Como fazer sucesso como churrasqueiro oficial de sua turma

Para quebrar a rotina sempre estamos buscando momentos de descontração, e estar com amigos é uma ótima alternativa não somente nos happy hours depois de um dia de trabalho, mas também aos finais de semanas com encontros, almoço, bares e o famoso churrasco que é tão querido pelos brasileiros. Nesta hora, entender bem a dinâmica do churrasco e dominar essa arte gastronômica é um diferencial e conquista admiração.

Como preparar a carne para o churrasco?

O preparo da carne é essencial para ter um resultado saboroso, o tempero mais importante nesse momento é o sal. O sal não serve só para dar sabor à carne. Na verdade é peça chave no que se trata de equilíbrio da carne de churrasco perfeita, não adianta somente jogar sal na carne e por para assar.

É preciso considerar o tamanho do corte de carne, o tempo de ação do sal, e a quantidade de sal em proporção a carne.

O sal causa a expansão das fibras na carne, dando abertura para a entrada de água e é esse processo que torna a carne além de saborosa suculenta.

Para cada 1 kg de carne são recomendadas 15g de sal, e um período de descanso, em cortes finos o descanso é de 4 horas e 24 horas para cortes mais grossos.

Molhos para o churrasco: como enriquecem o sabor e visual da carne

Outra opção que deixa o churrasco mais atrativo é o acompanhamento de molhos, que dão mais suculência e sabor a carne, construindo uma harmonização de sabores perfeita e inesquecível.

Molho Vinagrete: Com uma variedade de preparo pelo mundo, o molho vinagrete é muito comum no churrasco brasileiro. Aqui, é tradicionalmente composto por: pimentões, tomates, cebola e vinagre.

A receita varia de região para região, adicionando ingredientes diferentes como: manga verde, babaçu, cenoura crua e azeitonas, entre outros. Seu sucesso vem do fato de combinar com todos os tipos de carne.

Molho Barbecue: Muito comum na América do Norte, vem conquistando o paladar dos brasileiros por ser um molho agridoce e combinar com o sabor da picanha. O molho é composto por ingredientes como: molho inglês, ketchup, cravo, páprica doce, açúcar mascavo e outros.

Molho Mostarda: Tão comum quanto o vinagrete o molho de mostarda é muito querido por ter um sabor picante que valoriza muito as carnes. Seu ingrediente principal é a mostarda, pode ser misturado com alho, salsinha, cebolinha e até mesmo com o mel quando o objetivo é ter um molho agridoce.

Facas Artesanais: como personalizar e se exibir com estilo (o que é e vantagens)

O que também pode chamar atenção dos seus amigos em um churrasco de sucesso são os acessórios como: avental, garfos, bandejas, tábuas para churrasco e principalmente facas.

As facas são importantes para fazer o corte das carnes de maneira prática e precisa, pois o porcionamento na hora do preparo também é primordial. O primeiro fator a se pensar na compra de uma faca é o tipo do aço, o tipo de cabo e a durabilidade do item.

Hoje em dia temos uma opção muito interessante no mercado que são as facas artesanais, sendo uma opção divertida de ter uma faca artesanal para churrasco única com a sua personalidade, as facas artesanais podem ser confeccionadas da forma que você quiser respeitando a composição de aço e madeira e são produzidas tanto por cuteleiros como empresas especializadas e podem ser compradas on-line.

Quais cuidados para limpeza e conservação

Os cuidados com sua faca acontecem conforme a função e forma de cada uma. Para ter lâminas resistentes, brilhantes, afiadas e cabos que não descolam, é preciso ter cuidados fundamentais como:

Utilizar detergentes neutros na lavagem, secar corretamente e não guardar a faca molhada, não utilizar lava louças na lavagem, limpar o cabo de madeira e dar um banho de óleo nesta parte regularmente, manter as facas sempre afiadas, não cortar alimentos que não estejam em superfície de madeira, pois outros materiais comprometem o fio.

O estudo das técnicas de cutelaria ajudam bastante na sua performance neste momento, pois utilizam técnicas e acessórios importantes para um bom churrasco.