7 soluções de suporte de TI para empresas

7 soluções de suporte de TI para empresas

Em tempos como os atuais, em que os processos organizacionais são, em sua grande maioria, mediados por computador, o suporte de TI para empresas é um serviço essencial para manter o bom funcionamento dos negócios. 

Isso porque o departamento de TI é responsável pela instalação e manutenção de sistemas da rede de computadores de uma empresa. Também realiza o suporte a clientes e colaboradores por meio do help desk e do service desk, dentre outras atividades.

Esses serviços de TI podem ser realizados tanto por uma equipe contratada diretamente pela sua companhia quanto por uma empresa de suporte de informática para garantir que a rede funcione sem problemas na sua organização.

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Vale destacar que essa segunda opção, de terceirizar o suporte de TI,  tem sido, cada vez mais, a escolha das empresas, conforme aponta a pesquisa “Mercado de terceirização de suporte técnico por tipo e geografia – previsão e análise 2020-2024“, da Technavio.

O estudo aponta também para um dos motivos que levaram a esse aumento: “a crescente necessidade de as empresas se concentrarem nas competências essenciais é um dos principais fatores de crescimento para o mercado de terceirização de suporte técnico”.

Além dessa razão, há uma série de outras de como o suporte de TI pode ajudar sua empresa. Por exemplo, contar com o serviço de help desk em seu negócio irá otimizar o seu atendimento aos clientes e garantirá o feedback à sua empresa sobre o nível de satisfação deles e de seus colaboradores.

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Outro benefício ao contratar uma empresa de suporte de informática é que se o seu negócio funciona sazonalmente, o suporte de TI para empresas proporciona certa flexibilidade na contratação dos serviços e equipe, aumentando ou diminuindo conforme necessário, para que você não tenha gastos maiores do que precisa.

Assim, na hora de escolher a empresa de suporte de TI, é importante saber quais serviços você deve contratar para otimizar os processos na sua organização. 

Para te ajudar nessa jornada, apresentamos abaixo algumas das soluções que você pode optar na hora de contratar o suporte de TI para empresas

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Você também pode buscar seu fornecedor de suporte de TI a partir destas listas com as melhores empresas de terceirização de suporte técnico e help desk e de terceirização de suporte técnico em TI e informática no RJ.

Quais são as soluções de suporte de TI para empresas?

Uma solução de TI é um conjunto de softwares e/ou serviços oferecidos por empresas de suporte de TI para resolver um problema ou melhorar uma situação que sua organização esteja vivenciando.

Há uma série de soluções que o suporte de informática para empresas tem para oferecer. Desde o básico, como prevenir que problemas de TI atrapalhem o bom funcionamento e o crescimento do seu negócio, até garantir a segurança da sua organização contra ameaças cibernéticas.

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Dessa forma, seja sua companhia de pequeno, médio ou grande porte, separamos algumas soluções com as quais você pode contar ao contratar um suporte de TI para empresas:

  1. Migração para a nuvem

Fornecedores de suporte de TI para empresas podem ajudar você caso pretenda migrar determinadas funções para a nuvem ou deseja ver quais novos aplicativos ou recursos de nuvem você pode aproveitar.  

Eles fazem a avaliação de seus negócios, tecnologia e requisitos para ver se a nuvem é uma boa opção para sua organização e orientam você sobre isso.

  1. Suporte e backups na nuvem

Uma vez tendo realizado essa migração, o suporte de informática para empresas presta também a manutenção do serviço de armazenamento na nuvem, permitindo a administração de usuários, habilitando novos recursos e configurando seus aplicativos de acordo com suas necessidades específicas. 

Também faz o backup na nuvem de dados imprescindíveis. Há uma série de tipos de backup na nuvem, que incluem cópias de segurança de arquivos, de servidor, de desktop e muitos outros. 

As soluções de backup em nuvem são especialmente ideais para empresas com vários locais que compartilham grandes quantidades de dados. Pois, caso os dados sejam perdidos em um local, o outro ainda mantém o acesso a todas as informações armazenados na nuvem e pode continuar a operação normal.

  1. Avaliação e prevenção de risco 

A segurança de rede serve ao propósito de prevenir o acesso não autorizado ou roubo de recursos de uma rede de computadores.

Uma empresa de suporte de informática pode avaliar a taxa de vulnerabilidade da rede do seu negócio para identificar quaisquer falhas de segurança em seu ambiente atual. Essa análise é realizada sobre a sua infraestrutura de TI e todos os dispositivos conectados.

Algumas das soluções de rede disponíveis são firewalls, software antivírus, filtragem da Web, gerenciamento de patches, VPNs integradas e check-ups regulares do seu provedor de serviços de TI. Dessa forma, o fornecedor verifica quais destas são necessárias para garantir a segurança do seu negócio. 

  1. Treinamentos de TI

Outro serviço que o fornecedor de suporte de TI também pode oferecer é montar um programa de treinamento para conscientização de segurança da sua equipe de colaboradores com o objetivo de ensiná-los a identificar e evitar tentativas de phishing, ransomware e outras ameaças cibernéticas.

Além do treinamento de segurança, o fornecedor de suporte de TI podem aplicar também uma sessão de treinamento em informática para seus funcionários. Desse modo, seus colaboradores aprendem como utilizar novos sistemas recém-atualizados. 

  1. Suporte de Help Desk 

O suporte de help desk é vital para qualquer empresa, especialmente, para aquelas que não contem com uma equipe de TI interna. 

O suporte de help desk pode variar dependendo das necessidades da sua empresa, mas é mais comumente usado como um único ponto de contato para usuários, sejam eles seus clientes ou colaboradores, que precisam de ajuda ocasional para solucionar problemas de computadores, impressoras, redes, Wi-Fi, etc.

  1. Suporte de Service Desk

Diferentemente  do help desk, que é focado nos reparos e gerenciamento de incidentes, o service desk, de forma mais ampla, atua não apenas no resolucão de problemas tecnológicos, mas também com solicitações de novos serviços e pedidos de informações como, por exemplo, no auxílio a funcionários e clientes para que eles possam realizar determinadas tarefas.

Dessa forma, enquanto o help desk atua de forma mais reativa, o service desk faz parte de um ecossistema de entrega de serviços e suporte de TI mais complexo, acompanhando os cinco estágios do ciclo de vida de um serviço: estratégia, projeto, transição, operação e aprimoramento contínuo.

  1. Gerenciamento de serviços de impressão 

Se a sua empresa utiliza impressoras no cotidiano dos negócios, é importante poder contar com os serviços de gerenciamento de impressão. 

Esse serviço oferecido pela empresa de suporte de informática cuida de todos os suas atividades de impressão e necessidades de suprimentos, que incluem:

  • coordenar as operações em todas as suas impressoras, aparelhos de fax, dispositivos de digitalização, copiadoras e outros dispositivos multifuncionais;
  • supervisionar e atender todo o hardware de impressão, antecipando sua necessidade de peças e suprimentos para que você sempre tenha o que precisa, quando precisar; 
  • monitorar o uso de cada impressora e relatar quaisquer problemas que possam surgir.

Agora que você já conhece algumas das soluções de suporte de TI para empresas, você pode avaliar quais delas são úteis ao seu negócio. Procure um fornecedor capacitado e solicite a ele um orçamento sem compromisso!

Este artigo foi escrito pela oHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.