Algumas pessoas buscam consultorias jurídicas apenas quando precisam de algum procedimento judicial. Mas escolher o melhor advogado para atuar em uma causa vai muito além disso. Por meio da consultoria, é possível buscar o esclarecimento de dúvidas, fazer realizações de análises de documentos, procedimentos extrajudiciais, realizar cálculos e planejamentos.
Mas, em diversas situações, as pessoas já tiveram inúmeros motivos para contratar um advogado. Avaliando decisões judiciais em variados casos, sejam eles simples ou complexos, percebe-se a necessidade desta contratação.
Quais requisitos são importantes para escolher o melhor advogado?
– Escolha um advogado que seja especialista no assunto!
Na hora da pesquisa para escolher o melhor advogado, é importante pesquisar o profissional que seja especializado na área, que tenha conhecimento e prática no assunto. Este ponto é importante, pois nem todos os advogados estão por dentro de todos os assuntos, dificultando assim que o processo ocorra de maneira ágil.
– Dê preferência ao advogado que defenda o diálogo!
É extremamente importante que o advogado contratado seja acessível e fácil de dialogar, esclarecendo todas as questões e dúvidas, auxiliando os clientes e estimulando a serenidade.
A melhor maneira de atuar em uma causa é usando o diálogo para resolver os problemas gerados. Sendo assim, é necessário que o advogado escolhido estimule a conversa entre as partes, evitando estresse e um processo ainda mais demorado.
Ao escolher o melhor advogado, o profissional precisa ser um solucionador de conflitos e problemas nesta situação, fazendo com que a causa aconteça da forma mais rápida possível e garantindo o melhor para seus clientes. Isso faz com que a personalidade do advogado seja bastante relevante na hora da escolha!
– Opte pelo advogado especializado em mediação!
É importante que o advogado tenha conhecimento e experiência em mediação, pois mesmo quando há comum acordo entre as partes, há possibilidades de gerar algumas discussões até que tudo seja resolvido. Nessa hora o profissional precisa estabelecer uma conversa entre as partes para que seja feito um acordo, de maneira calma e sensata.
Benefícios ao escolher o melhor advogado
1) Desenvolvimento de estratégia processual!
Primeiramente, é necessário definir qual caminho deve ser seguido. Nem tudo que está escrito na lei é posto em prática através do judiciário ou pelas partes envolvidas. E é aí que está um benefício em contratar um advogado, pois o profissional tem conhecimento de todas as normas, regras e procedimentos aplicáveis ao caso, além de ter experiência em situações semelhantes para avaliar os riscos e expectativas de resultado.
A estratégia processual é extremamente importante, visto que, na segunda instância, a presença de um advogado é obrigatória.
2) Segurança Jurídica com contratos!
São grandes as situações em que contratos mal gerados resultam em grandes prejuízos. Contratos não podem ser refeitos ou assinados novamente. Por isso é de suma importância a presença de um advogado que entenda sobre para se responsabilizar.
3) Ter um advogado para chamar de seu!
Um dos benefícios em escolher o melhor advogado é ter um “resolvedor” de problemas oficial para te ajudar em momentos difíceis e de crises, trazendo mais segurança para a situação.
4) Bons resultados!
Por meio da presença de um advogado, a agilidade em um processo pode gerar grandes resultados! Além de realizar todo o serviço de maneira rápida e eficaz, o advogado irá te auxiliar a economizar, controlando seu dinheiro, pois ele será responsável por todos os trâmites dos processos e os gastos dele. Ou seja, além dos resultados processuais, verá resultados financeiros também!
Quando contratar um advogado?
Como dito, em vários âmbitos é necessário escolher o melhor advogado, desde problemas profissionais até problemas pessoais. Para especificar, todas as vezes que a diplomacia não é suficiente, e um ou ambos os lados têm visões diferentes e não conseguem resolver nenhuma das partes, é necessário contratá-lo. As situações mais comuns em que há benefícios em contratar um advogado são:
– Problemas familiares (divórcio e inventário):
Uma das situações que mais causam atrito é que muitos casais ou famílias não conseguem chegar a um acordo. O papel do advogado será realizar este acordo entre as partes e legalizar novas condições para que eles possam seguir sua vida;
– Insatisfação com produtos e serviços:
Com o Código do Consumidor (conjunto de normas e leis para que os clientes não tenham mais problemas constantes com empresas), o advogado irá ressaltar seus direitos perante a lei, visto que muitos produtos e serviços adquiridos podem gerar insatisfações;
– Reclamação trabalhista:
Mais um dos motivos que um profissional ou a própria empresa tenha que contratar um advogado. Um dos benefícios em contratar um advogado para empresa é prevenir problemas e até mesmo resolvê-los. Já o trabalhador, contratar um advogado fará com que ele pratique todos os seus direitos perante a empresa!
Como saber se estou contratando o advogado certo?
Busque o profissional pelo site do escritório onde trabalha, veja se ele traz informações da especialidade do profissional, procure o conteúdo jurídica sobre a área que você precisa, pesquise as redes sociais do advogado para disseminar seu conteúdo de interesse do público e pegue referências com antigos clientes do profissional.
Entender esses pontos é fundamental para uma boa contratação, com a certeza que desfrutará de todos os benefícios em contratar um advogado!