Esta data especial de vendas exige muita preparação do varejo, especialmente com a total abertura das lojas físicas e com a necessidade de oferecer experiências omnichannel aos consumidores. É preciso garantir a proteção das pessoas e do patrimônio, bem como a segurança e privacidade de seus dados
São Paulo, novembro de 2021 – A Black Friday já integra o calendário comercial brasileiro há alguns anos, é a segunda data mais importante de vendas on-line, porém o volume de pessoas e patrimônio que movimenta são sempre desafiadores. É uma data que exige ações e precauções muito antes de sua efetiva realização. Isso porque envolve, não somente as lojas físicas e on-line – com os repectivos cuidados para proteção física e digital -, mas atenção a todo o processo de armazenamento e logística de fabricantes, atacadistas e lojistas.
“Depois de dois anos com as lojas completamente ou parcialmente fechadas, que impulsionaram o e-commerce, este é o primeiro ano com abertura total dos espaços físicos. Trata-se de uma novo cenário para o varejo, que exige dos gestores uma nova visão estratégica sobre como viabiizar estratégias omnichannel. Para complicar um pouco mais o cenário, a Blak Friday 2022 ocorre durante a Copa do Mundo no Catar”, comenta José Antonio Rodrigues Neto, gerente de Vendas para verticais de Varejo e Finanças.
Saiba mais +Expectativa da Awin é que negócios com marketing de afiliados cresçam até 55% na Black Friday 2022Depois de dois anos comprando on-line, os consumidores podem agora pesquisar on-line e comprar na loja física ou vice-versa, o que requer agilidade, excelência de atendimento e eficiencia na oferta e na entrega em múltiplos canais (websites, WhatsApp, telefone, espaços físicos etc). “Neste contexto, os varejistas precisam cada vez mais conhecer e entender seus consumidores, bem como oferecer lojas físicas mais integradas, inteligentes e seguras, estando antenados aos movimentos das pessoas nos espaços, no melhor posicionamento das promoções, na redução de filas e na prevenção de roubos e perdas. É um desafio muito grande, especialmente considerando-se que ainda é necessário manter a cibersegurança e os cuidados no comércio eletrônico”, avalia Rodrigues Neto.
A Genetec, empresa canadense líder em tecnologia nas áreas de segurança unificada, segurança pública, operações e inteligência de negócios, tem reforçado junto aos seus clientes do setor varejista a necessidade de atualização constante das soluções de segurança e inteligência de negócios a fim de garantir experiências mais eficazes e interessantes aos clientes, bem como uma logística mais assertiva para cumprir os prazos acordados de entrega, seja em suas residências ou nas lojas físicas, com a qualidade esperada pelos consumidores.
“Este ano, a tendência é que os consumidores intensifiquem às compras de eletrodomésticos, eletrônicos, smartphones, cosméticos e brinquedos, entre outros produtos, e que os volumes de vendas superem os atingidos em 2021 em função das promoções e dos cashbacks oferecidos pelo mercado”, acredita Rodrigues Neto. Segundo ele, diante deste contexto, a tecnologia é uma grande parceira, pois pode ajudar o setor a garantir a segurança de clientes, colaboradores e parceiros (fisicamente) e a sua própria segurança patrimonial. O primeiro passo para isto é as empresas avaliarem se estão ou não bem preparadas em termos de segurança física. “Essa avaliação é válida tanto para a Black Friday, como para as próximas datas comemorativas importantes para o comércio”, ressalta o executivo da Genetec.
Saiba mais +À frente do maior evento de Front-End do Brasil, A FRONTIN é comandada por duas mulheres e apoia a diversidade e inclusão na tecnologiaFoco em oferecer a melhor experiência possível aos consumidores
Se o varejista, seja de rua ou de shopping, já tem uma estrutura de segurança, ele precisa verificar o que pode fazer para melhorá-la. Agora, se a loja ainda não se preparou, precisará de uma consultoria para avaliar o que é o mínimo necessário a ser feito e saber como a tecnologia pode ajudar. A inteligência de negócios usada pela ferramenta da Genetec pode ajudar a manter o distanciamento adequado entre as pessoas nas filas e a medir o tempo de espera, para que os gestores possam tomar providências para reduzir as filas e otimizar o atendimento. Possibilita também controlar o fluxo interno para verificar quais áreas ou gondolas estão despertando maior interesse dos consumidores e se os produtos estão organizados e dispostos de forma atrativa. Hoje, é possível ainda monitorar e controlar os sistemas IOT para assegurar que as áreas oferecem a correta iluminação e a temperatura adequada no ar condicionado.
Outro ponto importante é a proteção ao furto. O cliente que vai às lojas precisa estar tranquilo enquanto faz suas compras, sabendo que o estabelecimento está cuidando também de seus bens materiais. “Nossas soluções estão unificadas e é possível visualizar os dados e receber alertas de diferentes ocorrências em toda uma a rede de lojas em tempo real. Os alertas vão para o centro de controle e para qualquer funcionário cadastrado pelo administrador, inclusive no celular, tudo de forma personalizada visando agilidade de ação das equipes de segurança, de tecnologia, vendas e marketing que podem se beneficar de insights do Genetec Security Center”, explica Rodrigues Neto.
Saiba mais +“Se Candidate, Mulher!” abre 1000 vagas em programa de mentoria e recolocação para mulheres negrasGarantia de segurança física e patrimonial em todo o processo logístico e de vendas
Todo período de maior movimento de vendas é mais crítico, especialmente nos centros de distribuição. O estoque e o controle de docas são pontos de extrema importancia durante as sazonalidades. “Ainda que estejamos em um momento de crise, grandes varejistas continuam a investir nos CDs. A tecnologia é aliada do varejista para evitar perdas internas e para otimizar processos, é um investimento, cujo retorno do investimento é garantido. Isso também significa mais acuracidade, ou seja, um melhor atendimento para o consumidor, seja no consumo on-line ou na loja física”, destaca o executivo da Genetec.
As ferramentas que a Genetec asseguram visibilidade em tempo real das operações de pátio e ativos e do inventário de produtos, auxiliando na redução de custos com atrasos e detenção de containers, redução de aluguel e de trabalho de docas ociosas, melhor gerenciamento dos compromissos e análise de performance, e até do tempo de espera para carga e descarga, entre outros pontos. Também aqui se aplicam as questões sanitárias de contagem de pessoas, informações de distanciamento etc.
Saiba mais +Qual o potencial da educação online? Compare prós e contras!“Temos uma solução bem interessante para a área de docas – o Sipelia – que permite a integração de intercomunicadores com a central de segurança, o nosso Security Center. Além de liberação de acesso, ele funciona também, por exemplo, para o recebimento de entradas, fazendo até a conferência de notas fiscais, tudo sem contato presencial. Interfones, videoporteiros e até drones estão a serviço das empresas para assegurar ainda mais segurança aos colaboradores das docas, especialmente nesse momento de pandemia”, ressalta Rodrigues Neto.
Outro fator importante é a necessidade do varejista escolher sempre soluções que tragam, além de segurança física e cibernética, inteligência aos negócios. Ou seja, que contribuam para a geração de dados que ajudem a melhorar a gestão dos negócio como um todo, propiciando economia ao incorporar, por exemplo, soluções de IoT, que ajudem a controlar o consumo e a temperatura dos equipamentos, e que assim tragam mais rapidamente retorno dos investimentos (ROI).
Sobre a Genetec
A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando o setor de segurança física há mais de 25 anos. Hoje, a empresa desenvolve soluções projetadas para melhorar a segurança, a inteligência e as operações de empresas, governos e comunidades em que vivemos. Seu principal produto, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica vigilância por vídeo baseada em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), comunicações e análises. Fundada em 1997 e sediada em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de canal e consultores certificados em mais de 159 países.