Dores no joelho: o que fazer?

Dores no joelho: o que fazer?

As dores no joelho são bastante comuns, a articulação é bastante frágil e geralmente sofre com as sobrecargas e compensações do nosso corpo. O joelho é uma das principais articulações do nosso corpo, sendo muito importante para conseguimos realizar os movimentos diários e ter equilíbrio.

Segundo a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos”, realizadas pela Pés sem Dor, empresa de palmilhas ortopédicas, 69% dos brasileiros sofrem com as dores no joelho.

Ainda de acordo com a pesquisa, a incidência de dores é maior em mulheres e pode estar relacionada a questões genéticos e fatores fisiológicos como lesões devido a prática de atividades físicas.

Saiba mais +O que leva uma pessoa a ficar “corcunda”?

O que pode causar dor no joelho?

A articulação do joelho é bastante complexa e demanda muito cuidado, principalmente entre pessoas comuns. Qualquer sobrecarga ou mesmo exercício de fortalecimento feito de forma errada ou não gradativa pode acabar causando ou agravando possíveis lesões no joelho. Confira abaixo a nossa lista com as principais causas de dor no joelho:

Fatores genéticos

As dores no joelho podem acontecer por conta de predisposições genéticas. Isso é comum em pessoas que possuem casos de problemas como a artrose e outras doenças reumáticas na família. Se esse é o seu caso, redobre os cuidados com o joelho!

Lesões traumáticas

As lesões causadas por atividades físicas também são uma causa comum das dores no joelho. Provavelmente você já sentiu dores no joelho após uma pancada no futebol ou depois de aumentar o peso no leg da academia, não é?

Saiba mais +Quem tem problema de tireoide pode engravidar?

A prática de exercícios físicos sem a devida orientação e cuidado acaba levando a lesões de diferentes graus, podendo ir desde pancadas até problemas mais graves como rupturas, estiramentos e até fraturas.

Degeneração causadas por conta da idade ou surgimento de doenças na região

O fator idade também pode ser determinante para o surgimento de dores no joelho. Com o passar do tempo, as articulações desgastam naturalmente e isso abre espaço para o surgimento de doenças reumáticas como a osteoartrose, por exemplo.

Esforço repetitivo e sobrecarga

Alguns tipos de trabalho e atividades de esforço repetitivo também ajudam a desenvolver dores no joelho. Além disso, a sobrecarga em um dos lados do corpo também tende a forçar o joelho e causar dores. Ambos os problemas são fatores recorrentes de dores no joelho, já que são comuns na rotina de trabalho de muitas pessoas.

Saiba mais +Quanto custa uma cirurgia de retirada do útero

O que fazer em caso de dores no joelho?

Cuidar do joelho é importantíssimo para a nossa qualidade de vida. Por isso, aos primeiros sinais de dores na região, busque por ajuda e formas de tratar e prevenir as dores. Confira abaixo algumas dicas do que você pode fazer para aliviar as dores no joelho:

Dores no joelho: o que fazer?

Uso de analgésicos e anti-inflamatórios

Geralmente, as dores no joelho estão ligadas inflamação das articulações no local. E uma forma de ajudar nosso corpo a aliviar as dores é o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Esses medicamentos ajudam no relaxamento muscular e na diminuição da inflamação.

Exercícios de fortalecimento

Os exercícios para o joelho são fundamentais para manter a saúde e a flexibilidade da região. O ideal é que ao sentir dores no joelho, a pessoa trabalhe o alongamento das pernas como um todo. A dica é não forçar demais e fazer um alongamento controlado com o intuito de aliviar os sintomas.

Saiba mais +Entendendo a importância do relatório de admissão do paciente nos cuidados de saúde

Em um segundo momento, já sem dores intensas, o ideal é que a pessoa procure um ortopedista ou fisioterapeuta para ser orientado a exercícios de fortalecimento da região. De acordo com as causas de dores no joelho, estes profissionais conseguem indicar exercícios que podem fortalecer a musculatura da região e prevenir novas dores.

Compressas

Assim como os analgésicos e anti-inflamatórios, a compressa com gelo ou água quente são ótimas opções para diminuir a inflamação no joelho. A compressa com gelo é indicada em casos de pancadas ou tombos, já a compressa com água quente é indicada quando não há inchaço, o que pode ser um sinal de dor muscular.

Mesmo que seja uma ação paliativa, as compressas podem ajudar a pessoa a diminuir a intensidade das dores na região. É bastante comum que médicos indiquem a compressa como uma das ações para ajudar a diminuir as dores, combinando com outros tipos de tratamento.

Fisioterapia

A fisioterapia para joelho é uma forma muito eficaz de tratar e prevenir as dores no joelho. O fisioterapeuta é um profissional capacitado para identificar as causas de dores articulares e musculares em todo o nosso corpo.

Com a ajuda de um fisioterapeuta, é possível tratar diversos tipos de dores no joelho com maior qualidade e assertividade. Desde lesões mais simples como a causadas por pancadas, até lesões ligamentares e crônicas. A fisioterapeuta também pode fazer parte da reabilitação do joelho em casos de cirurgias na região.

Cuidar dos joelhos é essencial para a nossa qualidade de vida. Para realizar todas as ações do seu dia a dia com qualidade, o joelho precisa estar fortalecido! A dica é buscar por ajuda não só ao sentir dores, mas procurar por tratamentos preventivos para evitar problemas mais graves.