Descubra os benefícios da massoterapia

A massagem pode ser definida como a troca de energia possibilitada pelas técnicas de deslizamento, fricção e amassamento pelo corpo do paciente. Atua em todos os sistemas circulatório, linfático, nervoso e energético, ajudando a relaxar o corpo e a mente, combatendo assim o cansaço físico e mental.

 Visto que a busca pela felicidade ocupou um papel tão importante na sociedade, essa prática milenar ganhou grande popularidade e é seguida por muitas pessoas. De repente, a demanda aumenta, seus benefícios atrelados à prática e as “enfermidades” curadas se multiplicam.

 Hoje, muitas pesquisas associam a massagem a reais benefícios físicos e psicológicos. Estudos demonstraram que massagear os músculos por cerca de 10 minutos após o treino pode reduzir a dor em até 30%. Outros estudos descobriram que os níveis do hormônio do estresse cortisol caem quase 31% após uma massagem, enquanto os níveis de hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, aumentam cerca de 30%.

 Os benefícios da massagem ainda são visíveis durante uma massagem, mas seus benefícios para a saúde tornar-se-ão evidentes quando você adquirir o hábito de receber uma massagem pelo menos uma vez por semana.

Além dos benefícios que vamos lhe passar, indicamos que você faça um Cursos Online de massoterapia.

Benefícios da massoterapia

Além de fortalecer o corpo, a massoterapia pode fornecer tratamento adicional para uma série de problemas de saúde, desde que a massoterapia seja sempre combinada com os tratamentos tradicionais.

A massagem pode fornecer uma série de benefícios específicos para a área onde a massagem será aplicada. Por exemplo, uma massagem na cabeça ajudará a aliviar uma dor de cabeça, uma massagem nos pés ajudará a aliviar a dor depois de correr e caminhar.

A Massagem é uma excelente escolha para pacientes com dores crônicas, especialmente doenças que afetam as articulações. O toque e as manipulações realizadas por profissionais podem fortalecer o corpo, como a massagem esportiva.

A massagem libera hormônios capazes de reduzir o estresse diário das pessoas, melhorando o humor e aumentando a produtividade.

Podemos mostrar que a massagem pode causar algumas alterações devido à liberação de dopamina. Com o aumento da produção dessa substância, responsável por proporcionar uma sensação de euforia, são explicadas todas as sensações de relaxamento após uma massagem.

Independentemente do estado de saúde do paciente, fazer uma massagem pode ser uma ótima ideia. Bem, você definitivamente se sentirá muito melhor, então terá menos dores musculares e depressão. Você se sentirá com mais energia e com melhor humor durante o dia.

Reduz o estresse

As causas do estresse são diversas, como: trânsito, trabalho, problemas, pressão, entre outras. Existem muitas fontes de estresse, e todos nós as vivenciamos diariamente, e pode ser mais ou menos importante em um momento ou outro da vida.

A massoterapia tem um efeito relaxante que visa ajudar todo o corpo, a sua função é estimular a libertação de substâncias como a dopamina, que é o neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

Além de proporcionar uma sensação de bem-estar, a massagem também reduz a quantidade de cortisol no corpo, hormônio liberado pelas glândulas supra-renais quando estamos estressados ​​e ansiosos.

 E, por isso, a massoterapia tem uma importância tremenda na luta contra a depressão e os transtornos de ansiedade.

Melhora a qualidade do sono

Como resultado dos benefícios acima, baixos níveis de estresse também podem reduzir a ansiedade, tornando o corpo mais relaxado.

Com melhor sono noturno, podem afetar a qualidade de vida durante o dia. Pois bem, um corpo bem descansado acorda mais descansado no dia seguinte e, portanto, muito mais produtivo.

Fortalece o sistema imunológico

Isso mesmo, sua imunidade pode ser aumentada por meio de uma sessão de massagem terapêutica. Por meio dessas técnicas e do relaxamento do corpo, sua saúde se tornará mais equilibrada, reduzindo os resfriados que vêm e vão constantemente.

No entanto, tenha sempre em mente que isso por si só não garante a sua saúde, deverá ser devidamente combinado com repouso, alimentação e exercícios adequados para que a massagem terapêutica seja eficaz.

Alívio de dores crônicas

A dor crônica está presente na vida de muitos brasileiros, tornando-se um companheiro indesejável, pois em seus estágios um pouco mais severos prejudica o desenvolvimento das atividades diárias e também causa problemas emocionais.

A massagem terapêutica é muito boa para pacientes que sofrem de dores nas articulações, dores nas costas, dores de cabeça e enxaquecas.

A massagem Shiatsu é uma excelente técnica para o alívio dessas dores, pois utiliza a pressão dos dedos da massagista como ferramenta para reequilibrar a energia do corpo e assim desbloquear os pontos muito elevados de energia.

Estimula a circulação do corpo

Você sabia que a má circulação sanguínea pode causar fadiga, dores musculares, mãos e pés frios e acúmulo de líquido nas extremidades?

A função da massagem terapêutica é estimular a circulação sanguínea, melhorando assim a aparência dos nutrientes nas células e aumentando a eficiência da filtração do sangue.

A massoterapia é de grande ajuda no combate à trombose, varizes e outras doenças do aparelho circulatório.

A massagem elimina as toxinas do organismo

A massagem tem uma importância positiva para a circulação linfática, ajudando assim a eliminar todas as toxinas e resíduos metabólicos do corpo.

Com esta versão, torna a pele do paciente mais saudável, auxiliando na redução das medidas e no combate às dores musculares e cãibras.

Recupera problemas físicos

Todas as pessoas que sofrem de algum tipo de trauma, seja esse trauma em algum lugar do corpo, de um acidente, de um golpe, de uma queda, entre outros, podem ser encontrados na massoterapia, uma forma de restaurar esses tendões danificados, músculos e articulações

Massoterapia virou moda?

O Curso de Massoterapia tem despertado grande interesse há vários anos.

Corrida, meditação, pilates, yoga são práticas cada vez mais comuns entre as pessoas que estão mais atentas aos danos que o estresse e a ansiedade podem causar à saúde.

 A massoterapia tem como objetivo proporcionar uma sensação de bem-estar e aliviar o stress do dia a dia, todos os amantes da massagem encontrarão na massoterapia uma excelente alternativa para o alívio do stress.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.