como vai?
Em busca de [DEMANDA QUE O CLIENTE BUSCA SOLUCIONAR], certo? Nós conhecemos o seu problema e temos a solução ideal.
Nosso pacote [DESCRIÇÃO DO PACOTE], desenvolvido especificamente para [MOSTRAR COMO O PRODUTO VAI SOLUCIONAR A DEMANDA DO CLIENTE] está em oferta, e separei condições especiais para você até esta sexta-feira.
Entre em contato comigo no número XXXX-XXXX para que possamos falar sobre a solução!
Até breve,
[ASSINATURA]
Com um bom e-mail de apresentação de vendas, sua empresa terá uma arma infalível para captar a atenção dos clientes e iniciar um contato personalizado, com chances ainda maiores de chegar ao fechamento! Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.