O que é massoterapia relaxante?

Basicamente a massoterapia relaxante utiliza movimentos leves, e é uma excelente alternativa para o tratamento de diversos problemas musculares. Normalmente estas dores são causadas por má postura, estresse ou por LER – Lesões de Movimentos Repetitivos. Sendo assim, ela é uma ótima maneira de promover saúde, alívio, conforto e bem estar as pessoas.

Com este tipo, a massoterapia relaxante, se faz um aumento da temperatura corporal, melhorando assim a oxigenação e o fluxo de sangue. Desta forma, é reduzida a tensão nos nervos, e as toxinas acumuladas nos músculos. Este tipo de massagem é altamente benéfica com resultados potencializados se usado em conjunto com óleos essenciais e óleos terapêuticos.

O que é a massoterapia relaxante?

A massoterapia relaxante é uma massagem terapêutica munida de uma série de técnicas que mesclam movimentos firmes com suaves aplicadas sobre o corpo. Tais movimentos estimulam a liberação de hormônios como a ocitocina que promove a melhora do estresse e diminuição na sensação de medo. Ela também libera a serotonina, melhorando o humor, diminuindo os batimentos do coração e a sensibilidade em sentir dor.

Tipos de técnicas de massoterapia relaxante

Normalmente, qualquer tipo de massagem promove o relaxamento corporal, porém, dependendo do problema da pessoa, é necessário algumas técnicas diferentes que promovem melhores resultados. Estas técnicas diferentes tem como finalidade fazer com que o corpo se recupere de traumas.

As principais encontradas no mercado são:

Reflexologia: Esta é uma das mais conhecidas, sendo ela feita nas mãos ou pés, assim, estimulando o desbloqueio das energias dos órgãos. Cada ponto das mãos ou dos pés tem um órgão como receptor, e assim, pode-se ter resultados no corpo como um todo.

Velas Quentes: Conhecida fora do Brasil como Candle Massage, ou Melted Candle, nela, é usada a cera quente, e sua aplicação é realizada com ela derretida. Normalmente entre a temperatura de 39°C direto na pele, promovendo relaxamento e redução do estresse.

Pedras Quentes: Esta é uma técnica trazida do oriente, sendo ela milenar, e é uma das mais procuradas por pessoas e pedidas aos profissionais massoterapeutas no Rio de Janeiro. O calor das pedras ocorre pela musculatura do corpo, causando o relaxamento, aliviando tensões e hiperatividade.

Bambuterapia: Esta técnica é de origem franco-europeia, e foi usada pela alta sociedade, e tem como finalidade relaxar e trazer benefícios estéticos, e assim, reduzir medidas, além de promover a drenagem linfática.

10 benefícios da massagem massoterapêutica relaxante

  • Aumento da intimidade corporal;
  • Melhora a autoestima e autoimagem;
  • Melhora a circulação corporal;
  • Elimina toxinas dos processos metabólicos;
  • Previne problemas em articulações, tendões e músculos;
  • Elasticidade dos músculos melhorada;
  • Melhora no cansaço físico e mental;
  • Liberação de hormônios do bem-estar.

Como as vantagens são muitas, é recomendado a massagem principalmente em pessoas que sofrem com ansiedade ou que tem problemas com angústia. Ela promove um efeito calmante, e promove uma resposta positiva do corpo.

A massoterapia relaxante é muito revigorante, e é um ótimo tipo de investimento de processo de saúde e estético para o seu bem-estar geral.

Massagem massoterapêutica relaxantes – Quais as contraindicações?

Nem todos os procedimentos da área médica são indicados para todas as pessoas ou situações, não é mesmo? Sendo assim, dependendo da condição do paciente, os movimentos das técnicas podem agravar lesões ou traumas pequenos.

Sendo assim, é necessário que você procure um profissional massoterapeuta com bons conhecimentos e tempo de atuação para avaliar bem seu caso e decidir se pode ou não ser feito o tratamento na sua pessoa.

Sendo assim, caso o seu caso seja duvidoso, provavelmente o profissional não irá aplicar técnicas em você, e certamente irá contraindicar. Alguns dos problemas de contraindicação são: Hemorragias, Osteoporose, Trombose, Feridas Expostas, Febre, Covid, Gripe, Resfriado e deslocamentos de nervos e ossos e doenças neurológicas médio-graves.

Como estes procedimentos feitos como terapia alternativa podem causar relaxamento, ele sim, pode fazer com que haja a melhora de distúrbios corporais, por promover justamente alternativas importantes ao corpo. Porém, para melhores resultados procure um bom profissional e faça uma avaliação e previna-se de sequelas de problemas futuros.

Procure um bom profissional massoterapeuta, porém, saiba que ela não substitui o seu atual acompanhamento médico. Sendo assim, caso você queira realmente fazer uso da massoterapia relaxante, procure continuar todo o seu tratamento atual e use-a como um complemento caso seja liberado por seu médico.