Como fazer um e-mail de apresentação de vendas?

Você está entre os 86% de profissionais que preferem usar e-mails como canais de comunicação para fazer negócios? Respondeu sim? Então vamos além: você sabe como criar um e-mail de apresentação de vendas efetivo e descomplicado? Este é um desafio comum a muitos vendedores, e superá-lo pode ser decisivo para potencializar o número de conversões de vendas iniciadas virtualmente. 

No artigo de hoje, reunimos algumas dicas de ouro, elaboradas por quem entende do assunto, para te ajudar a criar o melhor e-mail de apresentação de vendas possível! 

O que seu cliente precisa saber no primeiro contato com a sua empresa? Elementos essenciais do e-mail de apresentação de vendas

Separamos alguns elementos-chave para criar um e-mail de apresentação de vendas eficaz — com direito a dicas extras e pulos-do-gato! 

  1. Abertura

Não subestime a abertura do seu e-mail de apresentação de vendas! Pode parecer algo banal e até desimportante, mas seu nível de simpatia, clareza e convencimento logo na abertura podem determinar a continuidade ou não da leitura daquele contato. 

Tecnicamente, a abertura engloba o título do e-mail (sobre o qual falaremos com mais detalhes a seguir) e as primeiras palavras do corpo da mensagem. É fundamental, portanto, que você seja capaz de cativar, despertar a curiosidade ou engajar seu público-alvo já nas linhas iniciais da sua mensagem. 

  1. Apresentação do benefício

A apresentação do seu produto não deve ser feita de forma automática e focada exclusivamente no produto. Já leu sobre argumentação de vendas? Então você sabe que, mais do que o item em si, é preciso saber vender os benefícios trazidos por ele. Isso acontece também no e-mail de apresentação de vendas.  

É aqui que seu cliente compreende por que ele deve se interessar por aquilo que você oferece, portanto, o benefício precisa ser apresentado de forma clara e compreensível. 

  1. Encerramento

Nada de “Até breve” e tchau. Um bom e-mail de apresentação de vendas é estratégico até em seu encerramento. Não basta se despedir e cruzar os dedos para que o potencial cliente faça algo: é preciso estimular esta ação. 

Portanto, escolha o melhor CTA (Chamado para a Ação, tradução para Call to Action, em inglês) e finalize seu e-mail dando aquele “empurrãozinho” para que o leitor se sinta impelido a tomar uma atitude. O CTA depende da sua intenção com o cliente. Você pode, por exemplo: 

  • solicitar que ele entre em contato por você por telefone;
  • responda ao e-mail enviado;
  • siga a empresa em alguma rede social;
  • visite o site;
  • agende uma reunião (para uma data e hora pré-estipulados por você);

Observação importante: sabemos o quão tentador pode ser utilizar diversos CTAs em uma só mensagem. Mas lembre-se de que, se aplicada de maneira aleatória, a estratégia pode ter efeito contrário e o leitor não saberá ao certo que atitude tomar. Na dúvida, opte pela ação mais estratégica sempre! 

Elementos extras para um e-mail de apresentação de vendas matador

Pensa que acabou? Aqui vão algumas dicas pro para otimizar o seu e-mail de apresentação de vendas! 

Título do e-mail 

O título do e-mail merece uma atenção especial se o objetivo é gerar conversões de vendas ou abrir caminho para uma negociação. É preciso escolher bem as palavras e utilizar da melhor forma os gatilhos de vendas para obter sucesso já na taxa de abertura. 

A verdade é que mais de 30% dos destinatários “escolhem” abrir ou não um e-mail tomando como base apenas o título. Sendo assim, é importante que ele seja capaz de resumir a temática do texto, despertando curiosidade e interesse do leitor. 

Aqui vão algumas dicas para elaborar um título com alto índice de abertura: 

  • use números (exemplo: “X motivos para…” ou “X% mais vendas para a sua empresa”);
  • use o nome do cliente ou da empresa que ele representa no título do e-mail;
  • faça perguntas ao leitor (“quer resolver X problema?” ou “em busca de uma solução para X?”);
  • use adjetivos impactantes, como RÁPIDO, EFICAZ, EXCLUSIVO, PERSONALIZADO, SURPREENDENTE;
  • seja objetivo (o ideal é criar títulos de e-mail com até 50 caracteres, incluindo os espaços). 

Apresentação de vendas

Caso deseje levar ao potencial cliente mais informações sobre a sua empresa ou caso o e-mail represente a continuidade de um contato inicial, pode ser interessante anexar a sua apresentação de vendas na mensagem. 

Neste caso, o CTA utilizado deve estimular a leitura do documento e o contato posterior em caso de dúvidas. 

Outra dica importante neste cenário é: não seja redundante! Coloque informações complementares no corpo e no anexo do e-mail. Faça com que o leitor entenda que a compreensão de ambos é fundamental para o entendimento completo da proposta. 

Personalização

Por fim, o elemento essencial para o sucesso de um e-mail de apresentação de vendas: a personalização

Todo consumidor busca a oportunidade de negociar com empresas que entendem suas demandas e os tratam de forma personalizada. Por isso, nada de e-mails padronizados e mensagens genéricas para todos os seus clientes!

A etapa inicial da jornada do consumidor exige que você utilize informações retiradas de uma pesquisa prévia sobre a marca, que mostrem que você sabe exatamente como resolver o problema daquele consumidor de forma específica. 

Na prática: 2 exemplos de e-mail de apresentação de vendas para testar 

Captou nossas dicas? Que tal entender como todas elas funcionam na prática? Veja nossos 2 exemplos de e-mail de apresentação de vendas a seguir! 

EXEMPLO 1 

Título do e-mail:

Aqui está a sua solução para [DESCREVER O PROBLEMA]

Corpo do e-mail:

Olá, [NOME DO CLIENTE], como vai? 

Sabemos que a sua empresa [NOME DA EMPRESA] busca soluções para resolver [PROBLEMA]. Nossa solução ajuda a [APRESENTAR ESTATÍSTICAS E FATOS QUE COMPROVEM A EFICÁCIA DA SOLUÇÃO EM NEGÓCIOS DE PERFIL SEMELHANTE]. 

No anexo, envio nossa apresentação de vendas com uma proposta especial para você. Dê uma olhada e responda a este e-mail caso tenha dúvidas. 

Até breve,

[ASSINATURA] 

EXEMPLO 2: 

Título do e-mail:

Exclusivo para você: 50% off em [SUA SOLUÇÃO]

Corpo do e-mail:

Olá, [NOME DO CLIENTE], como vai? 

Em busca de [DEMANDA QUE O CLIENTE BUSCA SOLUCIONAR], certo? Nós conhecemos o seu problema e temos a solução ideal. 

Nosso pacote [DESCRIÇÃO DO PACOTE], desenvolvido especificamente para [MOSTRAR COMO O PRODUTO VAI SOLUCIONAR A DEMANDA DO CLIENTE] está em oferta, e separei condições especiais para você até esta sexta-feira. 

Entre em contato comigo no número XXXX-XXXX para que possamos falar sobre a solução! 

Até breve,

[ASSINATURA]

Com um bom e-mail de apresentação de vendas, sua empresa terá uma arma infalível para captar a atenção dos clientes e iniciar um contato personalizado, com chances ainda maiores de chegar ao fechamento! Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.