Benefícios de falar uma segunda língua - Confira 5 principais vantagens de ser bilíngue

Benefícios de falar uma segunda língua – Confira 5 principais vantagens de ser bilíngue

Quais os benefícios de falar uma segunda língua? Falar uma segunda língua é bom para o seu cérebro. Neste artigo, descobriremos os diferentes benefícios do aprendizado de idiomas e como você pode usá-los imediatamente.

Costuma-se dizer que para aprender um novo idioma você precisa ter a atitude mental certa (e o método certo). Bem, de acordo com alguns estudos recentes, o oposto é igualmente verdadeiro.

Aprender uma segunda língua, além de melhorar nossa eficiência de memória e a elasticidade de nossa mente, nos leva a desenvolver personalidades diferentes (melhores) e uma atitude mental diferente em relação à vida e seus problemas, principalmente quando você viaja para países que falam espanhol.

Saiba mais +O que são tubos multicamadas? Definição, características e vantagens

Você está curioso para descobrir o que acontece em seu cérebro toda vez que você pratica um idioma diferente do seu idioma nativo? Então vamos ver as 6 vantagens pouco conhecidas de aprender uma segunda língua. Leia conosco e confira os benefícios de falar uma segunda língua, vamos lá!

Benefícios de falar uma segunda língua

1. Aumente sua massa cinzenta

A primeira coisa que você percebe depois de apenas alguns meses de estudo de um novo idioma são as vantagens indiscutíveis no cérebro. De fato, os estudiosos identificaram um aumento real na massa cinzenta.

Após apenas três meses de estudo de uma língua estrangeira, o cérebro dos alunos mostra crescimento em quatro áreas muito específicas:

Saiba mais +Gaby Rossaboni: a favor do amor, a serviço do humor
  1. Hipocampo;
  2. Giro frontal médio;
  3. Giro frontal inferior;
  4. Giro temporal superior.

Aprender uma segunda língua faz seu cérebro crescer, tornando-o mais inteligente e ajuda você a ser “mais rápido” e mais flexível no pensamento.

2. Ajuda a desenvolver uma memória de aço

Aprender novo vocabulário e novas regras gramaticais é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de treinar e melhorar sua memória. Nesse sentido, a Universidade Espanhola de Granada realizou uma pesquisa examinando crianças bilíngues e não bilíngues e lhes oferecendo testes mnemônicos.

O resultado da pesquisa foi claro: as crianças que também conheciam outro idioma resolveram os problemas atribuídos muito mais rapidamente e com muito menos erros. Isso ocorre porque o cérebro treinado para lembrar palavras estrangeiras é mais rápido e eficaz na recuperação de informações.

Saiba mais +Como usar vestido longo plus size dia a dia e onde encontrar pelo preço mais acessível?

Além disso, a vantagem mnemônica que se desenvolve estudando uma segunda língua se mantém ao longo do tempo: de fato, foi demonstrado que os adultos que conhecem diferentes idiomas estão mais protegidos contra os riscos de desenvolver demência senil ou Alzheimer na velhice.

Mas vale também para quem estuda uma segunda língua em idade avançada ou apenas para crianças bilíngues?! A boa notícia é que, ao ensinar uma segunda língua a pessoas com 65 anos ou mais, os pesquisadores observaram um declínio cerebral lento e, em geral, cérebros mais saudáveis e ativos nas cobaias.

3. Melhora das suas habilidades de escuta e foco

Entre os benefícios de falar uma segunda língua, temos também a melhora das suas habilidades de escuta e foco. Quando você aprende um novo idioma, é obrigado a prestar muita atenção ao que ouve para entender bem o seu significado.

Saiba mais +Qualidade do ar interno é tema central da sétima edição da Expoqualindoor, que acontecerá em Campinas

Na verdade, seu cérebro está constantemente alerta, tentando distinguir diferentes sons e entonações e, ao mesmo tempo, elimina todas as distrações, ajudando você a ficar concentrado.

Praticar uma segunda língua, portanto, ajuda você a ser mais perceptivo em relação à realidade circundante e, consequentemente, desenvolve sua capacidade de concentração.

4. Você aprende a tomar decisões mais lógicas e racionais

Mas os benefícios de falar uma segunda língua não param por aí. De fato, os pesquisadores também investigaram a relação entre aprender uma língua estrangeira, lógica e decisões. Digamos que alguém lhe apresente este terrível dilema (conhecido experimento mental):

  • “Você empurraria uma pessoa de um penhasco para salvar mais cinco?”

É quase certo que, apenas ouvindo essa pergunta, você ficaria horrorizado e, depois de pensar nisso, cheio de aborrecimento com a mera perspectiva de tal situação, concluiria não fazer nada (deixar as cinco pessoas morrer).

Aqui, o que os pesquisadores mostraram é que essa mesma pergunta, feita em outro idioma, muitas vezes leva a respostas diferentes. Isso ocorre porque quando conversamos em um idioma diferente do nosso, tendemos a ser menos emocionais e controlar melhor os processos de tomada de decisão.

Outro teste, eticamente menos “exigente”, chegou à mesma conclusão: em um restaurante, ao escolher entre uma deliciosa sobremesa e uma fruta saudável, se a proposta fosse feita em língua estrangeira, porém dominada pelos convidados, estes quase sempre optaram pela opção mais saudável, demonstrando uma atitude mais racional e menos instintiva.

Os pesquisadores não sabem exatamente por que quando falamos e pensamos em uma língua diferente da nossa língua nativa somos mais lógicos e racionais, mas eles têm algumas suspeitas.

Aparentemente, aquelas frações de segundo que precisamos para pensar em uma língua estrangeira nos levam a considerar nossas escolhas com mais cuidado.

Este foi o nosso guia onde citamos os benefícios de falar uma segunda língua. Esperamos ter ajudado você com as suas dúvidas. Caso ainda possua alguma, comente abaixo e até a próxima!