Tudo sobre o alumínio

O conhecimento acerca de certos materiais é capaz de gerar oportunidades em diversas áreas de atuação do mercado. Saber tudo sobre o alumínio pode fazer a diferença na hora de uma escolha.

Não é à toa que muitos especialistas passam a vida na procura de possíveis utilizações para muitos desses materiais. 

É importante considerar também que alguns, apesar de serem utilizados em nosso dia a dia, possuem 1 ou mais usos. O alumínio é um deles.

Existem muitos físicos e químicos que estão sempre à procura do melhor resultado para determinados materiais. É claro que isso não é à toa, já que é graças a esses estudos que várias aplicações se tornam possíveis. E aí, você sabe tudo sobre o alumínio e como é utilizado? Como o material se comporta na natureza? 

Bem, é pensando nisso que vamos agora mostrar pontos importantes sobre esse elemento químico, que de fato apresenta certas características marcantes. Vamos, primeiramente, entender alguns pontos sobre critérios físicos e químicos.

Confira tudo o sobre alumínio – A química

Seu símbolo na tabela periódica é Al, sua massa atômica é de 27 u. O material, na temperatura ambiente, apresenta características de um sólido comum, sendo o elemento metálico mais comum e abundante ao longo de toda a crosta terrestre. 

Além disso, ele é um metal leve, de fácil manuseio que possui uma enorme quantidade de funções. Você provavelmente deve conhecer algumas delas. 

Tudo sobre o alumínio, apesar de ser leve e macio, o alumínio é também resistente, por esse motivo algumas panelas de nossas casas são feitas do material. 

Com relação ao aspecto dele, sua cor se assemelha bastante com um metal branco, apenas, possuindo um revestimento mais fino, semelhante ao óxido. Por esse motivo é também encontrado como óxido de alumínio. Esse óxido é muito importante, não é nocivo e protege o material de fenômenos como a corrosão.

Propriedades físicas

Bem, vamos falar um pouco sobre a parte física do alumínio, afinal, o material é tão famoso graças a elas. 

A primeira e talvez mais importante para grandes aplicações é sua capacidade de conduzir calor. Sendo assim, sua condução o torna próprio para algumas atividades, inclusive para o exemplo já citados aqui, visto que com a condução de calor fica bem mais fácil utilizá-lo na cozinha.

Também temos resistência à corrosão. Isso faz com que ele esteja sempre na sua melhor forma, apresentando traços de material novo, mesmo depois de muito tempo de utilização. 

A baixa densidade o torna prático para o mover, dito isso, sua massa em comparação com o tamanho da sua estrutura acaba sendo um ponto decisivo para sua utilização em certas construções até.

Em tudo sobre o alumínio é interessante saber que ele é um bom condutor elétrico ele funciona em diversos locais específicos. Lembrando, no entanto, que isso também é um risco, já que a condutividade elétrica deve ser bem averiguada antes de ser tomada qualquer ação!

Com o seu baixo ponto de fusão é mais simples encontrar esse material em estado sólido na natureza, o que pode facilitar bastante sua extração! Essas e outras questões merecem bastante destaque já que é um material tão utilizado atualmente.

Utilização do alumínio

Com tudo que foi dito aqui, onde poderia ser utilizado o alumínio? Bem, apesar de já ter visto com bastante facilidade, o alumínio acaba tendo algumas funções que não são assim tão simples de se ver!

Sim, ele é usado em grande escala em setores como material estrutural de aviões, barcos, automóveis e afins. Mas também é usado para fazer embalagens, o papel alumínio de sua cozinha, por exemplo, é uma das várias utilização dele.

Janelas, utensílios de cozinha, transmissão elétrica e muitas outras funções podem ser desempenhadas a partir do alumínio. Isso com toda certeza faz grande diferença na indústria. 

Onde é possível encontrar alumínio?

O alumínio não pode ser facilmente achado, visto que não é encontrado em sua forma original na natureza. O que se consegue, com uma busca, é um mineral chamado bauxita, que é responsável pela produção do alumínio.

É claro, também existem outros materiais que podem surgir por aí que consigam gerar alumínio, porém, a bauxita é a mais fácil de encontrar e também é a que possui mais métodos para extração, tornando ela economicamente mais viável.

A extração acontece como de qualquer mineral, pode ser feita a céu aberto ou ainda pelo método subterrâneo. Lembrando que após isso há toda uma fase para conseguir extrair o produto da forma mais segura e rentável possível.

Principais aplicações

Claro que quando estamos falando tudo sobre o alumínio não podemos deixar de fora suas principais aplicações. 

Mesmo de forma imperceptível o alumínio está em quase tudo, utensílios de cozinha, lata, janelas, folhas etc. Comumente em formas de ligas, é um metal indispensável em nossas vidas. 

Encontramos o alumínio também em embalagens para alimentos, filmes, latas, o alumínio contém um filme para proteger o líquido, de modo que o mesmo não tenha contato direto com o metal. 

Tudo sobre o alumínio, saiba que ele ainda é encontrado na estrutura de veículos, construção civil, transmissão elétrica e bens de consumo.

Conclusão

Apesar de muita gente não conseguir entender, o alumínio é um dos materiais mais importante na terra. Sua utilização em várias áreas o torna um dos produtos mais requisitado do mundo, apesar de já possuir vários países com reservas de bauxita em abundância.

É claro, também é uma boa notícia saber que é possível contar com esse material por bastante tempo, já que há muitas áreas que dependem bastante dele. Se considerar tudo que ele pode fazer, até mesmo o setor de tecnologia se beneficia do material!

Espero que tenha gostado de saber tudo sobre o alumínio, confira nosso blog para outros conteúdos como este. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.