4 provas de que é mais vantajoso fazer compra pela internet

4 provas de que é mais vantajoso fazer compra pela internet

Comprar presentes pela internet  já faz parte da rotina de muitos brasileiros, e deve continuar a ser hábito frequente neste final de ano, Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, explica por que vale mais a pena comprar sem sair de casa

O final do ano chegou e, com ele, uma das datas mais esperadas para realizar compras: o Natal. Essa é a época em que os consumidores mais adquirem itens de consumo, para enfeitar suas casas com os mais diversos tipos de decorações temáticas e presentear seus familiares e amigos. 

É muito comum ver lojas lotadas nesse período, pois um grande fluxo de pessoas se organiza para buscar os melhores pontos para comprar os produtos que desejam. Mas, com o avanço da tecnologia, muitos brasileiros acabam optando pelas compras online – seja pela praticidade ou pelos valores mais atrativos.  

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“O hábito de comprar pela internet está cada vez mais comum, e de acordo com uma pesquisa recente da Deloitte, mais de 51% dos clientes realizam suas compras de forma online pela praticidade”, pontua Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais. “A pandemia deu um impulso ainda maior para o consumo online, que já vinha crescendo e provou que veio para ficar”, complementa.

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Pensando nisso, Garcia listou 4 provas de que é mais vantajoso realizar suas compras via e-commerce: 

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Variedade de produtos e facilidade na compra

Os marketplaces – que agregam diversos vendedores – possuem um leque bastante amplo de produtos e, com a correria do dia a dia, fica mais fácil procurar pelo item imaginado do que no varejo físico. “Com um celular ou notebook em mãos, o consumidor consegue realizar a transação em minutos. Tudo fica mais prático, desde a comparação de preços até os modelos ao pagamento”, comenta Garcia. 

Comodidade

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Muitos brasileiros acabam indo para a rua neste mês de dezembro, com foco em comprar presentes e decorações. Mas nem sempre essa é a opção mais prática e mais confortável. “Além de evitar filas e aglomerações nas lojas nesta temporada, o comprador adquire todos os produtos que deseja diretamente da sua casa, sem precisar se deslocar até uma loja física”, aconselha o diretor-executivo. 

Custo benefício
O custo benefício em compras online também costuma ser melhor, pois o comparativo de preços é mais fácil. Também é comum as plataformas de e-commerce disponibilizarem cupons de desconto. “Além das ofertas, os marketplaces possuem programas de fidelidade. No Mercado Livre, por exemplo, pelo histórico de compras, o cliente desbloqueia descontos especiais. Isso acontece em outras plataformas de vendas também, como no Magazine Luiza que possui o ‘Cliente Gold’, e clientes Prime da Amazon”, diz.  

Formas de pagamento

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Em lojas físicas, até hoje ainda existem comércios que só aceitam pagamentos em dinheiro ou débito, ou limitam as opções de meios de pagamento. Mas, quando se trata dos marketplaces, o consumidor tem à disposição diversos meios de realizar sua compra, o que facilita sua vida e aumenta a credibilidade do estabelecimento. “Hoje em dia há diversas formas de pagamento para ajudar os compradores, desde o pagamento via cartão de crédito até o Pix. Os consumidores podem optar pela melhor forma de realizar suas compras, dentro da sua realidade. Uma outra vantagem que as compras online oferecem, é o programa de cashback, o qual  determinada porcentagem do valor do produto retorna para o cliente. Sites como Americanas, Submarino e Shoptime disponibilizam este benefício”, finaliza Garcia.

Sobre a Petina Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Eleita dois anos consecutivos (2021 e 2022) de mentoria e gestão de marketplace pelo Mercado Livre e responsável pela estruturação das lojas oficiais dentro da plataforma como Nike, MyShoes, Chilli Beans, Reserva, Lacoste, Amaro (entre outras).

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