CESAR Summer Job, um dos principais projetos de inovação aberta do Brasil, abre inscrições

CESAR Summer Job, um dos principais projetos de inovação aberta do Brasil, abre inscrições

Alunos de cursos de graduação serão escolhidos para aprender, na prática, como resolver problemas reais de mercado

Inscrições têm início no próximo dia 17 e o CESAR fornecerá, como ajuda de custo, R$ 3 mil a cada estudante escolhido para as seis semanas de projeto

Após a pandemia, programa volta a ser presencial nas cidades de Recife, São Paulo, Sorocaba, Curitiba e Manaus, e ocorre durante o período de férias escolares dos alunos

Saiba mais +Seguro de crédito: veja agora como funciona e quais são as modalidades disponíveis na contratação

No próximo dia 17 de outubro, serão abertas as inscrições para a 12ª edição do CESAR Summer Job, um programa desenhado pelo centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações há mais de duas décadas para estimular o compartilhamento de conhecimento entre o Centro, empresas patrocinadoras e instituições de ensino, oferecendo experiência prática aos alunos e, desta forma, identificando talentos e promovendo a interação entre estudantes e empresas em busca por soluções para problemas reais de mercado. O CESAR Summer Job é um dos principais programas de inovação aberta do Brasil e tem enfoque em estudantes de qualquer  curso de graduação, em especial Ciência da Computação, Engenharias, Administração, Economia e Design, que possuam interesse em se envolver na realidade prática do desenvolvimento de protótipos em um centro de inovação.

Durante o período de férias escolares, os alunos serão envolvidos em projetos reais de empresas patrocinadoras do programa, para aprenderem a construir conhecimento ao aplicar na prática aprendizagens teóricas com a orientação de mentores do CESAR. O programa intercala treinamentos rápidos e muita mão na massa, em uma metodologia baseada em problemas (o chamado “problem-based learning”, em inglês) para que os alunos recebam um desafio real de empresas patrocinadoras e trabalhem ao longo das seis semanas do programa.

Após dois anos na modalidade remota por conta da pandemia, o programa volta a ser presencial. Os alunos de qualquer região do Brasil podem escolher a cidade em que querem realizar o programa: na sede do CESAR em Recife, ou em suas regionais em São Paulo, Sorocaba, Curitiba ou Manaus. O CESAR arcará com o custo de passagens aéreas para os alunos que não residirem na cidade que escolher fazer o programa, e ainda fornecerá ao aluno um valor total de R$3 mil de ajuda de custo para as seis semanas de projeto, pagos em duas parcelas: 50% na primeira semana do programa e a outra na última, depositadas em conta bancária informada no ato da inscrição.

Saiba mais +Prêmio Esdras reconhece metodologia de ensino jurídico aplicada no CEUB

Como eu me inscrevo e quais os meus prazos?

Os alunos devem acessar o hotsite do programa para se inscrever (https://www.summerjob.cesar.org.br/) , preencher todas as informações e gravar/compartilhar o link de um vídeo (YouTube ou Google Drive)de até cinco minutos, comentando sobre a importância para a sua inscrição no programa. O envio é obrigatório e será considerado como critério eliminatório. Vale dizer que todos os inscritos receberão um voucher para fazer um curso online sobre inovação na CESAR School, a escola de inovação do CESAR, e a performance do aluno neste curso será critério de seleção no programa.

Mais diversidade

Saiba mais +Ronaldinho Gaúcho promove evento em parceria com Empório do Galeto

A partir desta próxima edição o programa firma um compromisso de contribuir ainda mais para um ecossistema de tecnologia mais diverso e inclusivo. Para isso, para as próximas edições, 50% das vagas serão destinadas a pessoas pretas e pardas.O CESAR Summer Job também estimula a participação de mulheres, tendo o marco de 58% de participação deste público entre os estudantes selecionados para a última edição do programa.

As inscrições vão até o dia 14 de novembro. A partir desta data, começa o período de seleção , que vai até 1º de dezembro. Os resultados finais do processo de seleção serão divulgados no dia 2. Os alunos escolhidos participarão do programa entre os dias 09 de janeiro e 17 de fevereiro de 2023.

Confira os requisitos da vaga

Saiba mais +Brasileiros optam por investir em imóveis em Portugal

Estar devidamente matriculado em instituição de ensino de nível superior (bacharelado ou tecnólogo).

Ter concluído 50% do curso tecnólogo ou graduação até o dia da abertura do evento (09 de janeiro de 2023).

Serão considerados os cursos tecnólogos ou de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica/Eletrônica, Design, Administração, Economia, Publicidade entre outros. Não há restrição quanto aos cursos elegíveis.

Data de conclusão do curso maior ou igual a junho de 2023.

Ter disponibilidade de 40h semanais para se dedicar ao programa.

Ter perfil empreendedor e grande interesse por tecnologias e inovação.

Empresas podem patrocinar o CESAR Summer Job

O programa funciona com a participação de empresas que o patrocinam, apresentando um desafio para ser trabalhado por um grupo de alunos ao longo das seis semanas de sua duração. Cada empresa patrocinadora adquire cotas que compõem quatro estudantes de diferentes cursos.

As empresas patrocinadoras poderão escolher como desafios a serem solucionados durante o programa, problemas ou oportunidades reais da empresa. Os benefícios são diversos: abrir  um espaço de experimentação rápida que poderá ser fomentado internamente no futuro; protótipos gerados que poderão se tornar produtos de mercado; aproximação com jovens talentos que podem vir a ser contratados; além de grande visibilidade como uma empresa inovadora.

Empresas interessadas podem se inscrever até o dia 30/11 acessando o seguinte link: https://materiais.cesar.org.br/sj-2023

Sobre o CESAR

O CESAR é um centro de inovação que há mais de 25 anos forma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de mais de mil colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas onde está inserido. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre.

A organização faz parte do Porto Digital – parque que agrega no Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa. O CESAR também possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o CESAR também atua na aceleração de novos negócios.