Como fazer sucesso como churrasqueiro oficial de sua turma

Como fazer sucesso como churrasqueiro oficial de sua turma

Para quebrar a rotina sempre estamos buscando momentos de descontração, e estar com amigos é uma ótima alternativa não somente nos happy hours depois de um dia de trabalho, mas também aos finais de semanas com encontros, almoço, bares e o famoso churrasco que é tão querido pelos brasileiros. Nesta hora, entender bem a dinâmica do churrasco e dominar essa arte gastronômica é um diferencial e conquista admiração.

Como preparar a carne para o churrasco?

O preparo da carne é essencial para ter um resultado saboroso, o tempero mais importante nesse momento é o sal. O sal não serve só para dar sabor à carne. Na verdade é peça chave no que se trata de equilíbrio da carne de churrasco perfeita, não adianta somente jogar sal na carne e por para assar.

É preciso considerar o tamanho do corte de carne, o tempo de ação do sal, e a quantidade de sal em proporção a carne.

Saiba mais +Ferramentas de marcenaria: conheça as melhores

O sal causa a expansão das fibras na carne, dando abertura para a entrada de água e é esse processo que torna a carne além de saborosa suculenta.

Para cada 1 kg de carne são recomendadas 15g de sal, e um período de descanso, em cortes finos o descanso é de 4 horas e 24 horas para cortes mais grossos.

Molhos para o churrasco: como enriquecem o sabor e visual da carne

Outra opção que deixa o churrasco mais atrativo é o acompanhamento de molhos, que dão mais suculência e sabor a carne, construindo uma harmonização de sabores perfeita e inesquecível.

Saiba mais +Como fazer um mosaico com azulejos quebrados

Molho Vinagrete: Com uma variedade de preparo pelo mundo, o molho vinagrete é muito comum no churrasco brasileiro. Aqui, é tradicionalmente composto por: pimentões, tomates, cebola e vinagre.

A receita varia de região para região, adicionando ingredientes diferentes como: manga verde, babaçu, cenoura crua e azeitonas, entre outros. Seu sucesso vem do fato de combinar com todos os tipos de carne.

Molho Barbecue: Muito comum na América do Norte, vem conquistando o paladar dos brasileiros por ser um molho agridoce e combinar com o sabor da picanha. O molho é composto por ingredientes como: molho inglês, ketchup, cravo, páprica doce, açúcar mascavo e outros.

Saiba mais +Porque as bolsas da Louis Vuitton são tão caras?

Molho Mostarda: Tão comum quanto o vinagrete o molho de mostarda é muito querido por ter um sabor picante que valoriza muito as carnes. Seu ingrediente principal é a mostarda, pode ser misturado com alho, salsinha, cebolinha e até mesmo com o mel quando o objetivo é ter um molho agridoce.

Facas Artesanais: como personalizar e se exibir com estilo (o que é e vantagens)

O que também pode chamar atenção dos seus amigos em um churrasco de sucesso são os acessórios como: avental, garfos, bandejas, tábuas para churrasco e principalmente facas.

As facas são importantes para fazer o corte das carnes de maneira prática e precisa, pois o porcionamento na hora do preparo também é primordial. O primeiro fator a se pensar na compra de uma faca é o tipo do aço, o tipo de cabo e a durabilidade do item.

Saiba mais +Bem estar e saúde: 6 dicas importantes

Hoje em dia temos uma opção muito interessante no mercado que são as facas artesanais, sendo uma opção divertida de ter uma faca artesanal para churrasco única com a sua personalidade, as facas artesanais podem ser confeccionadas da forma que você quiser respeitando a composição de aço e madeira e são produzidas tanto por cuteleiros como empresas especializadas e podem ser compradas on-line.

Quais cuidados para limpeza e conservação

Os cuidados com sua faca acontecem conforme a função e forma de cada uma. Para ter lâminas resistentes, brilhantes, afiadas e cabos que não descolam, é preciso ter cuidados fundamentais como:

Utilizar detergentes neutros na lavagem, secar corretamente e não guardar a faca molhada, não utilizar lava louças na lavagem, limpar o cabo de madeira e dar um banho de óleo nesta parte regularmente, manter as facas sempre afiadas, não cortar alimentos que não estejam em superfície de madeira, pois outros materiais comprometem o fio.

O estudo das técnicas de cutelaria ajudam bastante na sua performance neste momento, pois utilizam técnicas e acessórios importantes para um bom churrasco.