Peças importadas de automóveis são mais caras?

Uma das dúvidas mais comuns entre os motoristas está relacionada com o conhecimento de que as peças importadas de automóveis são mais caras do que as nacionais. Além disso, ainda há o preconceito com quem compra fora do Brasil, mesmo que essa prática seja comum nos dias de hoje.

Com a facilidade do comércio, é muito comum que os brasileiros optem por escolher peças de fora do país. Isso não quer dizer que a sua qualidade foi reduzida ou algo parecido. Aproveite para conferir todas as informações sobre o assunto e entender o porquê de peças importadas serem vantajosas.

Como fazer a escolha entre peças nacionais e importadas

Mesmo pensando que as peças importadas de automóveis são mais caras, esse tipo de informação não está correta. Muitos donos de oficinas mecânicas que querem revender peças em seu estabelecimento acabam saindo no prejuízo quando o assunto é a compra de peças primordiais.

É claro que será preciso fazer uma análise aprofundada de quem está vendendo essas peças e qual é o estado no qual elas se encontram. No entanto, as peças importadas podem ser mais baratas e tão boas, ou até melhores, do que as encontradas no mercado brasileiro originalmente.

Ainda assim, como foi mencionado anteriormente, é preciso ter muito cuidado para não acabar levando uma peça desgastada ou que não tenha tanta procura. As peças importadas devem ser adquiridas por meio de lojas legalizadas e que já tenham certa experiência no ramo.

Vantagens das peças nacionais

As peças nacionais costumam custar bem mais caro do que as importadas. Isso porque China e Estados Unidos são grandes potências em relação às peças. É por meio desse pensamento que a informação de que peças importadas de automóveis são mais caras acaba sendo anulado por completo.

Ainda assim, todas as peças que são ofertadas em território brasileiro trazem algumas vantagens para os clientes. Além de deixar de lado a burocracia da compra, ainda há a possibilidade de receber rapidamente essas peças e começar a comercializá-las o mais rápido possível.

Conheça, abaixo, mais algumas vantagens das peças nacionais.

Fornecimento exclusivo

Quando você compra por meio de um fornecedor ou serviço exclusivo do mercado, é possível que o seu empreendimento seja inteiramente valorizado. Fechar um contrato ou uma parceria é uma escolha inteligente, que traz inúmeros pontos positivos para o seu negócio ou para si mesmo.

Outro ponto muito importante, seja para os donos de oficinas mecânicas ou para os proprietários de carros, é que a comunicação com o fornecedor será muito mais fácil. Na maior parte dos casos, comprando peças fora do país, será necessário dominar um outro idioma para facilitar as negociações.

Agilidade

Talvez um dos fatores que mais pesa na escolha das peças nacionais seja a rapidez na entrega. Muito embora nem todo mundo esteja com tanta pressa assim, às vezes é interessante ter um maior domínio sobre o tempo para que os materiais essenciais sejam fornecidos aos clientes no tempo certo.

Vantagens das peças importadas

Para desmistificar a indagação de que peças importadas de automóveis são mais caras, é importante falar sobre elas e sobre todas as vantagens que o mercado internacional traz para os proprietários de carros e estabelecimentos relacionados aos veículos. O preço não é a única vantagem!

Economia financeira

Para quem acabou de comprar um carro ou possui um veículo há muito tempo, é fato que encontrar algumas peças pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, ao comprar um determinado item fora do país, você poderá economizar muito dinheiro e, ainda por cima, eliminar todo o estresse da situação da quebra da peça.

Maior variedade de peças

Levando em consideração que o Brasil não é um país que investe tanto em tecnologia, as chances de termos peças ultrapassadas são muito maiores do que em outros países. É por isso que muitos proprietários acabam investindo no comércio internacional e preferem esperar um tempo a mais para substituir peças antigas.

Além disso, são muitas as opções no exterior, como Estados Unidos, China e Vietnã. No entanto, é importante reforçar, mais uma vez, que as peças precisam ser vendidas em lojas especializadas e com garantia de qualidade para que não haja decepções ao final da compra.

Economize comprando peças importadas

Agora que sabemos a real história por trás da frase, peças importadas de automóveis são mais caras, é válido ressaltar que as peças importadas podem ser até 80% mais baratas do que aquelas encontradas no mercado nacional. Também é importante dizer que elas só vão valer a pena se forem compradas em lojas de confiança.

Com a facilidade da internet, também é fácil de exportar. Você poderá procurar por sites bem avaliados e fazer as suas compras, seja para repor o estoque ou apenas para arrumar algum problema que tenha aparecido no carro.