Meta para vendedores: 8 dicas de como definir e nortear sua equipe de vendas a alta performance

Se você pensa em motivar melhor a sua equipe de vendas e alcançar resultados mais satisfatórios, saiba que um dos primeiros passos para que isso aconteça é a definição de meta para vendedores.

Especialmente no mundo das vendas, as metas servem para nortear estratégias e esforços da equipe comercial, deixando claro o que se espera dos vendedores.

Continue a leitura e confira ao longo deste conteúdo 8 dicas de como estabelecer boas metas para o seu time de vendas que sejam realmente eficazes:

  1. Faça uma análise sobre a realidade do mercado;
  2. Analise o histórico de vendas da empresa;
  3. Saiba quais são os pontos fortes e as fragilidades dos vendedores;
  4. Mantenha as metas de vendas alinhadas à estratégia da empresa;
  5. Convide os vendedores a participarem da definição de metas;
  6. Estabeleça metas desafiadoras;
  7. Trabalhe com prazos bem definidos;
  8. Mensure e monitore suas metas.

8 dicas de como definir meta para vendedores

O sucesso nas vendas está diretamente relacionado às metas que são estabelecidas para os vendedores.

Para te ajudar, separamos aqui 8 dicas de como definir meta para vendedores de modo a direcionar suas ações e manter o foco, o engajamento e a motivação.

1 – Faça uma análise sobre a realidade do mercado

Ao definir meta para vendedores, é importante levar em consideração a realidade do mercado em que a sua empresa está inserida.

Faça uma análise de seus principais concorrentes, identifique tendências e sazonalidades, avalie o comportamento do seu público-alvo e analise a relação oferta e demanda.

Assim, você consegue estabelecer metas mais “pé no chão” e alinhadas com o seu mercado.

Uma técnica muito usada para a análise de concorrentes e do mercado é a Matriz das Forças Competitivas de Porter, viocê pode saber mais sobre ela nesta vídeo da Siteware:

2 – Analise o histórico de vendas da empresa

Metas realistas para o time de vendas devem considerar também o desempenho histórico dos vendedores.

Sendo assim, faça o levantamento de dados sobre a performance da equipe de vendas em anos anteriores e busque identificar certos padrões.

Com base nesses dados históricos, é possível ser mais preciso ao projetar resultados e definir as metas.

3 – Saiba quais são os pontos fortes e as fragilidades dos vendedores

Ao definir as metas para os vendedores, é necessário que antes você conheça quais são os pontos fortes do seu time e também as fragilidades e limitações.

Sem esse conhecimento prévio, há grandes chances de você não conseguir extrair o verdadeiro potencial de cada um de seus vendedores.

4 – Mantenha as metas de vendas alinhadas à estratégia da empresa

É extremamente importante que as metas do seu departamento de vendas estejam devidamente alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.

Quando esse alinhamento não é observado, as metas perdem sua relevância. Portanto, faça uma revisão do planejamento estratégico da empresa e defina suas metas comerciais tendo esse documento como base.

Lembre-se que os objetivos de cada era da empresa devem convergir para o objetivo central que foi definido pela alta direção. 

Assim, fique atento a essas determinações estratégicas e certifique-se de que se sua equipe atingir as metas que você vai estabelecer, a empresa como um todo estará dando passos em direção aos objetivos estabelecidos para o negócio. 

5 – Convide os vendedores a participarem da definição de metas

Uma estratégia muito favorável à motivação e engajamento dos vendedores consiste em convidá-los a participarem do processo de definição das metas do time de vendas.

Por lidarem diretamente com os clientes e conhecerem a realidade do processo comercial em suas minúcias e sua capacidade produtiva, a contribuição dos próprios vendedores na hora de estabelecer as metas da equipe é muito bem vinda.

6 – Estabeleça metas desafiadoras

Para um melhor desempenho comercial, os vendedores precisam se sentir desafiados.

Isso significa que as metas não podem ser nem muito fáceis nem inatingíveis. Encontre um meio termo e trace metas que sejam desafiadoras, que façam os vendedores darem o melhor de si na busca pelos resultados propostos.

7 – Trabalhe com prazos bem definidos

Uma boa meta para vendedores deve contar com prazos muito bem definidos. Quando não há um tempo previamente estabelecido para que aquele resultado seja alcançado pelos vendedores, a meta perde sua relevância e corre o risco de ser deixada de lado.

Procure ser razoável ao definir o prazo de suas metas comerciais. Se ele for muito curto, a qualidade da entrega final pode ser comprometida; se ele for longo demais, a equipe tende a ficar menos comprometida com a sua realização.

8 – Mensure e monitore suas metas

Por fim, é de extrema importância que seja feito a mensuração e o acompanhamento constante das metas que você estabelecer para o seu time de vendas.

Para isso, o uso da tecnologia é fundamental. O ideal é contar com um bom sistema de CRM que mantenha todos os dados da área comercial da empresa arquivados com segurança e atualizados. Assim,  é possível gerar relatórios gerenciais e acompanhar o desempenho da equipe de forma ágil por meio de dados confiáveis.

Veja como isso funciona na prática:

Por meio de indicadores de desempenho, será possível efetuar os ajustes necessários para potencializar a performance dos vendedores.

Bom, agora que você já sabe mais sobre meta para vendedores, implemente essas 8 dicas com a sua equipe comercial e obtenha resultados mais satisfatórios nas vendas.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.