EAD corporativo: vantagens e tendências desse treinamento

EAD corporativo: vantagens e tendências desse treinamento

A capacitação de colaboradores é uma das obrigações de empresas que desejam crescer no mercado, se mantendo competitivas e em busca de melhoria contínua. Nesse cenário, o EAD corporativo surge como uma opção eficiente para a aplicação de um programa de treinamento em organizações de todos os portes e setores. 

A verdade é que a modalidade de elearning vem ganhando cada vez mais espaço dentro das companhias que buscam por agilidade, engajamento, aumento da produtividade e maior nível de assimilação do conteúdo oferecido aos seus profissionais. 

Afinal, um bom treinamento corporativo precisa ampliar as habilidades dos profissionais, para que eles sejam capazes de produzir mais, melhor e com menos gastos e desperdícios. Todos esses resultados podem ser alcançados a partir do ensino a distância.

Saiba mais +Vendas do mercado imobiliário primário injetaram mais de R$ 3,4 bilhões na economia do DF em 2022

O que é EAD corporativo?

EAD corporativo é uma modalidade de treinamento empresarial, em que o conteúdo é compartilhado de forma remota. Ou seja, colaboradores e palestrantes não precisam estar no mesmo lugar e hora. Tudo é feito por intermédio da tecnologia, seja por aulas pré-gravadas ou ao vivo.

Para que isso possa acontecer de maneira satisfatória, é fundamental o uso de técnicas e plataformas de educação a distância, que disponibilizam recursos para facilitar o aprendizado, por exemplo:

  • chats ao vivo para solução de dúvidas;
  • apresentações dinâmicas criativas;
  • fóruns de discussão,
  • gamificação do conhecimento e mais. 

Com essas funcionalidades, é possível que a empresa ofereça diferentes modelos de treinamento como:

Saiba mais +Mulheres ocupam 60% dos cargos de liderança em uma das maiores redes de farmácias do país
  • cursos online;
  • webinars;
  • palestras;
  • vídeos de treinamento. 

Além de atender a múltiplas necessidades, por exemplo, oferecendo cursos de capacitação e atualização, treinamento sobre normas, processos e ferramentas, e até mesmo cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Em suma, assim como os treinamentos presenciais, o objetivo do EAD corporativo é fornecer conteúdo relevante para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que são importantes dentro da empresa.

Quais as vantagens do EAD corporativo?

Mas, afinal, quais são as vantagens do e-learning corporativo? Por que não continuar com o formato presencial? 

Saiba mais +Mês do Consumidor: Como alavancar ainda mais as vendas via marketplace

Existem muitas respostas para essas perguntas, por exemplo, segundo um estudo feito pela IBM, o aprendizado online é 5 vezes mais eficaz do que a sala de aula tradicional.

Isso significa que a capacidade da equipe em absorver o conteúdo compartilhado tende a ser significativamente maior na educação a distância.

E é claro que esse aumento impacta nos resultados que o treinamento oferece à organização e ao time. Pelo é isso o que mostra uma outra pesquisa da IBM divulgada pela Forbes, indicando que a cada $1 investido em e-learning, $30 retornam com o aumento de produtividade.

Saiba mais +O que esperar do mercado de fusões e aquisições na tecnologia?

Em outras palavras, aplicar o EAD corporativo é uma forma de aproveitar melhor as horas de treinamento de seus colaboradores, aumentando o conteúdo que eles são capazes de absorver e, consequentemente, colocar em prática. 

Contudo, ainda existem outras vantagens de aplicar ações de EAD corporativo, entre elas:

  • Flexibilidade: os colaboradores podem estudar quando quiserem, não sendo necessário se ater ao horário comercial. Nesse caso, entretanto, lembre-se de combinar como as horas aplicadas em treinamento obrigatório serão compensadas (por exemplo, com banco de horas);
  • Redução de custos: a aplicação da educação a distância é geralmente mais econômica do que o uso do ensino presencial, pois não há necessidade de deslocamento ou contratação de um professor ou palestrante presencial;
  • Acessibilidade: o conteúdo disponível à distância pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo que os profissionais da empresa participem dos treinamentos mesmo quando estão no regime de home office ou durante viagens de trabalho;
  • Material de fácil acesso: como as aulas EAD, mesmo as ao vivo, podem ser gravadas, os colaboradores podem acessar o conteúdo sempre que desejarem, para solucionarem dúvidas ou relembrar algum conceito.

Além dessas vantagens particulares, o EAD corporativo também apresenta os mesmos benefícios de um treinamento tradicional: 

  • Aumento da qualidade do trabalho: funcionários treinados ampliar sua capacidade de de produzir trabalhos de qualidade e de cumprir os padrões exigidos;
  • Melhoria da retenção de funcionários: ao investir em treinamento você tem mais chances de aumentar as taxas de retenção de colaboradores, ao fazer com que se sintam valorizados;
  • Resposta rápida às mudanças do mercado: o treinamento contribui para que os colaboradores se mantenham atualizados sobre novas práticas, tecnologias e processos, contribuindo para a competitividade e crescimento da organização no mercado. 

De maneira geral, o EAD corporativo funciona com o mesmo propósito dos treinamentos presenciais oferecidos por sua empresa aos seus colaboradores: melhorar os resultados, a partir do aumento da capacitação dos colaboradores para executarem suas tarefas de forma mais eficiente.

Microlearning como tendência do EAD corporativo

Já que estamos falando sobre benefícios do EAD corporativo, não podemos deixar de fora as possibilidades diversas que a tecnologia oferece às capacitações desenvolvidas a partir de plataformas especializadas. 

Por exemplo, é possível criar apresentações mais atrativas e interativas, montar grupos de discussão online, fazer dinâmicas como quizz e mais.

Esses recursos tornam as aulas mais interessantes e engajam melhor seu time. 

Com o avanço e a popularização dos treinamentos a distância outras tendências surgiram, entre elas o microlearning.

Essa é uma abordagem de ensino que envolve a apresentação de pequenos pedaços de conteúdo, geralmente em vídeos e áudios de até cinco minutos. 

Seu objetivo é compartilhar um conhecimento específico, de forma prática, direta e de fácil assimilação. 

Para usar esse formato, você vai precisar dividir os conteúdos em pequenas pílulas de conhecimento, que podem ser consumidas separadamente.

Entre as grandes vantagens desse modelo, está o aumento da capacidade de assimilação. 

Afinal, ao invés de passar uma ou duas horas ouvindo um professor apresentando dezenas de novas informações, que dificilmente vão ser armazenadas por seus colaboradores, o microlearning vai construindo o conhecimento de forma consolidada, aula a aula. 

Esse impacto positivo é confirmado por pesquisas como a da eLearn Magazine, segundo ela, o microlearning melhora o foco e suporta a retenção a longo prazo em até 80%.

Além disso, ele também oferece flexibilidade ao aluno, que pode assistir a várias aulas seguidas, ou aproveitar cada pedacinho de tempo vago para aprender sobre alguma coisa, dividindo o dia em vários momentos de conhecimento.

Mas, será que funciona? Um estudo da Deloitte aponta que sim. Afinal, ele mostra que 1% da semana de trabalho é o que um colaborador precisa de treinamento para manter-se atualizado e apresentar resultados. 

Em números práticos isso significa 24 minutos semanais ou 5 minutos diários.

Contudo, é claro que esse tipo de treinamento dificilmente funcionaria para o formato presencial, sendo quase uma exclusividade do e-learning.

Por isso, ao montar o seu plano de treinamento no formato EAD, considere o uso do microlearning para manter sua equipe atualizada, aumentar o engajamento e gerar melhores resultados. 

Todavia, independente do modelo escolhido, lembre-se que a capacitação deve ser contínua dentro das empresas em busca de manter sua competitividade de mercado e aumentar a eficiência do time.Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.