Grandioso são os benefícios dos vidros, porém apareceu no mercado uma nova tecnologia no qual os vidros apresentam uma grande evolução, e neste artigo iremos explicar o porquê.
Imagina estar em um ambiente e ao simples toque em seu celular, seja possível mudar um ambiente como um todo.
Pois é, de forma muito simples e fácil, essa é a nova tecnologia dos vidros.
Saiba mais +Como escolher o seu bangalô sobre a água?Que tecnologia é essa?
Por mais que seja uma tecnologia inovadora no qual dará novas formas as arquiteturas, assim como as decorações dos imóveis, essa tecnologia é muito simples e fácil de explicar e entender.
Porém, vamos fugir um pouquinho das explicações que contém conceitos técnicos e vamos explicar de uma forma mais sucinta.
Vamos supor que tem um hotel na Europa com vinte andares tendo a vista para o mar ou um parque, com certeza a vista será um encanto.
Saiba mais +Temas Mesversário para meninas: Confira algumas ideias para 2022Porém, como tudo se modifica, em um ano é construído na frente desse hotel um edifício comercial de trinta andares.
Consequentemente a vista deste hotel não será tão encantadora como antes, mas, caso o hotel tenha a tecnologia dos vidros polarizados por exemplo ou de vidro inteligente, em um toque tudo mudará.
Ou melhor, em um toque, o vidro que era totalmente transparente se torna opaco dificultando quase que totalmente a visibilidade entre o hotel e o edifício comercial.
Saiba mais +Mármores e Granitos: Conheça suas caracteristicasOs benefícios dos vidros sempre foram espetaculares, e agora com essa nova tecnologia que garante a total privacidade do ambiente sem precisar de cortinas blackout por exemplo.
Com os vidros polarizantes ou qualquer outro nome que se dê, é um incrível corta luz do sol, sendo assim, o ambiente fica muito mais fresco sem a necessidade de ventiladores ou ar condicionado.
Quem inventou o vidro polarizado?
Tem várias teorias na internet e com isto, milhares de pessoas querendo levar o crédito de um acontecimento que ocorreu nos anos 90. Muitos tem o desejo de replicar a ideia dos vidros polarizados. De fato, o que se sabe até hoje é que houveram muitos estudos para desenvolver vidros que, de acordo com a inversão de polos elétricos, mudassem a sua característica. Antigamente para ter uma privacidade maior, os vidros usavam técnicas de jateamento ou pintura leitosa, porém não havia a opção de ele voltar a ser transparente novamente.
Saiba mais +Como escolher uma toalha para o meu filhoDevido ao seu custo elevado para nossa população, por mais que esteja sendo bastante usado em grandes arquiteturas no nosso país, os vidros ainda são pouco conhecidos e utilizados entre os brasileiros.
E qual a diferença?
O Vidro polarizado, vidro inteligente, vidro termo crômicos e vidro eletrocrômicos tem em sua base a mesma tecnologia e basicamente a mesma função.
Ou seja, quando está ligado a corrente elétrica, incrivelmente o vidro fica opaco sendo possível até ser transmitido uma imagem ou um vídeo.
Mas se a corrente elétrica estiver desligada, o vidro ficará totalmente transparente.
Vale informar que o visual do vidro “comum” para o polarizado é bem semelhante, o vidro polarizado tem uma espessura um pouco maior, porém quase imperceptível.
Como falamos anteriormente, os benefícios dos vidros são sensacionais!
Agora entre o vidro polarizado, vidro inteligente, vidro termocrômicos e vidro eletrocrômicos o que são? Saiba a diferença.
Os vidros polarizados, são vidros que mudam o estado de transparente para opaco (leitoso), já os vidros inteligentes podem mudar o seu estado de transparente para preto.
Os vidros termocrômicos muda de característica (do transparente para mais escuro) conforme a incidência da luz solar. Já os vidros eletrocrômicos é o vidro são vidros que dependem da corrente elétrica para mudar sua característica (caso dos vidros polarizados e vidros inteligentes).
Basicamente são formados por duas placas de vidro sobrepostas onde existe uma tecnologia avançada no meio que realiza essas modificações de aparência.
E quanto custa?
Falar de custo é muito difícil, pois estamos falando de uma tecnologia inovadora e dependerá de muitos fatores.
Sendo que irá depender da empresa contratada, como da tecnologia escolhida e logicamente, quantos metros quadrados de vidro serão utilizados. Portanto, se faz quase impossível precificar o seu custo.
O que se pode adiantar e ajudar um pouco, é que essa tecnologia seja aconselhável para ser utilizada em grandes empreendimentos como hotéis, bancos, salas de cinemas, prédios comerciais e etc.
Para finalizar, é questão de tempo para que mais fábricas decidam trabalhar e fabricar esse tipo de tecnologia, assim como novas tecnologias irão aparecer e os valores ficarão mais acessíveis.
Mas independe se é Vidro polarizado, vidro inteligente, vidro termocrômicos e vidro eletrocrômicos, indiferente do nome, conceito, a única coisa que dar pra saber, é que é o começo de uma nova era no mundo dos vidros.