Já se pegou pensando como o WhatsApp, esse app que a gente usa todo dia sem pagar um centavo, consegue fazer dinheiro? Pois é, parece um mistério, né? Mas não é tão complicado assim. Vem comigo que eu te conto tudo sobre como essa ferramenta de mensagens instantâneas, adquirida pelo Facebook por uma bolada, consegue lucrar e ainda impulsionar negócios pelo mundo afora.
Você já se perguntou sobre como o WhatsApp ganha dinheiro? A saber, no ano de 2014 a gigante empresa Facebook, pagou cerca de US$19 bilhões para ser o dono do aplicativo de mensagem mais usado no mundo. Mas, como a empresa lucra com o mensageiro, já que este não contém anúncios e é totalmente gratuito?
Bom, essa é uma dúvida de muitos curiosos e investidores, contudo, em 2021 a empresa Facebook liberou algumas informações e dados que comprovam que o WhatsApp não só oferece retorno financeiro, como também, impulsiona vendas e anúncios em outras plataformas da empresa. Quer saber como isso acontece? Então, confira o post!
Saiba mais +Cupom de desconto: como usar para aumentar as vendas onlineAfinal, como o WhatsApp ganha dinheiro?
As empresas são consideradas os principais grupos que utilizam o aplicativo de mensagens WhatsApp. Estas usam a app como forma de se comunicarem com os clientes, mantendo um relacionamento mais próximo e também para efetuar transações.
A saber, foi especificamente, no ano de 2017 que empresas passaram a poder patrocinar anúncios que contam com um botãozinho que leva diretamente para uma conversa via WhatsApp com o anunciante.
Logo, essa é uma das maneiras como o WhatsApp ganha dinheiro. Segundo informações de Mark Zuckerberg (CEO do Facebook), são mais de um milhão de empresas que fazem uso do botão do WhatsApp em seus anúncios.
Saiba mais +Como economizar energia no inverno? 6 dicasEm 2021, o CEO revelou que o objetivo é criar novos recursos para que seja possível aumentar a receita de lucros por meio do WhatsApp. Por exemplo, hoje, já é possível criar anúncios diretamente pelo WhatsApp Business, versão empresário do aplicativo.
Recursos que geram lucros: WhatsApp Business
Como prometido por Mark Zuckerberg, o aplicativo de mensagens instantâneas vem sempre inovando e apresentando novos recursos para ajudar as empresas. Segundo Zuckerberg, o objetivo principal é oferecer às empresas uma plataforma completa de comércio, com o todos os recursos, tanto para anunciantes, como clientes.
Um desses recursos é o catálogo da versão business do app. Por meio dessa funcionalidade é possível criar vitrines virtuais que ficam no perfil da empresa, assim os clientes podem ir até lá para conferir as ofertas.
Saiba mais +O que é digitalização de documentos e como fazer? 5 vantagensAlém disso, o WhatsApp Business oferece a possibilidade de escolher um item do catálogo para divulgar em forma de anúncio, automaticamente, em redes sociais como Facebook ou Instagram.
Nesta modalidade, já vem incluso o botão que direciona para uma conversa pelo WhatsApp. A vantagem é que este anúncio é basicamente automático, e pode ser feito diretamente pelo app. Logo, o anunciante não precisa ir a outra plataforma para criá-lo.
Assim, enquanto aprimoram o WhatsApp Business, a versão original é usada com o intuito de fortalecer os negócios por meio de publicidade integrada a outras redes, como por exemplo, o Instagram.
Saiba mais +Como Criar Histórias no Instagram: Guia Completo para Engajar seu PúblicoVale ressaltar que o impacto do WhatsApp com este serviço é uma incógnita. Isso porque, não é possível ver nos relatórios do Facebook os dados de vendas dos anúncios click-to-WhatsApp.
Como o WhatsApp ganha dinheiro: pagamentos móveis
Outro recurso que gera renda para o WhatsApp são os pagamentos móveis. Para entender melhor, a plataforma criou uma espécie de serviço de pagamento que se chama: Facebook Pay. Esta carteira digital é destinada para transações no WhatsApp e Instagram.
Mas, como o WhatsApp ganha dinheiro com isso? Bem, a cada transação realizada o grupo cobra uma taxa, logo é possível lucrar bastante com este serviço. Para usar o recurso basta cadastrar um cartão de crédito ou débito.
Vale lembrar que este recurso é muito vantajoso, pois simplifica as transações entre clientes e empresas. E além disso, contribui para o aumento da margem de lucro das lojas, já que o cliente terá disponível de maneira rápida a forma de pagamento.
Assinatura paga
Sim, o WhatsApp no início em alguns países cobrava uma assinatura para poder ser utilizado. Na maioria dos casos era necessário pagar aproximadamente US$ 1 anualmente, após o primeiro ano gratuito. Nesta época o app já contava com 700 milhões de usuários ativos.
Contudo, em 2016 a empresa anuncia a boa notícia, o aplicativo de mensagens via internet não cobraria mais taxas. Além disso, na mesma ocasião relembrou seu posicionamento acerca de anúncios publicitários no app.
Recursos disponíveis no WhatsApp Business
A versão do WhatsApp para empresas, ou seja, WhatsApp Business conta, atualmente, com uma série de recursos exclusivos para ajudar as empresas. Logo, é possível até mesmo conferir por meio de aplicativos dados estatísticos.
Dentre os recursos da versão do app para empresas, temos as etiquetas, estas servem para manter as conversas organizadas e categorizadas, como por exemplo, organizar os clientes com pagamentos em dia, em atraso, etc.
As mensagens automáticas também estão disponíveis, por meio delas é possível informar aos clientes os horários de funcionamento, deixar uma saudação, informações sobre redes sociais, dentre outras informações relevantes.
O app também possibilita o envio de mensagens rápidas para solucionar dúvidas dos clientes. E como mencionado anteriormente, conta com perfil comercial, catálogo de produtos, e capacidade para criar anúncios.
Enfim, agora você já sabe como o WhatsApp ganha dinheiro mesmo que de maneira indireta. Se gostou desta matéria compartilhe com seus amigos, e não deixe de conferir os outros posts aqui do blog.
Os Segredos da Rentabilidade do WhatsApp: Uma Análise do Modelo de Negócios
O WhatsApp, apesar de ser um serviço gratuito e sem anúncios, gera lucro de maneiras inovadoras. A chave para sua rentabilidade reside no WhatsApp Business e em recursos como pagamentos móveis e assinaturas pagas. Empresas utilizam o app para se comunicar com clientes, promover produtos e realizar transações. O Facebook Pay, um serviço de pagamento integrado, permite transações diretas no app, gerando taxas por transação. Além disso, o WhatsApp já experimentou com assinaturas pagas em alguns mercados. Essas estratégias, juntas, formam a base do modelo de negócios do WhatsApp, demonstrando como serviços gratuitos podem criar fluxos de receita significativos.
Como o WhatsApp gera lucro se é um serviço gratuito?
Através do WhatsApp Business, pagamentos móveis, e anteriormente, assinaturas pagas.
O que é o WhatsApp Business?
Uma versão do WhatsApp destinada a empresas para facilitar a comunicação com clientes e promover produtos ou serviços.
O WhatsApp cobra taxas por transações realizadas no app?
Sim, por meio do Facebook Pay, o WhatsApp cobra uma taxa por cada transação realizada.
O WhatsApp já cobrou assinaturas dos usuários?
Sim, em alguns países, o WhatsApp cobrou cerca de US$ 1 por ano após o primeiro ano gratuito.
Como as empresas podem usar o WhatsApp para aumentar as vendas?
Empresas podem usar o catálogo do WhatsApp Business para criar vitrines virtuais, promover produtos em redes sociais e utilizar o botão de conversa do WhatsApp em anúncios para direcionar clientes diretamente para uma conversa no app.