Como enviar um arquivo em PDF pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no mundo todo. Além de ser um app para assuntos informais, como bater um papo com seus familiares e amigos, ele também se tornou um meio importante de comunicação também na área profissional.

Com isso, o envio de documentos pelo aplicativo tornou- se mais comum. Esse recurso foi liberado ainda em 2016 e é possível o usuário enviar um arquivo em PDF pelo WhatsApp, por exemplo. 

A extensão PDF significa “PortableDocumentFormat” (formato de documento portátil). Esse formato de arquivo foi criado pela Adobe. A empresa de programas criou esta extensão justamente para facilitar a vida de todo mundo, já que basta um leitor de pdf e o arquivo pode ser aberto em qualquer lugar. 

Ao contrário do Word, em que o arquivo pode ser desconfigurado, ao ser enviado esse arquivo irá manter o layout original. Atualmente, em smartphones tanto com IOS, como Android, os PDF’s podem ser abertos. 

Confira: Como prospectar clientes imobiliários?

Como enviar um PDF pelo WhatsApp?

Se o usuário deseja enviar um arquivo em PDF pelo WhatsApp, primeiramente ele deverá abrir a conversa com o contato para qual ele deseja mandar. Depois deve seguir os passos de acordo com o tipo de smartphone. 

Como enviar um PDF pelo WhatsApp no iPhone?

Para os Iphones, com sistema IOS, é necessário depois de aberta a conversa clicar no ícone “+”, no canto inferior esquerdo da tela. Ao abrir as opções deve ser clicado em “Mais…”, depois abrirá outra tela e a primeira das opções é “Documento”. 

É necessário encontrar o documento que deseja ser enviado, clicar sobre ele e depois enviar. 

Como enviar um PDF pelo WhatsApp no Android?

Em smartphones com sistema Android, depois de aberta a conversa, basta ir até o ícone em forma de clipes. Dentre a tela de opções de tipo de arquivo estará Documento. Clique sobre ela e encontre o arquivo e envie. 

Como abrir o PDF em Smartphones?

Para abrir o documento com a extensão em PDF é necessário um programa para ler este tipo de arquivo. O mais comum tanto para computadores, como smartphones é o Adobe Reader. 

Para celulares, o programa tem um pacote completo com alguns recursos interessantes inclusos. Um deles é poder localizar texto dentro do documento, digitando uma palavra ou combinação delas na barra de busca. 

Outro ainda que pode ser bastante útil é a possibilidade de grifar trechos do texto. Assim, seja para uma apresentação de trabalho ou resumo da faculdade ou escola, por exemplo, partes importantes já podem ser destacadas. 

Confira: 10 filmes e séries para entender o compliance

Nas versões mais recentes, agora é possível preencher um formulário e até mesmo assinar o documento. Você pode desenhar no celular sua rubrica ou baixar o arquivo. 

É possível também combinar vários arquivos que estejam separados em só. Para esta função você deve ir até a opção Criar na parte superior do programa.

Caso o arquivo seja muito grande e você deseja enviar pelo WhatsApp GB 2021 em português, saiba que o Adobe Reader permite que o usuário comprima o documento e assim consiga enviar tranquilamente.  

São bastantes funções que podem ser extremamente úteis no dia a dia de envio de vários arquivos. Lembrando que para trocas de telefones ou números, é necessário aprender como funciona o backup das conversas do WhatsApp a fim de recuperar mídias anteriores.