O que é Facebook Ads? - Definição e principais estratégias

O que é Facebook Ads? – Definição e principais estratégias

O que é Facebook Ads? Como funciona a plataforma de anúncios e quem pode utilizá-la? Vale a pena usar o Face Ads ao invés do Google Ads ou não? Quais são as ferramentas disponíveis na plataforma para quem deseja anunciar um produto, seja este físico, digital ou qualquer outro?

Trabalhar com a internet se tornou muito comum em tempos atuais, principalmente depois de 2020. Pessoas do mundo todo buscam, agora, por maneiras de faturar um bom dinheiro sem ter que sair de casa, ou então uma renda extra para complementar a principal, e assim, conseguir pagar as contas.

O Face Ads é uma dessas maneiras, desde que você saiba como usá-lo. No conteúdo de hoje, vamos tirar uma dúvidas que é a de muitas pessoas: responderemos o que é Facebook Ads. Então, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

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O que é Facebook Ads?

Afinal, o que é Facebook Ads? O “Face Ads”, como também é chamado, é uma ferramenta para anunciar no Facebook. É uma plataforma com um potencial considerável, e os números falam por si: atualmente os usuários ativos na Rede Social são quase 3 bilhões (dados de 2021) e são altamente perfilados.

O que isto significa? O Facebook sabe praticamente tudo sobre eles, desde localização geográfica até gostos pessoais, e os dados são fornecidos pelos próprios usuários tanto ao se cadastrarem nas redes sociais de Mark Zuckerberg quanto ao interagirem com as páginas de seu interesse.

Os usuários, além de muitos, passam em média 1 hora por dia na rede social. É, portanto, um público grande e ativo, aquele que pode notar seus anúncios no Facebook, desde que você saiba como montá-lo.

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Publicidade no Facebook: Objetivos e Estratégias!

A publicidade no Facebook envolve a exibição de anúncios na página inicial e em outros canais operados por usuários direcionados, porque são perfilados, como vimos anteriormente. Não é invasivo, mas toca uma necessidade latente do público-alvo.

Para que entenda, ao navegar no Facebook é provável que você esteja apenas olhando as postagens de seus amigos e que não esteja procurando nada, mas aqui aparece um anúncio entre os conteúdos que, por coincidência, de alguma forma o atrai, porque é publicidade direcionada e está lá para você!

Na base de tudo, como sempre no marketing, é bom começar com uma estratégia clara em mente e objetivos bem definidos, objetivos que o próprio Facebook agrupa em 3 categorias diferentes (Notoriedade, Consideração e Conversão) que veremos abaixo. Leia:

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1. Notoriedade

O Facebook mostra os anúncios aos usuários com perfil e, portanto, provavelmente eles se lembrarão do que viram, e o faz garantindo a máxima cobertura possível com base na segmentação e no orçamento definido.

Se sua startup tem muitos recursos financeiros ou é um negócio local, você também pode esquecer os “interesses” do público e atingir o maior número de pessoas possível. Se este não for o caso, então na gestão das definições de metas é bom definir um limite na frequência com que mostrar o anúncio, evitando assim o desperdício de orçamento.

Faça isso mesmo que você tenha recursos financeiros importantes, para evitar o efeito contrário, que é ser chato ao invés de atraente. Assim, você pode trabalhar efetivamente no Brand Awareness da sua empresa.

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2. Consideração

Esta categoria de objetivos descreve a ação que o usuário realiza quando seu anúncio aparece diante de seus olhos, ou melhor, a ação que você deseja que o usuário execute. Vejamos quais são essas ações:

  • Interações: podem ser curtidas ou comentários em sua página ou anúncio;
  • Tráfego: o objetivo é direcionar o usuário ao seu site para obter mais tráfego;
  • Visualização do vídeo: o objetivo é aumentar as visualizações do seu vídeo;
  • Geração de leads: útil para fazer com que os usuários preencham um formulário de contato, tornando-se assim seus leads;
  • Instalação de aplicativos: neste caso, o objetivo é baixar e instalar seu aplicativo;
  • Mensagens: o objetivo é criar anúncios para gerar uma conversa com o usuário.

3. Conversão

Se o objetivo for que o usuário realize uma conversão, você precisará instalar o Facebook Pixel, graças ao qual a plataforma decidirá para quem exibir seu anúncio, ou seja, a categoria de usuários mais elegíveis para clientes. Este tipo de “lente” permite:

  • Venda de produtos do catálogo;
  • Atrair visitas à sua loja real com CTAs detalhados, como “direções”.

Este foi o nosso guia sobre o que é Facebook Ads. O que achou? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!