O que é e quais os benefícios do veículo elétrico

Os benefícios do veículo elétrico são incontáveis, visto que o mercado de carros elétricos tem crescido a cada dia no país. 

Porém, apesar dessa expansão, somente uma pequena porcentagem da população conhece ou tem alguma noção a respeito desses tipos de veículos.

Algumas questões sobre custos, desempenho e manutenção fazem com que o consumidor fique receoso a respeito do veículo elétrico

Sendo assim, vamos apresentar algumas informações que farão você ter mais noção a respeito do veículo elétrico, como o conceito, suas características, sua relação com o meio ambiente, e os benefícios do veículo elétrico..

O que é um veículo elétrico?

Esses veículos são acionados através de no mínimo um motor elétrico, ou seja, eles não funcionam através de combustão e sim de uma corrente elétrica.

Para que esses veículos funcionem, eles precisão de alguns componentes básicos como: motor de indução, bateria, inversor e um sistema de recuperação de energia.

Com a bateria, que é recarregável, a energia que será utilizada para o veículo funcionar é armazenada.

Já o inversor tem como principal objetivo, converter a corrente contínua em alternada, onde essa é conduzida até o motor de indução.

Nesse sistema, a energia tem um aproveitamento maior do que no sistema de motor a combustão, onde uma grande parte dessa energia é dissipada.

A energia é melhor aproveitada também porque nesse tipo de sistema, o motor tem menos atrito, dessa forma, a menor a quantidade de energia desperdiçada.

Por não utilizarem combustíveis fósseis, esse tipo de veículo é intitulado, veículo de zero emissão, ou seja, eles não são poluentes.

Além disso, esses motores elétricos emitem menos ruídos que os motores convencionais, de combustão. Mas, não só são essas as características de um veículo elétrico, ele possui várias outras diferenças dos demais veículos convencionais.

Características do veículo elétrico 

Existem outras características que fazem com que se tenha vários tipos de carros elétricos. São eles:

BEVEsse veículo é totalmente elétrico, ou seja, seu funcionamento é 100% proveniente da energia armazenadas em baterias, como por exemplo alguns carros que a Tesla desenvolveu.

Geralmente os carros que são totalmente elétricos, são mais carros, porém por não emitir gases, a sua manutenção se torna mais barata.

HEV (Hybrid Electric Vehicle)- Esse tipo de veículo é hibrido, ou seja, eles podem ser utilizados tanto com combustíveis como gasolina, como também através das baterias que guardam energia elétrica, eles tem tanto um motor a gasolina e tanque de combustível, como também um motor elétrico e bateria de armazenamento de energia.

Esses veículos são abastecidos a gasolina e sua energia vem dela, até mesmo para carregar as baterias.

Eles têm mais autonomia que os BEV por conta da utilização de combustível fóssil, porém gastam menos gasolina que os veículos de motor a combustão.

PHEV (Plug-in Hybrid) – Eles têm características parecidas com o HEV, porém ele pode ser abastecido tanto com gasolina, como também pode ter suas baterias carregadas diretamente com energia elétrica, além disso, sua manutenção é bem mais barata do que do tipo HEV.

Veículo elétrico e meio ambiente

Com o aumento de conscientização ambiental, começou a se pensar em utilizar alternativas para evitar um maior desgaste ao meio ambiente.

O veículo elétrico não emite gases poluentes, o que já é uma grande vantagem quando pensamos em preservação da natureza.

E mesmo com o uso de baterias, eles afetam bem menos o meio ambiente que os demais carros com motores a combustão.

As empresas já estão buscando trabalhar alternativas para desenvolver e fabricar baterias com um processo que utilize menos água, além de trocar compostos como o lítio por silício.

Outro fator que contribui com o meio ambiente é o fato de que as baterias de novas versões de carros elétricos, estão com a vida útil bem maior, diminuindo assim a frequência na qual elas devem ser trocadas.  

Além disso, modelos modernos tem a capacidade de carregar as suas baterias em até 80 % em menos de uma hora, o que as torna a utilização do carro mais rápida, sem precisar ficar muitas horas parado para ser carregado.

Benefícios do veículo elétrico

A cada dia os veículos elétricos vem ganhando mercado no setor automobilístico, principalmente por conta dos benefícios que esses tipos de automóveis proporcionam.

Sendo assim, vamos citar alguns dos benefícios do veículo elétrico em se investir nesses tipos de veículos.

É menos poluente

Em relação aos veículos com motor a combustão, o veículo elétrico polui cerca de 33% a menos, durante toda a sua vida útil.

Isso se dá pelo fato de que ele não produz fumaça, e essa redução de produção de gás carbônico, compensa a produção feita quando o veículo estava sendo produzido.

Menos barulhento

Os motores de carros elétricos são bem silenciosos, totalmente diferente dos motores a combustão que provocam barulhos.

Essa característica ajuda a diminuir a poluição sonora que é presente principalmente nos grandes centros.

Manutenção mais barata

Os custos de um carro 100 % elétrico são bem menores que os convencionais, isso porque nesses carros não há necessidade por exemplo de substituir correia dentada, velas de ignição ou filtros de óleo.

Além disso, os desgastes das peças são bem menores, e a manutenção leva em torno de 1,5 horas.

Na manutenção de um veículo elétrico, é feito a limpeza, balanceamento e ajuste de freios, revisão de suspenção, direção e faróis, além da revisão de bateria e dos níveis de fluídos.

Sendo assim, é possível prever que um veículo elétrico gasta cerca de 30% a menos em manutenção do que um veículo com motor a combustão.

Menor custo por km rodado

A energia elétrica usada para abastecer as baterias do veículo, é mais barata que os combustíveis fósseis, como por exemplo a gasolina, etanol e diesel. 

Essa característica faz com que essa seja uma ótima opção para quem quer economizar a longo prazo.

Melhor desempenho

Em um engarrafamento por exemplo, onde os carros andam e param com frequência, os veículos elétricos gastam energia de maneira equilibrada, diferente dos veículos convencionais.

Principalmente os híbridos, tem um melhor desempenho e maior eficiência em relação a aspectos de consumo de energia, tornando assim os veículos elétricos uma excelente opção.

Por mais que eles ainda estejam ganhando mercado, esses veículos elétricos já possuem bem mais benefícios que os convencionais!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Click Petróleo e Gás, um site especializado em notícias diárias para te manter informado sobre o que ocorre no mundo da tecnologia, mineração, energia, etc.