O que é arduino ?

Você sabe que plaquinha é essa aqui? É o famoso arduino.

No blog temos vários tutoriais que utilizam arduino para diversas soluções. No artigo de hoje, você vai entender o que é, para que serve e como funciona o arduino. Você está preparado? Então, vamos lá. Explicado pra você, o que é este tal de arduino?

O Arduino foi criado em 2005 por um grupo de cinco pesquisadores, Maximus Banzi, Jean Luca Martinho, Davi David, David e Tom Igor. O objetivo deles era elaborar um dispositivo que fosse barato, funcional e fácil de programar.

Sendo dessa forma acessível a engenheiros, desenvolvedores, empresas, estudantes e Surgiu assim um arduino, ele tem um microcontrolador, o AT MEGA, que é o cérebro da placa, e é ele que programamos para realizar os nossos projetos. Além do microcontrolador, a placa possui diversas entradas e saídas e pode ser facilmente conectada a um computador através de um cabo USB

Para programá-la, utilizamos um programa chamado IDE, e a linguagem é baseada em C, sem mais nada.
As entradas e saídas do arduino são esses pinos laterais, também chamados de portas. É através desses pinos que a placa interage com os outros componentes e o microcontrolador vai receber e enviar comandos através dessas portas de acordo com o que foi definido na sua programação.

Depois de programada, a placa Arduino pode ser usada de forma independente, sem a necessidade de um computador. O programa fica salvo na placa, e basta você fornecer energia para ele funcionar, ou seja, você programa a placa leva para onde quiser e conectem um cabo USB ou fonte chaveada.

Se o programa que está gravado nela já vai começar a rodar. Mas você deve estar se perguntando, no que eu vou usar isso? A lista de possibilidades é praticamente infinita Você pode utilizar o airbio para controlar um robô, um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar-condicionado e pode utilizá-lo como um instrumento de medição.

Tudo vai depender da sua criatividade. O ar livre também é bastante utilizado por escolas e colégios que ensinam programação e eletrônica. Existe uma quantidade enorme de sensores e módulos que podem ser utilizados em conjunto com o arduino nos seus projetos.

Existem também os chamados que são placas que você encaixa no seu arduino para expandir as funcionalidades. Além disso, o arduino em conjunto com o modo wifi pode ser utilizado em projetos Se você não sabe o que é a internet das coisas, clique no link do vídeo aqui em cima.

O Arduino possui diversos modelos, mas o mais conhecido é o arduino, mas também existe o Arduino Mega, que é esse aqui, que possui um número maior de pinos de entrada e saída. Também tem o ar do Inunano, que possui dimensões reduzidas.